Lista completa de Questões de Arquitetura da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As barras horizontais colocadas na lateral e no fundo junto ao vaso sanitário, para apoio e transferência das pessoas portadoras de deficiência, devem ter comprimento mínimo de 0,80 m e serem fixadas a 0,75 m de altura do piso acabado. A distância entre o eixo da bacia e a face da barra lateral ao vaso deve ser de:
0,20 m.
0,40 m.
0,30 m.
0,50 m.
0,60 m.
Os para-raios têm como função principal estabelecer meios para a descarga se dirigir, pelo menor percurso possível, para a Terra, sem passar junto às partes não condutoras e ainda dupla ação: preventiva e protetora. O cone de proteção tem como base um círculo cujo centro é a haste do para-raios e cujo diâmetro é:
o quádruplo da altura de montagem.
o dobro da altura de montagem.
o triplo da altura da montagem.
igual à altura da montagem.
a metade da altura da montagem.
O emprego de eletrodutos de PVC rígido, encontrados comercialmente em varas de 3 metros de comprimento, com uma luva numa das extremidades e roscas, requer cuidados específicos como:
utilizar, no máximo, quatro curvas de 90º. em trechos entre duas caixas.
empregar curvas de deflexão maior que 90º.
realizar cortes a 45º. em relação ao eixo para executar emendas.
garantir que a emenda tenha resistência mecânica menor que à da tubulação.
abrir nova rosca, nas emendas de modo a assegurar continuidade e regularidade da superfície interna.
Os eletrodutos flexíveis podem ser utilizados em todos os casos em que não se exige o eletroduto rígido ou quando o equipamento necessitar ser deslocado para uso. Desse modo são permitidos em:
localizações perigosas.
instalações que requerem emendas entre as caixas.
instalações embutidas.
prolongamento dos eletrodutos rígidos.
locais sujeitos a intempéries.
Fundamentados a partir dos princípios compositivos e arquitetônicos medievais, os trabalhos teóricos sobre desenho urbano do arquiteto austríaco Camilo Sitte influenciaram sobremaneira a sua época, sendo resgatados, de certa forma, no urbanismo da pósmodernidade. Uma das vertentes do pensamento urbanístico de Sitte consistia em:
seguir as lições da História, apoiando integralmente a tradição haussmanniana, de alinhamento retilíneo.
recusar as seqüências construídas organizadas de modo orgânico, assimétrico e variado, que exploram as particularidades do sítio.
organizar a composição urbana a partir da visão bidimensional, a partir de seqüências.
colocar em primeiro plano questões como o zoneamento, as infra-estruturas bem como o funcionamento da cidade.
criticar a rigidez e a falta de imaginação dos traçados repetitivos dos planos de expansão alemães que pouco se preocupavam com as questões paisagísticas, ambientais e morfológicas.
O fornecimento de água à rede de sprinklers pode ser efetuado por alimentação direta de um reservatório de acumulação elevado. No caso de riscos leves o reservatório deverá ter capacidade para atender a uma descarga de 125000 litros e no caso de riscos médios, o dobro desta descarga. Sempre que possível, procura-se dispor de duas fontes de fornecimento de água, utilizando-se a água proveniente do reservatório elevado apenas para manter as bombas escorvadas e recorrendo-se ao bombeamento de água de um reservatório inferior. Desde que haja complemento no reservatório inferior para o valor total estimado, no caso de riscos médios, a capacidade de reserva para incêndio do reservatório superior poderá ser reduzida para:
50.000 litros.
10.000 litros.
25.000 litros.
30.000 litros.
75.000 litros.
Uma das modalidades de instalação de aquecimento de água é o Sistema Central Privado que alimenta:
um só aparelho numa única unidade.
vários aparelhos de uma só unidade.
conjuntos de aparelhos de várias unidades.
uma dupla de aparelhos em cada uma das unidades.
até um par de aparelhos em várias unidades.
Considerando-se os princípios dirigidos a reduzir o ganho térmico, tendo em vista o conforto ambiental da edificação, pode-se afirmar que:
Só se deve considerar a forma da cobertura quando sua inclinação for menor que o ângulo formado entre o sol e o horizonte.
O telhado de uma edificação com 10 pavimentos terá proteção solar maior que a de uma edificação térrea, se ambas tiverem a mesma superfície de planta.
A altura elevada da fachada aumenta a perda térmica, por convecção, devido ao movimento natural do ar.
A exposição efetiva das paredes ao sol é menor à medida que aumenta a altura do edifício.
Com o sol alto, a projeção solar é inversamente proporcional à superfície horizontal coberta pelo telhado.
Em estudos referentes ao nível de vento foram identificados efeitos aerodinâmicos, diretamente relacionados à forma do edifício e ao seu entorno, que podem favorecer ou prejudicar a ventilação dos mesmos. O efeito resultante da união dos ângulos do edifício formado por fachadas em pressão e em sucção, que aumenta com a altura do edifício e se acentua no caso de conjunto de edifícios próximos entre si, denomina-se efeito:
Barreira
de Malha.
de Canto
de Pirâmide.
de Esteira.
Os principais recursos de criação e manipulação de um conjunto específico de objetos gráficos destinados a compor o acabamento do projeto são: hachuras e áreas preenchidas, marcas de revisão, imagens raster, tabelas, cotas, tolerâncias e anotações. Podemos afirmar que:
O comando raster rasteia as imagens de arquivos existentes.
O comando wipeout desenha marca de revisão representada por linha poligonal fechada.
O comando hatch exibe uma caixa de diálogo que permite preencher áreas com hachuras, graduação de cor e cor uniforme.
O comando revcloud limpa uma área do desenho, cobrindo-a com uma superfície em forma de nuvem.
O comando distance cria cotas do tipo horizontal, vertical ou inclinado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...