Questões de Arquivologia

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Os métodos de arquivamento são divididos em métodos básicos e métodos padronizados. É considerado um método básico de arquivamento:

    A) Alfanumérico.

    B) Variadex.

    C) Mnemônico.

    D) Automático.

    E) Enciclopédico.

As guias divisórias dos arquivos têm a finalidade de facilitar a busca de documentos e seu posterior arquivamento. Quanto à sua função, a subdivisão da guia secundária denomina-se guia

    A) subsidiária.

    B) especial.

    C) primária.

    D) conjunta.

    E) suporte.

Considere os nomes hipotéticos de pessoas físicas apresentados abaixo.



A aplicação correta à regra de alfabetação para arquivamento está expressa em:

    A)

    B)

    C)

    D)


    E)

Com base na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O Presidente da República pode elaborar documentos em todos os graus de sigilo, desde o grau reservado até o ultrassecreto. ( ) O prazo máximo para restrição de acesso à informação secreta é de 15 (quinze) anos. ( ) A competência para atribuir classificação de grau ultrassecreto e secreto não pode ser delegada para autoridade responsável a agente público, mesmo que seja em missão no exterior.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – V – F.

    B) V – F – F.

    C) F – F – V.

    D) V – V – V.

    E) V – V – F.

Em relação à microfilmagem, com base no Decreto nº 1.799/1996, analise as assertivas abaixo:
I. Entende-se por microfilme o resultado do processo de reprodução em filme, de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução. II. Na microfilmagem deverá ser utilizado qualquer grau de redução da imagem, mesmo que haja perda de legibilidade e qualidade da reprodução. III. Os microfilmes originais e os filmes cópias resultantes de microfilmagem de documentos sujeitos à fiscalização, ou necessários à prestação de contas, poderão ser mantidos, à critério da administração, pelos prazos de prescrição a que estariam sujeitos os seus respectivos originais.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Com base nas recomendações do Arquivo Nacional para a conservação de documentos de arquivos, relacione o tipo de suporte documental, na Coluna 1, às suas respectivas temperatura e umidade apropriados para a conservação, na Coluna 2.
Coluna 1 1. Papel. 2. Fotografia em preto e branco. 3. Fotografia colorida. 4. CD e DVD.
Coluna 2 ( ) 18ºC de temperatura (variando +/- 1ºC) e 40% de umidade (variando +/- 5%). ( ) 20ºC de temperatura (variando +/-1ºC) e 45% de umidade (variando +/- 5%). ( ) 12ºC de temperatura (variando +/- 1ºC) e 35% de umidade (variando +/- 5%). ( ) 5ºC de temperatura (variando +/- 1ºC) e 35% de umidade (variando +/- 5%).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) 1 – 2 – 3 – 4.

    B) 4 – 1 – 3 – 2.

    C) 1 – 3 – 4 – 2.

    D) 4 – 3 – 2 – 1.

    E) 4 – 1 – 2 – 3.

Em relação à preservação digital, assinale a alternativa correta.

    A) A preservação de documentos arquivísticos tem por objetivo fomentar a digitalização de documentos públicos para garantir acesso facilitado.

    B) Todos os sistemas de informação que realizem o backup diário de suas informações, por meio de espelhamento de HDs, estão garantindo a autenticidade das informações registradas.

    C) O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) compreende que para a preservação digital nas instituições públicas é necessário que haja um conjunto de ações a serem implementadas, tais como a elaboração de estratégias e políticas, estabelecimento de normas e promoção de conhecimento.

    D) Segundo o CONARQ, autenticidade corresponde à qualidade de um documento ser exatamente aquele que foi produzido, mesmo que tenha sofrido alterações ao longo do seu ciclo de vida.

    E) A autenticidade, segundo o CONARQ, é composta por identidade e forma documental.

Assinale a alternativa em que todas as características citadas são exemplos de documentos arquivísticos.

    A) São resultantes de atividades de pesquisa, individual e coletiva (organicidade); não necessariamente se relacionam com outros documentos (inter-relacionamento); e são únicos (unicidade).

    B) São inerentemente verdadeiros, pois são fiéis aos fatos e às ações que manifestam (imparcialidade); são criados, mantidos e conservados sob custódia, de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados (autenticidade); relacionam-se com outros documentos (inter-relacionamento); e são únicos (unicidade).

    C) São legais (legalidade); são inerentemente verdadeiros, pois são fiéis aos fatos e às ações que manifestam (imparcialidade); têm um cunho moral (moralidade); e têm que expressar eficiência em suas funcionalidades (eficiência).

    D) Não podem ser divisíveis (indivisibilidade); têm que manter as suas bases sólidas, sem possibilidade de mudanças (integridade); são frutos de uma atividade legal (legalidade); e têm que expressar eficiência em suas funcionalidades (eficiência).

    E) São resultantes de uma atividade específica (organicidade); devem ser mantidos em sua ordem original (originalidade); não podem ser misturados com documentos de outros fundos (princípio de respeito aos fundos ou proveniência); e relacionam-se com outros documentos (inter-relacionamento).

Segundo Duranti (2015) a diplomática define forma documental como o conjunto de regras de representação utilizadas para enviar uma mensagem, possuindo elementos externos e internos. Com base nessa definição, assinale a alternativa em que todos os exemplos citados são elementos externos ou extrínsecos da forma documental.

    A) Suporte, texto, linguagem, sinais especiais, selos e anotações.

    B) Texto, sinais especiais, protocolo e invocação.

    C) Protocolo, texto e escatocolo.

    D) Suporte, linguagem, imparcialidade, unicidade e protocolo.

    E) Linguagem, escatocolo, protocolo e texto.

Em relação à avaliação documental, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É uma das funções arquivísticas que contribui para a identificação do valor do documento para a instituição. ( ) É nessa função que é gerada a Tabela de Classificação, instrumento de gestão de arquivos de uma instituição. ( ) A ausência dessa função em uma determinada instituição é fundamental para realizar uma destinação coerente de documentos de arquivo (eliminação ou guarda permanente), sem acarretar em riscos para a preservação e o resgate da memória institucional.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – V – F.

    B) V – V – F.

    C) V – F – F.

    D) F – F – V.

    E) V – V – V.

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