Questões de Arquivologia do ano 2004

Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os arquivos de uma instituição devem ser tratados adequadamente para que as informações neles contidas possam ser recuperadas. Com relação a arquivos, julgue os seguintes itens.

Ao se decidir pela criação de um dossiê, deve-se levar em conta o fato de os documentos tratarem do mesmo assunto ou de uma mesma pessoa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos procedimentos que devem ser adotados em relação ao acesso aos documentos de arquivo e à sua preservação, julgue os itens a seguir.

Para se garantir que os documentos não vão se perder e serão preservados, cada funcionário deve ter seu próprio arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos procedimentos que devem ser adotados em relação ao acesso aos documentos de arquivo e à sua preservação, julgue os itens a seguir.

São considerados arquivos correntes da instituição os documentos que têm pouca utilidade para a tomada de decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos preceitos teóricos aplicados aos acervos arquivísticos, julgue os itens a seguir.

A classificação dos documentos, feita com base no plano de classificação da instituição, deve ocorrer no momento da produção documental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos preceitos teóricos aplicados aos acervos arquivísticos, julgue os itens a seguir.

A classificação adotada nos acervos arquivísticos prioriza a composição de dossiês tipológicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos preceitos teóricos aplicados aos acervos arquivísticos, julgue os itens a seguir.

É cabível o descarte de documentos arquivísticos no âmbito de qualquer instituição pública, desde que cumpridos os prazos de guarda estabelecidos na respectiva tabela de temporalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os conceitos e os princípios arquivísticos, reconhecidos internacionalmente, vêm sendo formulados há mais de dois séculos. A história das idéias arquivísticas foi marcada pela busca de soluções dos problemas relativos à organização e descrição de documentos e pelo fato de refletir, em grande medida, a época e o lugar dos autores e os tipos de documentos trabalhados. Julgue os itens a seguir, referentes a conceitos e princípios arquivísticos.

Os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não devendo ser misturados aos de outra origem. Esse procedimento tipifica o princípio de respeito à ordem original.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os conceitos e os princípios arquivísticos, reconhecidos internacionalmente, vêm sendo formulados há mais de dois séculos. A história das idéias arquivísticas foi marcada pela busca de soluções dos problemas relativos à organização e descrição de documentos e pelo fato de refletir, em grande medida, a época e o lugar dos autores e os tipos de documentos trabalhados. Julgue os itens a seguir, referentes a conceitos e princípios arquivísticos.

A teoria das três idades tem sido usada para definir os elementos da avaliação documental, enquanto os princípios da proveniência e da ordem original têm servido para definir estratégias de classificação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os conceitos e os princípios arquivísticos, reconhecidos internacionalmente, vêm sendo formulados há mais de dois séculos. A história das idéias arquivísticas foi marcada pela busca de soluções dos problemas relativos à organização e descrição de documentos e pelo fato de refletir, em grande medida, a época e o lugar dos autores e os tipos de documentos trabalhados. Julgue os itens a seguir, referentes a conceitos e princípios arquivísticos.

A teoria das três idades define que os arquivos passam por três fases ou idades: corrente, intermediária e permanente. A fase ou idade intermediária é constituída de documentos originários de massas documentais, com uso pouco freqüente, que aguarda, em depósito de armazenamento temporário, sua eliminação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Recentemente, foi noticiada a existência de problemas estruturais sérios na sede de um órgão público. A planta da estrutura do edifício não foi localizada pelo setor de engenharia e esse fato tem prejudicado a adoção de medidas para recuperação do prédio. Situações como essa são normais no cotidiano dos órgãos públicos brasileiros. A literatura arquivística e a legislação indicam a implantação do programa de gestão de documentos como parte da estratégia para solução desse tipo de problema. Acerca da gestão de documentos governamentais, julgue os itens seguintes.

Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a eliminação ou o recolhimento dos documentos para guarda permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...