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Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A Lei n.º 8.159/1991 definiu arquivo como o "conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos". Em relação a esse conceito, julgue os itens seguintes.
Manuscritos colecionados por uma instituição podem ser considerados arquivos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos arquivos correntes, intermediários e da avaliação de documentos, julgue os itens a seguir.
É conhecido como prazo de prescrição o intervalo de tempo durante o qual o poder público, a empresa ou qualquer interessado guardam o documento por precaução, antes de eliminá-lo ou encaminhá-lo para guarda definitiva no arquivo permanente.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Um arquivo bem cuidado exige atenção constante em relação à luz do dia (que deve ser abolida na área de armazenamento), à temperatura (que não deve sofrer oscilações graves), à poeira e aos gases (que contribuem para o envelhecimento do papel). Para evitar esses danos aos documentos, utilizam-se operações específicas da
laminação
conservação
umidificação
flexibilização
desinfestação
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da preservação de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.
A deterioração natural dos suportes dos documentos, ao longo do tempo, ocorre por reações químicas, que são aceleradas por flutuações e extremos de temperatura e de umidade relativa do ar e pela exposição aos poluentes atmosféricos e às radiações luminosas, especialmente dos raios ultravioleta.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto ao levantamento de tipologias documentais, métodos de ordenação, acondicionamento e armazenamento, julgue os itens de 31 a 40.
O tipo, o código de classificação, a entidade produtora acumuladora, as atividades e o destinatário são itens que devem ser considerados na análise tipológica.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A Lei n.º 8.159/1991 definiu arquivo como o "conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos". Em relação a esse conceito, julgue os itens seguintes.
Os documentos podem servir como objeto de prova de transações realizadas.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos arquivos correntes, intermediários e da avaliação de documentos, julgue os itens a seguir.
No que se refere ao documento, valor mediato corresponde a valor primário ou administrativo.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da preservação de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.
O material empregado na produção de caixas e invólucros deve ser de plástico e corresponder às expectativas de preservação dos documentos.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto ao levantamento de tipologias documentais, métodos de ordenação, acondicionamento e armazenamento, julgue os itens de 31 a 40.
Relatório de atividades, prestação de contas, cartão de visita, cédula de identidade são exemplos de tipos documentais.
Uma das etapas mais importantes no arquivamento de documentos é a escolha do método a ser utilizado. Dentre os métodos existentes para o arquivamento de documentos está o Geográfico. Este método deve ser utilizado quando:
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