Questões de Arquitetura da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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No planejamento e controle de custos de uma obra, a chamada Curva ABC é utilizada para

  • A. identificar os itens de maior impacto sobre os custos da obra, seja devido à quantidade utilizada, seja ao seu custo unitário.
  • B. programar e controlar o andamento da obra a partir da previsão e controle dos consumos acumulados de mão de obra, que são representados pela curva.
  • C. analisar a relação benefício-custo, identificando os aspectos de maior custo social (externalidades negativas) da obra.
  • D. programar e controlar o andamento da obra a partir da previsão e controle dos desembolsos acumulados, que são representados pela curva.
  • E. analisar (analysing), orçar (budgeting) e controlar (controlling) os aspectos de maior custo ambiental negativo da obra.

São parte do BDI – Benefícios e Despesas Indiretas

  • A. o custo de mobilização e desmobilização do canteiro e a administração local da obra.
  • B. os custos trabalhistas que não são pagos diretamente ao trabalhador – como as contribuições previdenciária e ao Sistema ‘S’.
  • C. a administração local da obra e os seguros de responsabilidade civil e contra terceiros.
  • D. o lucro da empresa contratada e as despesas com seu escritório central.
  • E. as despesas com o escritório central da empresa contratada e o custo de mobilização e desmobilização do canteiro.

Considerando-se os Índices de Desenvolvimento Humano (IDHM) dos municípios metropolitanos paulistas, é correto afirmar que

  • A. o IDHM é composto pelas variáveis renda, natalidade, expectativa de vida e educação, e nas regiões metropolitanas paulistas a renda tem o maior impacto sobre o crescimento do índice entre 2000 e 2010.
  • B. o Município de São Paulo apresenta o maior IDHM entre os municípios da Região Metropolitana de São Paulo, ainda que esteja abaixo do limiar do desenvolvimento muito alto.
  • C. os municípios centrais das regiões metropolitanas paulistas apresentam IDHM acima da média estadual, porém abaixo do limiar do desenvolvimento muito alto.
  • D. dentre as regiões metropolitanas paulistas, a de São Paulo é a única que apresenta ainda, em sua periferia, municípios com IDHM baixo ou muito baixo.
  • E. observa-se, nos sucessivos levantamentos, uma tendência à redução da desigualdade do IDHM entre os municípios que compõem as regiões metropolitanas paulistas.

Na formulação da estratégia descrita no PITU 2025, conforme consta de seu sumário executivo, afirma-se que

  • A. uma política setorial de transportes corretamente concebida e implementada será capaz, por si só, de reequilibrar a metrópole paulistana, ao criar as condições para relocação de usos.
  • B. são previstas ações de aumento da oferta, destacando- -se, porém, a limitação da capacidade estatal de implementar uma única linha de Metrô, recorrendo-se, portanto, às parcerias público-privadas e às concessões de linhas.
  • C. as políticas de gestão da demanda implementadas no passado são objeto de forte crítica, buscando-se trabalhar, principalmente, com o aumento consistente da oferta, de modo a orientar as expectativas do mercado e da sociedade.
  • D. o aumento da oferta deve ser acompanhado de políticas de gestão da demanda, sendo mencionado o uso de instrumentos do Estatuto da Cidade, na perspectiva de uma reforma urbana.
  • E. a presença de um grande contingente de moradores nas periferias extremas da Região Metropolitana é vista como fator de fortalecimento do sistema de transportes, na medida em que garante uma grande demanda pelo serviço.

Como medidas não estruturais de gestão dos usos e da ocupação do solo das sub-bacias tributárias, o Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

  • A. determina uma meta de canalização de córregos em áreas urbanas de modo a universalizar essa solução no prazo de 25 anos.
  • B. disciplina as canalizações de córregos e os dispositivos de detenção de vazões, dentro do conceito de vazões de restrição, por meio do Código Metropolitano de Macrodrenagem.
  • C. atribui às prefeituras a responsabilidade de nunca piorar as condições de funcionamento dos sistemas de drenagem localizados a jusante e preservar o que resta das condições naturais das sub-bacias.
  • D. estabelece em legislação estadual medidas restritivas a desmatamentos e obrigatoriedade da construção de reservatórios de retenção, para reduzir picos de descarga e retardar a chegada dessas vazões aos cursos d´água receptores.
  • E. estabelece, mediante lei estadual, um congelamento da ocupação urbana das várzeas ainda restantes, localizadas a montante da barragem da Penha.

Para fins do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro, o litoral do estado de São Paulo é dividido nos setores

  • A. Litoral Norte, Baixada Santista e Complexo Estuarino- -Lagunar de lguape-Cananeia.
  • B. Litoral Norte, Baixada Santista, Jureia e Complexo Estuarino- Lagunar de lguape-Cananeia.
  • C. Litoral Norte, Baixada Santista, Complexo Estuarino- -Lagunar de lguape-Cananeia e Vale do Ribeira.
  • D. Litoral Norte, Baixada Santista, Jureia, Complexo Estuarino- Lagunar de lguape-Cananeia e Unidades de Conservação Oceânicas.
  • E. Litoral Norte, Baixada Santista, Complexo Estuarino- -Lagunar de lguape-Cananeia, Vale do Ribeira e Unidades de Conservação Oceânicas.

Segundo a análise efetuada pela Diretoria de Geociências do IBGE, a acurácia planimétrica e a altimétrica das ortofotos produzidas pela Emplasa e disponibilizadas pelo Sistema Mapeia São Paulo é compatível com a escala

  • A. 1:1 000.
  • B. 1:2 000.
  • C. 1:5 000.
  • D. 1:10 000.
  • E. 1:25 000.

Com relação ao Sistema Mapeia São Paulo, é correto afirmar que

  • A. o acesso ao sistema é franqueado apenas a órgãos públicos estaduais e municipais da administração direta.
  • B. o acesso é livre, mediante compromisso de não utilização para fins comerciais e compartilhamento dos produtos elaborados a partir dele.
  • C. é possível carregar (upload) informações no formato Keyhole Markup Language (KML), e sobrepô-las à imagem da ortofoto.
  • D. os limites administrativos têm sua precisão e atualidade garantidas pelo Instituto Geográfico e Cartográfico, podendo ser utilizados em processos administrativos ou judiciais.
  • E. as informações da ortofoto são vetoriais e passíveis, portanto de separação em shapes definidos pelo usuário.

Com relação ao Projeto Unidades de Informação Territorial (UIT), da Emplasa, é correto afirmar que

  • A. uma UIT apresenta área maior do que o distrito e do que os setores censitários.
  • B. uma UIT apresenta área menor do que o distrito e do que os setores censitários.
  • C. se fixou dezembro de 2014 como prazo para que os limites das UITs sejam compatibilizados com as áreas de ponderação da pesquisa origem-destino.
  • D. se fixou dezembro de 2014 como prazo para que os limites das UITs sejam compatibilizados com limites oficiais – entre municípios, entre distritos e entre setores do Censo 2010.
  • E. as UITs são recortes territoriais em nível intraurbano, definidos a partir de informações sobre uso do solo, setores censitários, zonas origem-destino, informações ambientais e outras.

Considerem-se duas situações hipotéticas, sem localização definida e sem considerar eventual legislação incidente: uma fábrica que emite poluentes atmosféricos causando degradação ambiental em sua vizinhança e a várzea de um rio, que absorve suas cheias e evita inundações em uma área urbana a jusante. Aplicam-se a essas situações, respectivamente, os conceitos econômicos de

  • A. externalidades negativas e serviços ambientais.
  • B. serviços ambientais e economias de aglomeração.
  • C. externalidades negativas e economias de aglomeração.
  • D. externalidades positivas e serviços ambientais.
  • E. deseconomias de escala e externalidades negativas.
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