Questões de Arquivologia da Instituto Graça Aranha

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É o Conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico. Nesse conceito estamos falando de:

  • A.

    Preservação.

  • B.

    Conservação

  • C.

    Restauração

  • D.

    Notificação.

  • E.

    Fiscalização.

Marque a alternativa que mostra pela ordem as etapas necessárias para organização de arquivos:

  • A.

    Levantamento de dados, análise dos dados coletados, contratação de recursos humanos e implantação.

  • B.

    Análise dos dados coletados, planejamento e contratação de recursos humanos.

  • C.

    Levantamento de dados, planejamento, contratação de recursos humanos e acompanhamento.

  • D.

    Levantamento de dados, análise dos dados coletados, planejamento, implantação e acompanhamento.

  • E.

    Análise dos dados coletados, contratação de recursos humanos, planejamento e Levantamento de dados.

Este método de arquivamento é dividido em classes, conforme os assuntos, partindo-se do gênero para a espécie e desta para a minúcia. Oferece as mesmas possibilidades do método (Dewey) quanto ao agrupamento de assuntos, permitindo abertura ilimitada de classes, subclasses etc., porem é mais adequado para permitir a abertura de mais classes à medida que novas atividades forem surgindo. De qual método estamos falando:

  • A.

    Método decimal.

  • B.

    Método unitermo.

  • C.

    Método de indexação coordenada.

  • D.

    Método variadex.

  • E.

    Método duplex.

Considerando que na organização de um arquivo o material será arquivado visando o interesse da instituição a que ele serve, devendo ser adotados mecanismos que facilitem a busca, localização e recuperação da informação. Dadas as alternativas abaixo assinale quais são esses mecanismos:

  • A.

    Métodos de arquivamento.

  • B.

    Protocolo de arquivamento.

  • C.

    Avaliação de documentos.

  • D.

    Restauração de arquivamento.

  • E.

    Compactação de documentos.

A microfilmagem de arquivos obteve uma ampla propagação nos últimos tempos, e por esse motivo as instituições públicas e privadas utilizam-na em vários casos. Para os especialistas, este recurso:

  • A.

    É de grande utilidade em aplicações específicas na preservação de documentos essenciais sob o ponto de vista jurídico e histórico-cultural.

  • B.

    Torna mais barato o tratamento e a manutenção de acervos arquivísticos em suporte papel, fotográfico e videográfico.

  • C.

    Tem custos similares aos dos procedimentos mais convencionais.

  • D.

    É indicado somente para os arquivos correntes.

  • E.

    Torna bem mais caro o tratamento dispensado aos acervos arquivísticos.

Em um arquivo permanente, algumas iniciativas são importantes para a preservação dos documentos, como a confecção de folders, jaquetas, passepartouts e as caixas em cruz, que são soluções representativas para acondicionamento do tipo:

  • A.

    Primário.

  • B.

    Secundário.

  • C.

    Terciário.

  • D.

    Quaternário.

  • E.

    Especial.

As atividades dos arquivos correntes podem ser distribuídas em cinco setores distintos. O Setor que funciona como um centro de distribuição e redistribuição de documentos se refere a (ao):

  • A.

    Protocolo.

  • B.

    Expedição.

  • C.

    Arquivamento.

  • D.

    Empréstimo e Consulta.

  • E.

    Destinação.

Para que seja construído um arquivo físico necessita-se da análise de alguns aspectos. De acordo com as afirmativas abaixo, assinale a alternativa em que condiz com esses aspectos:

1. Localização: acessível (se for volumoso é preferível que seja no andar térreo devido ao peso)e que tenha capacidade de expandir-se.

2. Iluminação: ampla, mas, difusa, isto é, sem que tenha incidência direta do sol.

3. Arejamento: ventilação natural, constante e regulável.

4. Higienização: sem preocupação com limpeza, sem cuidado ou dedetização periódica.

5. Disposição: (lay out): espaço livre para locomoção; fácil consulta e conservação do acervo.

6. Segurança: contra incêndio, roubo, infiltrações etc.

  • A.

    Apenas as afirmativas 1, 2, 3, 5 e 6 estão corretas.

  • B.

    Apenas as afirmativas 1, 2, 4, 5 e 6 estão corretas.

  • C.

    Apenas as afirmativas 1, 3, 4, 5 e 6 estão corretas.

  • D.

    Apenas as afirmativas 2, 3, 5 e 6 estão corretas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão corretas.

Nas afirmativas abaixo citamos como as finalidades do Arquivo:

1. Guarda dos documentos que circulam na instituição, utilizando para isso técnicas que permitam um arquivamento ordenado e eficiente;

2. Garantir a preservação dos documentos, utilizando formas adequadas de acondicionamento, levando em consideração temperatura, umidade e demais aspectos que possam danificar os mesmos;

3. Atendimento aos pedidos de consulta e desarquivamento de documentos pelos diversos setores da instituição, de forma a atender rapidamente à demanda pelas informações ali depositadas;

Com base nas afirmativas, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente a afirmativa 1 esta correta.

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 3 estão corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas 1 e 2 estão corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 estão corretas.

  • E.

    As afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.

A gestão de documentos arquivísticos é um procedimento fundamental na vida de uma empresa pública ou privada. No que diz respeito a esse assunto, leia as afirmativas abaixo:

 I. São fases básicas da gestão de documentos: produção, utilização e destinação.

II. As estratégias da conservação se dão a partir e em conjunto com o trabalho da gestão.

III. Planejamento, organização, tratamento, elaboração de fluxo de documentos, com o objetivo de garantir a recuperação e acesso às informações contidas nos documentos de arquivo.

IV. O acervo de valor histórico, a ser guardado no arquivo permanente, não faz parte das técnicas para gestão de documentos.

Lidas as afirmativas, assinale a alternativa correta:

  • A.

    As afirmativas I e III estão corretas.

  • B.

    As afirmativas I e II estão corretas.

  • C.

    As afirmativas III e IV estão corretas.

  • D.

    As afirmativas I, II e IV estão corretas.

  • E.

    As afirmativas I, II e IV estão corretas.

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