Lista completa de Questões de Arquitetura da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O setor de manutenção de uma empresa propôs-se a implantar uma sistemática de acompanhamento e controle de custos nas obras sob sua responsabilidade. Isso significa que, entre outras coisas,
os custos finais das obras deverão ser comparados com os orçamentos estimados, dentro de um plano de contas elaborado a partir deste último
serão apropriadas as quantidades e custos reais de materiais e de mão-de-obra, para fins de análise de consumo, perdas e custos dos materiais e análise de índices de produtividade e custo da mão-de-obra.
será adotado um plano de contas existente no mercado, suficientemente detalhado, cuja utilização passará a ser obrigatória em todas as obras contratadas pela empresa.
o cumprimento dos prazos previstos no cronograma de obras será monitorado, de forma a se apropriarem os custos financeiros da obra.
as obras contratadas pela empresa passarão a obedecer a uma tabela de preços unitários fixos e reajustáveis.
Em etapas de estudo de viabilidade técnica de uma obra ou de concepção de seu projeto, pode-se produzir um orçamento da construção, por estimativas, a partir dos seguintes indicadores:
área total de construção e custo unitário do metro quadrado de construção.
área equivalente de construção e custo unitário do metro quadrado de construção.
quantitativos por item e serviço de construção e custos unitários apurados por média histórica atualizada.
área total de construção e custo unitário do metro quadrado de construção ou, alternativamente, quantitativos por item e serviço de construção e custos unitários apurados por média histórica atualizada.
área equivalente de construção e custo unitário do metro quadrado de construção ou, alternativamente, quantitativos por item e serviço de construção e custos unitários apurados por média histórica atualizada.
Considerando-se as noções de planejamento técnico e de planejamento gerencial de um projeto, pode-se afirmar que
o planejamento técnico trata do relacionamento com as equipes técnicas e o planejamento gerencial, do relacionamento com as equipes administrativas, sendo os dois enfoques interligados e complementares.
o primeiro trata de aspectos técnicos do projeto e o segundo cuida dos recursos, prazos e composição de equipes.
são duas formas de enfocar o mesmo problema, o planejamento do projeto, sendo o primeiro um enfoque tradicional, que exclui as pessoas, e o segundo um enfoque inovador, que enfatiza o relacionamento interpessoal, tendendo a substituir o primeiro nas organizações.
são duas formas complementares de enfocar o problema do planejamento do projeto, sendo o primeiro um enfoque centrado mais estritamente no instrumental de planejamento e o segundo um enfoque centrado no instrumental de controle do projeto.
o primeiro trata do conhecimento da situação, da definição dos objetivos, estratégias, atividades, recursos e prazos, enquanto o segundo trata de planejar o lado da coordenação do projeto – "como fazer" e "quem fará".
O conceito de edifício inteligente deve ser aplicado
Uma grande empresa anunciou sua intenção de adaptar sua sede, um edifício já existente, aos novos conceitos de edifícios de alta tecnologia e de edifícios inteligentes. Vários fornecedores apresentaram propostas de implantação de cada um dos sistemas de controle de elevadores, segurança, iluminação, condicionamento ambiental e otimização energética. Entre os critérios e recomendações aplicáveis ao caso, é correto
decidir entre diferentes propostas para cada um desses sistemas, considerando o maior grau possível de eficiência e inovação tecnológica, de forma a impedir a rápida obsolescência daquele sistema.
levar em conta o que ocorre na área de automação industrial, dando preferência à aquisição das redes de comunicação de dados do sistema de automação predial junto a um único fornecedor, de forma a assegurar a plena compatibilidade entre as partes do sistema. Se possível, adquirir todo o sistema de controle de um só fornecedor.
estabelecer como critérios de aquisição a compatibilidade entre si dos sistemas de controle das diferentes instalações.
dar preferência a fornecedores que produzam sensores e atuadores digitais, e não analógicos, como forma de facilitar a integração entre diferentes sistemas e instalações.
Sua empresa contratou um projeto de arquitetura junto a um escritório terceirizado e deseja que esse projeto possa ser desenvolvido por outros escritórios em diferentes modalidades – estrutura, instalações, etc., sem que se saiba de antemão qual o programa utilizado por esses escritórios. Para tanto, os arquivos magnéticos contendo os desenhos do projeto devem ser apresentados em formato o mais genérico possível, correspondente à extensão
Em um lay-out de escritório elaborado em Auto CAD, a quantificação de mobiliário necessário pode ser facilitada, utilizando-se recursos do próprio programa para gerar listagens de quantitativos, pelo emprego de
caixas de texto codificadas.
filtros de contorno em polyline.
blocos com atributos.
Em uma reforma de edifício, a representação de elementos lineares das instalações e de suas interferências com as estruturas de cada andar está provocando uma multiplicação do número de pranchas de projeto e a necessidade de seccionamento dos desenhos para adequação aos formatos padronizados pela ABNT. O escritório responsável pelo desenvolvimento do projeto solicitou à fiscalização, que fosse autorizado o uso de formatos alongados. O procedimento adequado por parte da fiscalização, considerando as recomendações de Montenegro quanto ao tema, deve ser:
rejeitar o pedido, pois o uso desses formatos não atende às normas técnicas oficiais, determinando que todas as informações sejam acomodadas no formato A0.
rejeitar o pedido, pois o uso desses formatos não atende às normas técnicas oficiais, determinando que todas as informações sejam acomodadas no formato 2A0.
rejeitar o pedido, pois o uso desses formatos não atende às normas técnicas oficiais, determinando que sejam utilizados múltiplos do formato A0, com fator de aumento 1 ¼, 1 ½, etc.
determinar que o alongamento utilizado seja o estritamente necessário para a acomodação das informações de cada prancha de projeto, de forma a não gerar desperdício com cópias e plotagem de desenhos.
determinar que o alongamento utilizado seja definido pela repetição de formas iguais ou do tamanho imediatamente menor, padronizando-se, se possível, apenas um formato alongado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...