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Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando arquivo como o conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte, julgue os itens subsecutivos.
O documento eletrônico constitui-se de três partes complementares: a estrutura lógica, o conteúdo e a apresentação física, a qual se efetiva como um documento de arquivo original apenas na forma impressa.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
A garantia formal de que um produto ou serviço, devidamente identificado, está em concordância com uma norma legal é conhecido como:
extrato.
dação.
assinatura digital.
criptografia.
certificado de conformidade.
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A Infra-Estrutura de Chaves Públicas tem como objetivo:
estabelecer requisitos para contratação de serviços de certificação digital.
estabelecer normas para remessa por meio eletrônico de documentos.
garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica.
garantir o pleno funcionamento do Governo Eletrônico.
definir padrões de qualidade para as formas eletrônicas de interação.
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Julgue os seguintes itens, que tratam de tipologias documentais e suportes físicos.
Um documento digital não pode ser considerado autêntico se não tiver assinatura digital.
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Os acervos arquivísticos precisam ter sua integridade física garantida para que possam ser transmitidos às gerações futuras, pois são importantes testemunhos históricos e culturais. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Os depósitos de documentos devem ser alocados, preferencialmente, em andares térreos e subsolos, devido às condições estruturais de resistência a cargas e às condições ambientais favoráveis à preservação de documentos, como, por exemplo, a baixa incidência de luz.
A sobrevivência de documentos por longo prazo de guarda é responsabilidade exclusiva do arquivista, o qual deve, portanto, assegurar que o acesso a documentos se submeta a um conjunto fixo de critérios de preservação.
Denomina-se preservação o conjunto de medidas cujos objetivos são estabilizar o processo de degradação de documentos e reverter danos físicos ou químicos sofridos, de modo a garantir, por meio de ações de recuperação e reforço, a integridade dos documentos arquivados.
A preservação de documentos de arquivo depende, também, dos procedimentos adotados durante a produção e a tramitação, os quais, por isso, devem ser considerados no planejamento das ações de conservação de documentos adotadas pelas instituições produtoras/acumuladoras de documentos.
O CONARQ orienta as instituições arquivísticas a buscarem auxílio de consultorias para planejarem e implantarem programas de conservação documental, uma vez que o próprio CONARQ não produziu documento que disponha acerca dessa matéria.
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Assinale a opção correta acerca da preservação de informação em formato digital.
A preservação de informação digital exige compromissos entre vários segmentos da sociedade, pois envolve, além dos aspectos tecnológicos e de gerenciamento da informação, questões administrativas, legais, políticas e econômicas.
A tecnologia digital vem apresentando forte impacto sobre a gestão dos documentos digitais no presente e a garantia de acesso no futuro, pois é o meio mais eficiente, durável e estável de armazenamento de informações, em comparação com os meios convencionais.
Uma das vantagens da preservação digital de informações é a economia, uma vez que demanda menor espaço físico e menos recursos humanos, investimentos em mobiliário, acondicionamento e controle ambiental.
Os rápidos avanços relacionados à tecnologia da informação levaram à constante melhoria estrutural dos sistemas eletrônicos de informação e à crescente longevidade das mídias, que garantem, hoje, a capacidade de tais sistemas para assegurar a preservação de longo prazo e o acesso contínuo às informações.
As dificuldades técnicas enfrentadas para a preservação de longo prazo de informações digitais, nesse começo de século, foram todas superadas com a adoção de estratégias para a recuperação das informações, como a emulação, a migração ou a preservação da plataforma de hardware e software em que foram criados os registros.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da política de preservação de documentos, do arranjo e da descrição de documentos, julgue os itens que se seguem.
Os métodos tradicionais de preservação podem ser aplicados aos documentos eletrônicos, pois a reconfiguração do documento original em relação à sua funcionalidade e originalidade não é importante.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
Fase corrente é a fase em que os documentos estão ativos, em curso ou que, mesmo sem movimentação, ainda são muito consultados pela administração e, por isso, são conservados junto aos órgãos produtores.
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Julgue os itens de 83 a 91 considerando os procedimentos gerais para utilização dos serviços de protocolo na administração pública federal.
Protocolo é o serviço encarregado de recebimento, registro, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos. Caso faça parte de um sistema de arquivos, o protocolo pode, também, identificar os documentos de acordo com a classificação arquivística.
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Julgue os itens de 83 a 91 considerando os procedimentos gerais para utilização dos serviços de protocolo na administração pública federal.
A legislação determina que cada órgão tenha um protocolo central, responsável por realizar exclusivamente as rotinas de recebimento e registro de documentos, e protocolos setoriais encarregados do controle de tramitação e da expedição de documentos de cada área.
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