Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Para que os arquivos possam desempenhar suas funções, torna-se indispensável que os documentos estejam dispostos de forma a servir ao usuário com precisão e rapidez. A metodologia a ser adotada deve atender às necessidades da instituição a que serve, como também a cada estágio de evolução por que passam os arquivos (PAES, 2012).
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas das afirmativas anteriores.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
No cerne da gestão de documentos e arquivos, é interessante estar atento a algumas questões fundamentais.
Quanto à gestão de documentos, assinale a alternativa INCORRETA.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
A Associação dos Arquivista Brasileiros (AAB) criou o Comitê de Terminologia Arquivística, que definiu ideias e conceituou termos com o objetivo de estabelecer um vocabulário uniforme para a elaboração de um glossário arquivístico, patrocinado pelo Conselho Internacional de Arquivos e pela UNESCO.
Considerando esse contexto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Arquivo: móvel destinado à guarda de documento.
( ) Arranjo: processo que, na organização de arquivos permanentes, consiste na ordenação (estrutural ou funcional) dos documentos em fundo na organização.
( ) Documentos: registro de uma informação independentemente da natureza do suporte que a contém.
( ) Índice: lista, pormenorizada, somente dos registros históricos e permanentes.
( ) Tabela de temporalidade: instrumento de destinação aprovado pela autoridade competente, que determina o prazo em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos corrente e intermediário.
Assinale a sequência CORRETA.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Sobre os conceitos de fidedignidade e de autenticidade do documento eletrônico arquivístico, assinale a alternativa INCORRETA.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2008
Assinale a alternativa que NÃO corresponde às características de um arquivo corrente.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2008
Assinale a alternativa que NÃO corresponde às características de um arquivo intermediário.
Arquivologia - Arquivos Permanentes - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2008
Assinale a alternativa que NÃO corresponde às características de um arquivo permanente.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2008
Analise as afirmativas abaixo e assinale com V (VERDADEIRA) e com F (FALSA).
( ) Gestão de documentos é um conjunto de medidas e rotinas que garante o efetivo controle de todos os documentos de qualquer idade, desde sua produção até sua destinação final (eliminação ou guarda permanente), com vistas à racionalização e à eficiência administrativa, bem como à preservação do patrimônio documental de interesse histórico-cultural.
( ) Tabela de Temporalidade é um instrumento aprovado pela autoridade competente que regula a destinação final dos documentos (eliminação ou guarda permanente), define prazos para sua guarda temporária, em função de seus valores legais, fiscais, administrativos e determina prazos para sua transferência, recolhimento e eliminação.
( ) Princípio de Proveniência determina que os documentos originários de uma instituição, entidade ou pessoa devam ser mesclados aos de origem diversa, observando-se os critérios da ordem cronológica, de assuntos e do tipo de suporte no qual está registrada a informação.
Marque a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.
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