Lista completa de Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As atribuições da unidade administrativa de um grande órgão público têm gerado, em relação ao arquivo, duas situações distintas, mas intimamente vinculadas. A primeira é a necessidade de arquivamento de um volume sempre crescente de documentos,que são mantidos em dossiês. O arquivo recebe para guarda, mensalmente, cerca de trinta novas caixas-arquivo ou 135 pastas suspensas. A segunda situação que surge das atribuições dessa unidade é a intensa demanda de consulta aos documentos. Há uma demanda interna (estagiários, servidores, outras unidades) e uma demanda externa (representações e escritórios regionais). Segundo informações coletadas no local, são atendidas, diariamente, cerca de vinte solicitações de consulta ao acervo. Acerca da situação hipotética acima apresentada e das técnicas de arquivo, julgue os itens de
O recebimento e a expedição dos documentos em um órgão público são tarefas realizadas pelo protocolo.
Arquivologia - Sistemas e métodos de arquivamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Entre os métodos de arquivamento, o alfabético é o mais simples, pois considera como elemento principal o nome. O arquivamento de pastas por nomes obedece a regras de alfabetação. A respeito dessas regras de alfabetação, julgue os itens seguintes.
Caso haja pasta em que constem pessoas físicas com sobrenomes iguais, a primeira pessoa que deve ser referida é a que apresentar o prenome com o menor número de letras.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos eletrônicos e à digitalização de documentos arquivísticos.
Os documentos arquivísticos digitais transferidos ou recolhidos ao Arquivo Nacional devem estar sob a forma criptografada.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As atribuições da unidade administrativa de um grande órgão público têm gerado, em relação ao arquivo, duas situações distintas, mas intimamente vinculadas. A primeira é a necessidade de arquivamento de um volume sempre crescente de documentos,que são mantidos em dossiês. O arquivo recebe para guarda, mensalmente, cerca de trinta novas caixas-arquivo ou 135 pastas suspensas. A segunda situação que surge das atribuições dessa unidade é a intensa demanda de consulta aos documentos. Há uma demanda interna (estagiários, servidores, outras unidades) e uma demanda externa (representações e escritórios regionais). Segundo informações coletadas no local, são atendidas, diariamente, cerca de vinte solicitações de consulta ao acervo. Acerca da situação hipotética acima apresentada e das técnicas de arquivo, julgue os itens de
O curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa é conhecido como termo de recolhimento.
Arquivologia - Sistemas e métodos de arquivamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Entre os métodos de arquivamento, o alfabético é o mais simples, pois considera como elemento principal o nome. O arquivamento de pastas por nomes obedece a regras de alfabetação. A respeito dessas regras de alfabetação, julgue os itens seguintes.
Em pastas de pessoas físicas, os sobrenomes formados com as palavras Santa, Santo ou São não devem ser separados. O nome Antônio São Jorge, por exemplo, deve ser referido como São Jorge, Antônio.
Quanto à teoria e prática de arranjo e descrição nos arquivos permanentes, julgue os itens de 105 a 113.
A existência de grupos ou seções é indispensável no caso de fundos com documentação numericamente pequena ou com muitas falhas.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos eletrônicos e à digitalização de documentos arquivísticos.
A atividade de avaliar e atestar a autenticidade dos documentos transferidos ou recolhidos ao Arquivo Nacional é feita a partir de metadados e de outras informações, para apoiar a presunção de autenticidade.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As atribuições da unidade administrativa de um grande órgão público têm gerado, em relação ao arquivo, duas situações distintas, mas intimamente vinculadas. A primeira é a necessidade de arquivamento de um volume sempre crescente de documentos,que são mantidos em dossiês. O arquivo recebe para guarda, mensalmente, cerca de trinta novas caixas-arquivo ou 135 pastas suspensas. A segunda situação que surge das atribuições dessa unidade é a intensa demanda de consulta aos documentos. Há uma demanda interna (estagiários, servidores, outras unidades) e uma demanda externa (representações e escritórios regionais). Segundo informações coletadas no local, são atendidas, diariamente, cerca de vinte solicitações de consulta ao acervo. Acerca da situação hipotética acima apresentada e das técnicas de arquivo, julgue os itens de
O dossiê é um conjunto de documentos relacionados entre si por assunto (ação, evento, pessoa, lugar, projeto), que constitui uma unidade de arquivamento.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A ordenação dos documentos de um arquivo pode ser feita pelo método alfabético, que segue algumas regras, conhecidas como regras de alfabetação. Julgue os itens a seguir, relativos ao uso dessas regras na organização de um arquivo de pastas de clientes, empresas e eventos.
No caso de pastas de clientes/pessoas físicas deve ser considerado o prenome e, em seguida, o último sobrenome.
Quanto à teoria e prática de arranjo e descrição nos arquivos permanentes, julgue os itens de 105 a 113.
A característica norteadora para a constituição de um grupo de fundo é, antes de tudo, o conjunto das funções que justificam a existência da unidade político-administrativa que lhe equivale.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...