Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Complete a lacuna com uma das alternativas abaixo: _______________ é, na definição da terminologia arquivística brasileira, denominação geralmente atribuída a setores encarregados do recebimento, registro, distribuição e movimentação de documentos em curso.
Arquivo morto.
Protocolo.
Patrimônio.
Seção de telefonia.
Dentre os instrumentos de pesquisa mais utilizados em arquivos destaca-se:
ficha catalográfica
catálogo
diplomática
pasta fora
Ao conjunto de papéis ou documentos que provêm das atividades legais ou dos negócios de uma pessoa física ou jurídica, e que se destinam à conservação permanente em um lugar determinado, na qualidade de fontes ou testemunhos do passado dá-se o nome de:
Biblioteca.
Acervo.
Estante.
Arquivo.
O princípio básico da Arquivologia, Princípio segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa é denominado de:
Cumulatividade.
Reversibilidade.
Proveniência.
Aleatoriedade.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Diante das informações abaixo selecione aquelas que definem as funções dos arquivos:
1 - preservar a memória da instituição e a armazenar ordenadamente os documentos.
2 - garantir a integridade física e intelectual dos documentos.
3 - possibilitar o rápido acesso aos documentos.
Somente o item 1 está correto.
Apenas os itens 1 e 3 estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
Nenhum item está correto.
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Quanto ao grau de frequência de uso, os arquivos são classificados como:
correntes, intermediários e permanentes.
correntes, medianos e permanentes.
acessórios, intermediários e mortos.
correntes, especiais e sigilosos.
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Quanto à entidade produtora, os arquivos são classificados como:
Numéricos e Setoriais.
Públicos e Privados.
Cronológicos e Alfabéticos.
Especiais e Específicos.
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Indique qual deve ser o procedimento inicial na organização de arquivos?
diagnóstico da situação documental.
aquisição de móveis.
descarte de documentos antigos.
aquisição de pastas fora e guias.
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Baseado na Teoria das Três Idades, indique a alternativa correta:
A fase intermediária é aquela em que os documentos são consultados com muita frequência.
A fase corrente possui maior frequência de consulta do que a fase permanente.
Os arquivos intermediário e permanente deverão sempre estar localizados próximos ao setor que produziu ou recebeu os documentos.
Na fase corrente os documentos podem ser acessados por toda a população.
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Quanto à abrangência de atuação, os arquivos podem ser setoriais ou centrais. Os arquivos centrais são aqueles:
existentes nos setores que compõem a Instituição.
que abrigam microfilmes.
que recebem documentos correntes dos diversos setores que compõem a Instituição.
que são muito pouco utilizados.
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