Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

Na medida em que diminui a possibilidade de uso da informação arquivística, há uma tendência a eliminá-la ou a conservá-la temporariamente. Em ambas as situações consideram-se as possibilidades de uso eventual da informação pelo organismo produtor, ou a sua condição de documento de valor permanente.

  • E. Errado
  • C. Certo

Acerca da teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes, julgue os itens subseqüentes.

A teoria de fundos, como embasamento metodológico do arranjo e da ordenação dos conjuntos documentais nos arquivos permanentes, teve início nos Estados Unidos da América, com a aplicação do conceito de archive groups.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do arranjo em arquivos permanentes, julgue os itens subseqüentes.

O arquivista, ao tratar da documentação considerada de valor permanente, deverá obedecer ao princípio da proveniência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos arquivos intermediários, julgue os próximos itens.

A proposta de quatro idades documentais, formulada pelo italiano Elio Lodolini, é, na verdade, o desdobramento da idade intermediária em dois momentos: os arquivos de depósito e os pré-arquivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

Um documento com valor secundário apresentaria sempre um valor administrativo, ou seja, derivado da informação contida nos documentos oficiais relativa aos assuntos de que tratam as repartições públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

         Aplicado aos materiais documentários, o termo descrição compreende todas as atividades exigidas para a preparação de instrumentos e meios de busca. Descrição, de acordo com o dicionário, é a enumeração das qualidades essenciais de um objeto.

                   T.R. Schellenberg. In: Documentos públicos e privados: arranjo e descrição. Rio de Janeiro: FGV, 1980, p. 199.

 A partir do tema do fragmento acima, julgue os itens seguintes, relativos ao programa descritivo em arquivos.

A descrição é uma tarefa típica dos arquivos permanentes. Ela não cabe nos arquivos correntes, em que seu equivalente é o estabelecimento dos códigos do plano de classificação, que acabam por servir de referência para a recuperação da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do arranjo em arquivos permanentes, julgue os itens subseqüentes.

O arranjo original, aquele estabelecido no arquivo corrente, não pode ser modificado, mesmo que existam enganos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos arquivos intermediários, julgue os próximos itens.

Os documentos com valor legal devem ficar permanentemente no arquivo intermediário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

A tramitação de documentos é o curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa. É uma atividade de protocolo e está vinculada ao funcionamento dos arquivos correntes.

  • C. Certo
  • E. Errado

         Aplicado aos materiais documentários, o termo descrição compreende todas as atividades exigidas para a preparação de instrumentos e meios de busca. Descrição, de acordo com o dicionário, é a enumeração das qualidades essenciais de um objeto.

                   T.R. Schellenberg. In: Documentos públicos e privados: arranjo e descrição. Rio de Janeiro: FGV, 1980, p. 199.

 A partir do tema do fragmento acima, julgue os itens seguintes, relativos ao programa descritivo em arquivos.

Os instrumentos de busca nos arquivos intermediários resumem-se aos catálogos e inventários.

  • C. Certo
  • E. Errado
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