Questões de Arquivologia da Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA)

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A finalidade de um arquivo é guardar e conservar documentos para utilização imediata ou futura. Sobre os tipos de arquivo, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O arquivo corrente guarda a documentação mais atual e frequentemente utilizada.

( ) O arquivo central guarda a documentação que tem uso frequente e deve ser mantido em local de fácil acesso para facilitar a consulta pelos funcionários do setor.

( ) O arquivo permanente guarda documentos que perderam o valor administrativo, cujo uso não é frequente, mas que possuem valor histórico, principalmente, para fins de comprovação.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima par baixo, é

  • A. V V F
  • B. V F V
  • C. V F F
  • D. F V F
  • E. F F V

As atividades de recebimento, registro, controle de distribuição e movimentação de documentos, constituem os serviços de _______________.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima

  • A. protocolo
  • B. tramitação
  • C. expedição
  • D. empréstimo e consulta
  • E. organização e métodos (O&M)

Na terminologia arquivística, arranjo corresponde

  • A.

    à menor unidade arquivística materialmente indivisível.

  • B.

    à reunião e ordenação adequada dos documentos, o que também se denomina de classificação.

  • C.

    aos cuidados prestados aos documentos e, conseqüentemente, ao local de sua guarda, visando impedir sua destruição.

  • D.

    à unidade de arquivamento, formada por documentos diversos, pertinentes a um determinado assunto ou a certa pessoa.

  • E.

    à denominação atribuída a setores encarregados do recebimento, registro, distribuição e movimentação de documentos em curso.

O conjunto de documentos consultados freqüentemente pela administração, conservados no escritório ou em local próximo e de fácil acesso, é chamado Arquivo

  • A. corrente.
  • B. permanente.
  • C. intermediário.
  • D. de terceira idade.
  • E. de segunda idade.

Conforme Paes (2005), as etapas necessárias para organização de arquivos são, por ordem de ocorrência:

  • A.

    Levantamento de dados, análise dos dados coletados e implantação.

  • B.

    Análise dos dados coletados, planejamento e contratação de recursos humanos.

  • C.

    Levantamento de dados, planejamento, contratação de recursos humanos e acompanhamento.

  • D.

    Levantamento de dados, análise dos dados coletados, planejamento, implantação e acompanhamento.

  • E.

    Levantamento de dados, análise dos dados coletados, contratação de recursos humanos e implantação.

O Arquivo onde são preservados os documentos de menor freqüência de uso e que aguardam a destinação final recebe a denominação de

  • A. privado.
  • B. corrente.
  • C. permanente.
  • D. em depósito.
  • E. intermediário.

Segundo Paes (2005), o método de arquivamento é determinado pela natureza dos documentos a serem arquivados e pela estrutura da entidade, razão pela qual pode ser dividido em duas classes, a saber:

  • A. Básico e ideográfico.
  • B. Básico e padronizado.
  • C. Alfabético e numérico.
  • D. Alfabético e geográfico.
  • E. Variadex e mnemônico.
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