Questões de Arquivologia da (COSEAC)

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A informação arquivística contida na documentação administrativa de uma organização, tanto em fase corrente, quanto intermediária ou permanente, não se restringe a si mesma, implicando em transmissão cultural para uma sociedade. Nesse sentido, os elementos que se reúnem sobre o fato administrativo passam da restrita condição de instrumento gerencial para alcançar uma posição dentro de um:

  • A. sistema conjectural;
  • B. conjunto testemunhal;
  • C. conjunto circunstancial;
  • D. sistema organizacional;
  • E. sistema tradicional.

Para assegurar garantias de autenticidade e integridade, associadas a garantias de durabilidade e estabilidade, o processo de microfilmagem de um acervo arquivístico pressupõe procedimentos:

  • A. normalizados em termos de materiais e equipamentos, execução, revelação, duplicação, controle de qualidade, acondicionamento e armazenamento;
  • B. teóricos de preparo, avaliação, execução, e acondicionamento e armazenamento técnicos;
  • C. de verificação de equipamentos, digitalização, avaliação, arquivamento e controle de qualidade;
  • D. técnicos de avaliação de equipamentos, materiais e de documentos e teóricos de avaliação e execução;
  • E. normalizados em termos de equipamentos e experimentais em termos de execução, revelação, controle de qualidade, arquivamento e armazenamento.

A organização de arquivos intermediários estabelece que:

I. nenhum documento deve ser aceito sem que se conheça de modo preciso, graças à tabela de seleção, o momento em que sairá do centro para ser eliminado ou depositado nos arquivos definitivos;

II. o acesso ao documento semiativo deve ser viável e rápido;

III. o acesso ao documento semiativo precisa ficar restrito a situações emergenciais e subordinado à unidade de sua guarda;

IV. os documentos semiativos, mesmo que alocados em outro lugar, permanecem propriedade exclusiva da unidade administrativa que os criou ou recebeu;

V. não poderá haver modificação da organização interna dos documentos semiativos, nem eliminação ou tratamento técnico, sem autorização de sua unidade proprietária.

Dos itens acima mencionados estão corretos apenas:

  • A. I, II, e V;
  • B. I, II, III e V;
  • C. I, II, e IV;
  • D. I, II, IV e V;
  • E. I, III, IVe V.

A finalidade do guia é ser um instrumento:

  • A. sistemático que lista pormenorizadamente os elementos do conteúdo de um documento;
  • B. dde pesquisa destinado à orientação dos usuários no conhecimento e na utilização dos fundos que integram o acervo de um arquivo permanente;
  • C. no qual as unidades de arquivamento da documentação são identificadas;
  • D. de pesquisa elaborado segundo um critério temático, cronológico, onomástico, ou geográfico;
  • E. que descreve pormenorizadamente documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério determinado.

Pode-se determinar mais facilmente os valores secundários de documentos oficiais se os analisarmos em relação a dois aspectos:

I. a prova que contêm da organização e do funcionamento do órgão governamental que os produziu;

II. as técnicas de organização dos aspectos intrínsecos dos documentos;

III. a informação que contêm sobre pessoas, entidades, coisas, problemas, condições, etc. com que o órgão governamental os tenha tratado;

IV. a validação dos aspectos identificáveis dos documentos contida na informação veiculada por eles;

V. o registro que contêm de aspectos públicos na informação veiculada por eles.

Dos itens acima mencionados, estão corretos apenas:

  • A. II e III;
  • B. II e IV;
  • C. I e IV;
  • D. I e V;
  • E. I e III.

As listagens impressas, com explicações do significado e da inter-relação dos arquivos e com indicação da literatura pertinente, contendo descrições que permitem um prévio conhecimento do conteúdo do documento e, por isso, são representações de conjuntos documentais ou parcelas do fundo, e são denominadas:

  • A. inventários;
  • B. guias;
  • C. sumários;
  • D. índices;
  • E. glossários.

As restritas possibilidades de uso social, a elaboração de um patrimônio documental a partir de critérios teóricos e políticos pouco explicitados que tendem a produzir detalhados instrumentos de recuperação de informações sobre um pequeno segmento do acervo, em detrimento de um controle intelectual global sobre o conjunto dos fundos documentais, é uma crítica à:

  • A. acumulação documental;
  • B. transparência informacional do Estado;
  • C. caracterização governamental acerca da documentação estatal;
  • D. densidade da documentação governamental;
  • E. opacidade informacional do Estado.

Geralmente é o termo usado na Administração Pública para designar o conjunto de documentos, reunidos em capa especial, e que no decurso de uma ação administrativa ou jurídica, vai sendo organicamente acumulados. Trata-se do(da):

  • A. dossiê;
  • B. processo;
  • C. protocolo;
  • D. série;
  • E. arquivo.

Ao mecanismo elaborado como resultado dos problemas percebidos, limitado pelos conhecimentos construídos a partir daí e por qualificações científico-técnicas, que desenha soluções e metas mediante hipóteses e constatações, definindo providências a serem tomadas dentro de um quadro teórico, dá-se o nome de:

  • A. projeto de trabalho;
  • B. diagnóstico;
  • C. levantamento analítico de dados;
  • D. avaliação arquivística;
  • E. cronograma de planejamento.
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