Questões de Arquivologia do ano 2008

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Uma das etapas mais importantes no arquivamento de documentos é a escolha do método a ser utilizado. Dentre os métodos existentes para o arquivamento de documentos está o Geográfico. Este método deve ser utilizado quando:

  • A. O elemento principal a ser considerado é um nome. É classificado como um sistema direto, devido ao fato da pesquisa ser feita diretamente no arquivo, por ordem alfabética.
  • B. A busca é realizada a partir de elementos de procedência ou local, os quais se encontram organizados em ordem alfabética.
  • C. O principal elemento a ser considerado é o assunto, também chamado de ideográficos. Apesar de ser bastante utilizado, este não é de fácil aplicação em função da necessidade de interpretação dos documentos sob análise.
  • D. O elemento principal é um número, sendo considerado um sistema indireto, pois, para localizar um documento torna-se necessário recorrer a um índice alfabético de assunto, o qual fornecerá o número a partir do qual o documento foi organizado.

Acerca das técnicas de arquivamento, julgue os itens seguintes.

A função primordial dos arquivos de disponibilizar as informações contidas nos documentos só acontecerá se os documentos forem corretamente avaliados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das técnicas de arquivamento, julgue os itens seguintes.

Na alfabetação de nomes de espanhóis, o registro é feito pelo prenome.

  • C. Certo
  • E. Errado

As atribuições da unidade administrativa de um grande órgão público têm gerado, em relação ao arquivo, duas situações distintas, mas intimamente vinculadas. A primeira é a necessidade de arquivamento de um volume sempre crescente de documentos,que são mantidos em dossiês. O arquivo recebe para guarda, mensalmente, cerca de trinta novas caixas-arquivo ou 135 pastas suspensas. A segunda situação que surge das atribuições dessa unidade é a intensa demanda de consulta aos documentos. Há uma demanda interna (estagiários, servidores, outras unidades) e uma demanda externa (representações e escritórios regionais). Segundo informações coletadas no local, são atendidas, diariamente, cerca de vinte solicitações de consulta ao acervo.

Acerca da situação hipotética acima apresentada e das técnicas de arquivo, julgue os itens de 81 a 96.

Na situação em apreço, o acesso aos documentos contidos no arquivo da unidade é público, embora exista restrição de acesso apenas para os documentos considerados permanentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes, julgue os itens subseqüentes.

Os princípios da proveniência e da ordem original são os dois princípios básicos do arranjo nos arquivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes, julgue os itens subseqüentes.

O fator norteador da constituição do fundo de arquivo é o valor dos documentos: primário ou secundário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes, julgue os itens subseqüentes.

Os documentos pertencentes a um mesmo fundo guardam relação orgânica entre si, constituindo uma unidade distinta, não podendo seus componentes ser separados, para constituir outros agrupamentos aleatoriamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes, julgue os itens subseqüentes.

Para produzir um fundo de arquivo o órgão não precisa ter um chefe com poder de decisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes, julgue os itens subseqüentes.

Os documentos de um órgão público extinto formam, até a data da extinção, um fundo fechado, com data inicial e final.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes, julgue os itens subseqüentes.

O órgão público que mudou de nome, mesmo que suas atribuições permaneçam sem alteração, produzirá um novo fundo de arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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