Lista completa de Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência ao arranjo dos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.
Uma divisão que pode ser corretamente adotada para o fundo de arquivo é a seção, que é a subdivisão do quadro de arranjo e corresponde a uma primeira fração lógica do fundo, reunindo, em geral, documentos produzidos e acumulados por unidades administrativas com competências específicas.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao programa descritivo e a instrumentos de pesquisa.
A finalidade do inventário sumário é descrever a composição do fundo ou de parte dele e, ao mesmo tempo, fornecer ao arquivo um instrumento preliminar de busca para cada fundo.
Com referência ao arranjo dos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.
Subfundos são quase fundos, a que, em razão do critério de autonomia financeira, não se pode atribuir o status de fundo.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao programa descritivo e a instrumentos de pesquisa.
No repertório, instrumento onde são relacionados os documentos de maior importância e elementos concretos que podem ser úteis aos pesquisadores/usuários, estão descritos, de maneira detalhada, registros documentais selecionados e que podem pertencer a um ou mais fundos.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As atribuições da unidade administrativa de um grande órgão público têm gerado, em relação ao arquivo, duas situações distintas, mas intimamente vinculadas. A primeira é a necessidade de arquivamento de um volume sempre crescente de documentos,que são mantidos em dossiês. O arquivo recebe para guarda, mensalmente, cerca de trinta novas caixas-arquivo ou 135 pastas suspensas. A segunda situação que surge das atribuições dessa unidade é a intensa demanda de consulta aos documentos. Há uma demanda interna (estagiários, servidores, outras unidades) e uma demanda externa (representações e escritórios regionais). Segundo informações coletadas no local, são atendidas, diariamente, cerca de vinte solicitações de consulta ao acervo. Acerca da situação hipotética acima apresentada e das técnicas de arquivo, julgue os itens de
A legislação arquivística brasileira, apesar do grande avanço, não considera os arquivos como instrumento de apoio à administração.
Com referência ao arranjo dos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.
O princípio da proveniência norteia a sistemática da preservação e da avaliação dos documentos.
Julgue os itens seguintes, quanto à teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes.
A organização dos arquivos permanentes pode ser feita por fundos ou por grandes temas.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.
A avaliação tem um objetivo muito simples: identificar o valor dos documentos de maneira a estabelecer prazos de retenção nas fases corrente e permanente, definindo, assim, as possibilidades de eliminação, microfilmagem ou guarda permanente.
Com referência ao arranjo dos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.
O arranjo inicia-se, materialmente, com a transferência dos documentos aos arquivos permanentes.
Julgue os itens seguintes, quanto à teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes.
A partir do estudo do material a ser tratado como conjunto administrativo funcional, chega-se ao quadro de arranjo.
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