Questões de Arquivologia do ano 2009

Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens de 69 a 75, que abordam conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, além de aspectos relativos a tipologias e suportes documentais.

O princípio da proveniência, fundamento básico da arquivologia, garante, no caso de documentos ou arquivos públicos, que estes permaneçam sob custódia de instituições com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, vinculando-os a sua origem imediata, quando se trata de entrada de documentos efetuada por entidade diversa daquela que o gerou.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 69 a 75, que abordam conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, além de aspectos relativos a tipologias e suportes documentais.

A unicidade é a característica segundo a qual, independentemente de forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos. Ainda que se trate de cópias ou exemplares múltiplos, cada documento assume um lugar único na estrutura do conjunto ao qual pertence, definido pelo papel que cumpriu dentro das funções da instituição que o acumulou.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 76 a 84, acerca do arranjo nos arquivos permanentes.

Os documentos públicos devem ser mantidos em unidades diferentes que correspondam à sua origem em determinado órgão governamental.

  • C. Certo
  • E. Errado

A origem da palavra que atualmente, em quase todas as línguas do mundo, designa os arquivos é o “archeion”. Os arquivos da Antiguidade que foram melhor organizados: além de privados, eclesiásticos e econômicos foram estabelecidos arquivos de Estado altamente hierarquizados – centrais, regionais e locais, foram os

  • A.

    dos egípcios.

  • B.

    dos gregos.

  • C.

    do império romano.

  • D.

    dos bárbaros.

  • E.

    da Ásia.

Cerca de 50 anos mais tarde, foi criado na Inglaterra o Public Record Office. As razões para a criação desse Arquivo britânico tanto foram de

  • A.

    usos públicos como de ordem prática.

  • B.

    ordem cultural como para proteção de direitos.

  • C.

    ordem administrativa como governamental.

  • D.

    interesse pessoal como de proteção de direitos.

  • E.

    ordem prática como de ordem cultural.

No que diz respeito à forma de entrada do acervo no arquivo, ele é órgão

  • A.

    colecionado.

  • B.

    referenciador.

  • C.

    receptor

  • D.

    gerador.

  • E.

    fornecedor.

Existem documentos impalpáveis, mas que fazem parte da memória. São, portanto, três tipos de elementos que constituem a memória do ato administrativo

  • A.

    o documento de arquivo, o técnico-científico e os elementos dispersos.

  • B.

    o documento textual, o iconográfico e o informático.

  • C.

    a informação, o conhecimento tácito e o explícito.

  • D.

    o documento científico, o cultural e elementos externos.

  • E.

    material impresso, não impresso e fontes orais.

O arquivo pessoal como fonte de pesquisa apresenta variantes. O mesmo conjunto documental serve de uma forma ou de outra em relação à pesquisa proposta. Os documentos que contêm informações que corroboram outras obtidas em documentos públicos, não no sentido de nova fonte, mas com conotação enfática do mesmo documento, nesse caso atuam como documentação

  • A.

    básica.

  • B.

    subsidiária.

  • C.

    alternativa.

  • D.

    complementar.

  • E.

    paralela.

Há que se distinguir, nos atos legais, duas apresentações: a primeira consiste no refinamento da redação, na forma em que os atos são apresentados. Já a segunda, consiste na coordenação sistemática do assunto. São, respectivamente, as apresentações

  • A.

    formal e material.

  • B.

    material e formal.

  • C.

    normativa e enunciativa.

  • D.

    material e de conteúdo.

  • E.

    diplomáticas e jurídicas.

Acerca das técnicas de arquivo para documentos, julgue os itens a seguir.

Os arquivos expressam o conjunto das informações institucionais ou orgânicas, quaisquer que sejam sua data de produção, seu suporte material e sua natureza.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...