Lista completa de Questões de Arquivologia da Energia Essencial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um arquivo bem organizado deve permitir, quando necessário, que outro auxiliar da secretaria o consulte facilmente. Há varias alternativas de organização e, muitas vezes, a combinação de dois critérios é a solução mais útil. Classificação alfabética é a mais usada e admite vários procedimentos:
I palavra por palavra, letra por letra, até o final de cada palavra;
II o último sobrenome e, só depois, o nome. OBS.: As partículas de, da, do, d, são consideradas;
III prefixos escritos com maiúsculas porque integram o sobrenome.
Quais afirmativas acima estão corretas?
apenas II
apenas II e III
apenas I e III
todas as afirmativas acima
Sobre organização de arquivos, são feitas as seguintes afirmações:
I Na organização de arquivos, precisamos observar alguns princípios básicos, como segurança, previsão, simplicidade, acesso e flexibilidade;
II A preocupação com a segurança de arquivos é imprescindível. Por isso, é necessário tomar medidas contra incêndio, extravio e condições impróprias de preservação de documentos e manter os sigilosos em lugar conveniente;
III É muito desagradável ter de encontrar um documento no arquivo, com urgência, e não conseguir. Por isso, o arquivo deve proporcionar precisão para quem o consulta. Assim, quem organiza um arquivo deve assegurar bom acesso a quem precisa utilizá-lo, garantindo que os documentos sejam localizados com facilidade. Para que isso ocorra, o arquivo precisa ser simples, funcional e de fácil compreensão.
Quais afirmativas acima estão corretas?
apenas I e II
apenas II e III
apenas III
todas as afirmativas acima
Uma vez classificado e tramitado, o documento deverá ser arquivado, obedecendo às seguintes operações:
I Inspeção: consiste no exame do(s) documento(s) para verificar se o(s) mesmo(s) se destina(m) realmente ao arquivamento, se possui(em) anexo(s) e se a classificação atribuída será mantida ou alterada;
II Ordenação: consiste na guarda do documento no local devido (pasta suspensa, prateleira, caixa), de acordo com a classificação dada. Nesta fase deve-se ter muita atenção, pois um documento arquivado erroneamente poderá ficar perdido, sem possibilidades de recuperação quando solicitado posteriormente;
III Arquivamento: consiste na reunião dos documentos classificados sob um mesmo assunto. A ordenação tem por objetivo agilizar o arquivamento, minimizando a possibilidade de erros. Além disso, estando ordenados adequadamente, será possível manter reunidos todos os documentos referentes a um mesmo assunto, organizando-os previamente para o arquivamento.
Quais afirmativas acima estão corretas?
apenas I
apenas II e III
apenas III
todas as afirmativas acima
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...