Lista completa de Questões sobre Conceitos Fundamentais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao fazer um paralelo entre biblioteca e arquivo, Schellenberg explica que
a importância do material da biblioteca, ao contrário do que ocorre no arquivo, independe da relação que os documentos mantêm entre si.
ambos adotam procedimentos técnicos similares, tomando por base o conteúdo dos documentos.
ambos são organismos colecionadores, ficando aos arquivos reservados os documentos públicos e, às bibliotecas, os privados.
a catalogação é a melhor forma de descrever os acervos de ambos, sem necessidade de desenvolver procedimentos específicos para documentos de biblioteca ou de arquivo.
os documentos impressos devem ser encaminhados para as bibliotecas, mesmo quando produzidos em consequência de uma atividade oficial.
A Constituição Brasileira de 1988
revogou o habeas data, isto é, o direito de conhecer as informações que sobre o impetrante constam nos arquivos governamentais.
desobrigou a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios de dar fé aos documentos públicos.
criou taxas mínimas para as ações necessárias ao exercício da cidadania, revertendo-as para programas de gestão de documentos.
assegurou a todos o acesso à informação, mantendo o sigilo da fonte quando necessário ao exercício profissional.
concedeu ao Arquivo Nacional a prerrogativa de decidir sobre a desclassificação de documentos sigilosos.
Ao conjunto de papéis ou documentos que provêm das atividades legais ou dos negócios de uma pessoa física ou jurídica, e que se destinam à conservação permanente em um lugar determinado, na qualidade de fontes ou testemunhos do passado dá-se o nome de:
Biblioteca.
Acervo.
Estante.
Arquivo.
O Direito Internacional relativo à sucessão de estados reconhece a importância dos arquivos públicos como um atributo essencial à soberania de um estado ou nação. Esse reconhecimento, no campo arquivístico, denomima-se
O princípio básico da Arquivologia, Princípio segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa é denominado de:
Cumulatividade.
Reversibilidade.
Proveniência.
Aleatoriedade.
A Arquivologia possui um número significativo de conceitos que, produzidos ao longo de anos de pesquisas, a sustentam enquanto área de conhecimento autônoma. Na base dessa autonomia está
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As qualidades dos documentos de arquivo lhes conferem sua força probatória. De acordo com uma dessas qualidades, esses documentos não são colecionados e sim acumulados. O nome dessa qualidade é
A base de justificativa para que a descrição arquivística proceda do geral para o particular é uma consequência prática do(a)
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens que se seguem, relativos a conceitos e princípios arquivísticos e à legislação arquivística. O princípio arquivístico que define e estabelece o fundo de arquivo de uma instituição é o princípio da proveniência ou de respeito aos fundos.
Nas discussões sobre os valores primários e secundários ou sobre a utilização dos documentos permanentes, NÃO se pode ignorar que se refere às suas vertentes
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...