Questões de Arquivologia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando arquivamos podemos realizar anotações como "Veja também", indicando que o assunto ou nome possui outras ligações importantes. Esta ação tem a finalidade de informar a quem for consultar o arquivo que determinado assunto ou nome está arquivado em tal pasta. Essas orientações vêm em pequenas fichas, colocadas em índices, ou inseridas nas respectivas pastas, escritas em folhas de papel. A esse procedimento denominamos:

  • A.

    Método específico.

  • B.

    Referência cruzada.

  • C.

    Tiras de inserção.

  • D.

    Transferência permanente.

Sobre documentação apenas é INCORRETO afirmar:

  • A.

    A documentação pode ter natureza comercial, científica ou oficial, conforme sua organização, utilização e finalidade.

  • B.

    A classificação representa um agrupamento de documentos distribuídos em classes, que designam grupos de coisas, de assuntos, de idéias ou de pessoas.

  • C.

    A documentação assume natureza oficial quando sua organização e utilização destinam-se a fins estritamente comerciais.

  • D.

    No passado a documentação era estática e nos dias atuais assume uma característica predominantemente dinâmica.

A eficácia é o resultado da busca contínua de conhecimentos, técnicas, observações e métodos de trabalho. Há normas que nos ajudam a aumentar a produtividade. Assinale a alternativa que NÃO representa uma dessas normas.

  • A.

    Evitar amontoar assuntos pendentes.

  • B.

    Fixar um horário para todas as tarefas.

  • C.

    Organizar o espaço de modo que tudo esteja à mão.

  • D.

    Dedicar as primeiras horas do dia para obrigações adiáveis e para tarefas mais árduas.

O arquivo constitui-se num centro de informações. Quando bem organizado evita a duplicidade de trabalho, possibilita rápida localização de documentos, preserva, guarda e conserva informações. De acordo com o modo de guardar os documentos, pode-se classificá-los em:

  • A. Regular e Irregular.
  • B. Vertical e horizontal.
  • C. Funcional e específico.
  • D. Empresarial e Individual.

No sistema de arquivamento lateral:

  • A. Os documentos são dispostos uns ao lado dos outros, com a parte frontal voltada para o arquivista.
  • B. Os documentos são dispostos uns ao lado dos outros, com a parte lateral voltada para o arquivista.
  • C. Os documentos são dispostos uns atrás dos outros, com a frente voltada para o arquivista.
  • D. Os documentos são dispostos uns atrás dos outros, com a parte lateral voltada para o arquivista.

Referência cruzada ou remissiva é:

  • A. A indicação de um documento em dois ou mais lugares.
  • B. O acessório que serve para separar as partes ou seções de um arquivo.
  • C. A inscrição feita na projeção, podendo ser alfabética ou alfanumérica.
  • D. A guia colocada no lugar de um documento retirado do arquivo.

O sistema de arquivamento usado quando a consulta, feita no arquivo, dispensa o auxílio do índice, chama-se:

  • A. Referencial.
  • B. Indicativo.
  • C. Direto.
  • D. Flexível.
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