Lista completa de Questões de Arquitetura da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O aparecimento de fissuras nas edificações nem sempre é um indicativo de que a estrutura esteja na iminência de colapso.
Com base nessa informação e considerando a figura apresentada, assinale a alternativa que indica o provável motivo da aparição das fissuras na alvenaria.
No cronograma físico-financeiro, as despesas com a execução dos serviços são detalhadas semanal ou mensalmente, dependendo do tipo de construção.
De acordo com o cronograma físico-financeiro apresentando, os valores de X1, X2 e X3 são, respectivamente, iguais a
Considere um terreno, numa cidade hipotética, com destinação de uso misto, podendo ser edificado para atividades de prestação de serviços, comércio e habitação. Suas dimensões são de 25,00 m de frente por 40,00 m de fundo, bem como com o seguinte gabarito:
a) afastamento frontal, laterais e de fundo de 2,50 m;
b) cota de coroamento de 13,50 m;
c) taxa de ocupação máxima de 70%; e
d) taxa de construção de 250%.
A área máxima de construção para esse terreno é igual a
700 m².
1.000 m².
1.400 m².
1.750 m².
2.500 m².
Suponha um prédio residencial de 6 pavimentos, com 4 apartamentos por pavimento de 3 quartos cada um e, no térreo, o apartamento do zelador para 4 pessoas. Considere 200 litros de água per capita o consumo diário, uma reserva de incêndio de 20% do consumo diário e o armazenamento para 2 dias de consumo. Conforme sugerido por Hélio Creder(*), a capacidade dos reservatórios inferior e superior, respectivamente, deverá ser de, aproximadamente
(*) Creder, Hélio. Instalações Hidráulicas. Editora: LTC. Rio de Janeiro: 1986.
10.000 litros e 38.500 litros.
57.000 litros e 14.000 litros.
43.000 litros e 29.000 litros.
29.000 litros e 19.000 litros.
29.000 litros e 43.000 litros.
Instalação predial de água fria corresponde ao conjunto de canalizações, equipamentos e dispositivos empregados no abastecimento e distribuição de água em edificações. Um projeto adequado de instalação contribui para a redução do consumo de água e energia a valores necessários, suficientes para o bom funcionamento da instalação e satisfação das exigências dos usuários. Em termos de distribuição de água em uma edificação, assinale a alternativa correta.
O sistema de abastecimento hidropneumático, destinado a alimentar a rede de distribuição mediante pressão pneumática, dispensa o uso do reservatório superior. Porém, o alto custo desta instalação o torna recomendável para casos especiais, tais como aliviar a carga estrutural ou liberar espaço na cobertura.
Alimentador predial corresponde a um conjunto de tubulações constituído de barriletes, colunas de distribuição, ramais e sub-ramais, ou de alguns destes elementos, destinados a levar água aos pontos de utilização.
Coluna de distribuição corresponde à tubulação vertical derivada do barrilete ou colar e destinada a alimentar os sub-ramais.
O diâmetro mínimo dos sub-ramais recomendados para lavatório, bidê e bacia sanitária com válvula de descarga deve ser de 20mm (ou 3/4 ).
Quebrador de vácuo é o dispositivo adaptado a uma peça de utilização para manter constante sua vazão.
Acerca das exigências técnicas mínimas quanto a higiene, segurança, economia e conforto a que devem obedecer as instalações prediais de esgotos sanitários, assinale a alternativa correta.
As pias de cozinha ou máquinas de lavar louça, instaladas em vários pavimentos sobrepostos, devem descarregar em tubos de queda exclusivos que conduzam o esgoto para caixas de gordura individuais em cada unidade autônoma.
A tubulação de recalque deve ser ligada à rede de esgoto (coletor ou caixa de inspeção) de tal forma que possibilite o refluxo do esgoto sanitário à caixa coletora.
Deve ser previsto um tubo ventilador suplementar a cada grupo de, no máximo, 12 bacias sanitárias, contadas a partir da mais próxima ao tubo de queda.
As caixas de inspeção de esgotos sanitários podem ser usadas para receber efluentes fecais.
Ramal de esgoto é a tubulação que recebe diretamente os efluentes dos aparelhos sanitários.
A adaptação da arquitetura ao clima é elemento essencial para a obtenção do conforto térmico dos usuários, a salubridade dos ambientes e para a redução do consumo de energia, bem como das patologias provocadas por movimentações térmicas dos materiais. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A ventilação natural dos edifícios ocorre por meio de dois mecanismos: ventilação por ação dos ventos, que promove a movimentação do ar no ambiente; e a ventilação por efeito chaminé, resultante da diferença de densidade do ar interno e externo ao ambiente.
Obtém-se maior eficiência no controle da radiação incidente numa edificação com a instalação de quebrasóis horizontais do lado externo às janelas orientadas para oeste.
Na região subtropical, uma edificação com aberturas zenitais tipo shed, com orientação norte, proporcionará iluminação unilateral difusa e o mínimo de radiação solar incidente.
As telhas de metal, cimento-amianto e barro, largamente utilizadas nas coberturas das edificações brasileiras, oferecem grande proteção à passagem de calor para o interior das construções, devido à baixa condutibilidade térmica desses materiais.
Nos climas quentes e úmidos, a câmara de ar na cobertura não deverá ser ventilada, proporcionado, assim, uma redução aproximada de 80% da quantidade de calor transmitida pela cobertura. Nos climas compostos com estação fria é conveniente que a câmara de ar seja ventilada no inverno.
Quanto ao parcelamento do solo urbano, assinale a alternativa correta.
Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação dos existentes.
O memorial descritivo da proposta de loteamento deve, obrigatoriamente, conter a descrição sucinta do loteamento, com as suas características e a fixação da zona ou zonas de uso predominante; as condições urbanísticas do loteamento e as limitações que incidem sobre os lotes e suas construções; a indicação das áreas públicas que passarão ao domínio do município ou Distrito Federal e a enumeração dos equipamentos urbanos, comunitários e dos serviços públicos ou de utilidade pública, existentes no loteamento e adjacências.
Nos loteamentos, ao longo das águas correntes e dormentes; bem como das faixas de domínio público das rodovias e ferrovias, será obrigatória a reserva de uma faixa non aedificandi de, no mínimo, 10 metros de cada lado.
O prazo de execução de um projeto de loteamento, devidamente aprovado pelas autoridades competentes, é considerado imprescritível, desde que as obras de urbanização tenham sido iniciadas.
A lei municipal ou distrital definirá os prazos para que um projeto de parcelamento apresentado seja aprovado ou rejeitado e para que as obras executadas sejam aceitas ou recusadas. Caso a legislação for omissa, os prazos serão de 120 dias para a aprovação ou rejeição e de 90 dias para a aceitação ou recusa fundamentadas das obras de urbanização.
Cada vez mais, torna-se indispensável analisar os aspectos econômicos das decisões arquitetônicas e sua influência no custo de seu produto, o edifício. Tendo em vista a economia de custos da construção, assinale a alternativa correta.
Como os planos verticais e horizontais que evolvem o edifício, normalmente, apresentam maior custo de construção, de manutenção e de uso, é conveniente que o partido arquitetônico obtenha o volume necessário a edificação com a máxima superfície exposta ao exterior.
Análises orçamentárias da construção estimam que os planos horizontais representam aproximadamente 25% do custo total do edifício, os verticais 30%, as instalações 40% e o canteiro de obras 5%.
Os custos de construção das áreas internas de circulação de um edifício são diretamente proporcionais ao seu grau de compacidade.
Para uma edificação térrea de área determinada, a forma mais econômica de planta em função da compacidade do projeto de arquitetura é a de um hexágono.
Para uma mesma área de construção e mesmo número de pavimentos, os edifícios pavilhonares (comerciais ou residenciais) têm custo de fachada maior que os edifícios de planta quadrada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...