Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Elaborada e aplicada após a Segunda Guerra Mundial, principalmente nos países anglófonos, a gestão de documentos mostrou-se um conceito importante para dar inteligibilidade ao grande volume de documentos e informações acumulado diariamente pelas organizações contemporâneas. Acerca desse conceito e de aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.

A gestão de documentos pode ser corretamente dividida em três módulos: produção, contextualização e disposição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao levantamento de tipologias documentais, métodos de ordenação, acondicionamento e armazenamento, julgue os itens de 31 a 40.

Os documentos em suporte de papel devem ser quantificados em metros lineares e os negativos fotográficos, em unidades (fotogramas).

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue os próximos itens.

O Ministério do Esporte deve constituir uma comissão permanente de avaliação de documentos, que tem como responsabilidade orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tipologias documentais e dos suportes físicos, julgue os próximos itens.

A quantidade de tipos documentais está diretamente vinculada ao número de atividades desenvolvidas em uma organização pública ou privada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Elaborada e aplicada após a Segunda Guerra Mundial, principalmente nos países anglófonos, a gestão de documentos mostrou-se um conceito importante para dar inteligibilidade ao grande volume de documentos e informações acumulado diariamente pelas organizações contemporâneas. Acerca desse conceito e de aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.

O desenho de formulários, a gestão da correspondência, de informes, de documentos vitais e a de diretrizes são elementos específicos de um programa de gestão de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao levantamento de tipologias documentais, métodos de ordenação, acondicionamento e armazenamento, julgue os itens de 31 a 40.

Os sistemas duplex, alfanumérico e bloco-numérico são métodos de ordenação de documentos de arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue os próximos itens.

A tabela de temporalidade dos documentos da atividade-fim acumulados pelo Ministério do Esporte deve ser submetida à aprovação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo, do Poder Executivo Federal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tipologias documentais e dos suportes físicos, julgue os próximos itens.

Os tipos documentais podem ser agrupados em três grandes categorias: secundários, testemunhais e probatórios.

  • C. Certo
  • E. Errado

            Hoje, a ciência que tem como objeto os arquivos é o resultado de um processo cumulativo de experiências e de estudos cujo desenvolvimento tem de ser examinado a partir de um caminho não muito longo.

Antonia Heredia Herrera. Archivistica general.In: Teoriay prácticaSevilla: Diputación de Sevilla, 1991, p. 41 (trad. com adaptações).

 Acerca dos conceitos fundamentais da Arquivologia, julgue os itens a seguir.

Os arquivos têm uma estrutura, uma articulação e uma relação artificial entre suas partes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Elaborada e aplicada após a Segunda Guerra Mundial, principalmente nos países anglófonos, a gestão de documentos mostrou-se um conceito importante para dar inteligibilidade ao grande volume de documentos e informações acumulado diariamente pelas organizações contemporâneas. Acerca desse conceito e de aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.

O conceito de records centers foi incorporado ao de gestão de documentos recentemente, mais especificamente na década de 1990.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...