Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com referência ao arranjo dos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.

Uma divisão que pode ser corretamente adotada para o fundo de arquivo é a seção, que é a subdivisão do quadro de arranjo e corresponde a uma primeira fração lógica do fundo, reunindo, em geral, documentos produzidos e acumulados por unidades administrativas com competências específicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao programa descritivo e a instrumentos de pesquisa.

A finalidade do inventário sumário é descrever a composição do fundo ou de parte dele e, ao mesmo tempo, fornecer ao arquivo um instrumento preliminar de busca para cada fundo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao arranjo dos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.

Subfundos são quase fundos, a que, em razão do critério de autonomia financeira, não se pode atribuir o status de fundo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao programa descritivo e a instrumentos de pesquisa.

No repertório, instrumento onde são relacionados os documentos de maior importância e elementos concretos que podem ser úteis aos pesquisadores/usuários, estão descritos, de maneira detalhada, registros documentais selecionados e que podem pertencer a um ou mais fundos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As atribuições da unidade administrativa de um grande órgão público têm gerado, em relação ao arquivo, duas situações distintas, mas intimamente vinculadas. A primeira é a necessidade de arquivamento de um volume sempre crescente de documentos,que são mantidos em dossiês. O arquivo recebe para guarda, mensalmente, cerca de trinta novas caixas-arquivo ou 135 pastas suspensas. A segunda situação que surge das atribuições dessa unidade é a intensa demanda de consulta aos documentos. Há uma demanda interna (estagiários, servidores, outras unidades) e uma demanda externa (representações e escritórios regionais). Segundo informações coletadas no local, são atendidas, diariamente, cerca de vinte solicitações de consulta ao acervo.

Acerca da situação hipotética acima apresentada e das técnicas de arquivo, julgue os itens de 81 a 96.

A legislação arquivística brasileira, apesar do grande avanço, não considera os arquivos como instrumento de apoio à administração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao arranjo dos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.

O princípio da proveniência norteia a sistemática da preservação e da avaliação dos documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, quanto à teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes.

A organização dos arquivos permanentes pode ser feita por fundos ou por grandes temas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

A avaliação tem um objetivo muito simples: identificar o valor dos documentos de maneira a estabelecer prazos de retenção nas fases corrente e permanente, definindo, assim, as possibilidades de eliminação, microfilmagem ou guarda permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao arranjo dos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.

O arranjo inicia-se, materialmente, com a transferência dos documentos aos arquivos permanentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, quanto à teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes.

A partir do estudo do material a ser tratado como conjunto administrativo funcional, chega-se ao quadro de arranjo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...