Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Indique, entre as alternativas, a frase que melhor define um sistema de arranjo estrutural.
Arranjar documentos significa aplicar um conjunto de operações que, de acordo com as diferentes tipologias e atividades da entidade produtora, visam distribuir os documentos de um arquivo.
Um arquivo permanente decidiu confeccionar um inventá- rio que dê informações sumárias a respeito de um dos fun- dos. Para tal atividade é mister sistematizar, além das infor- mações referentes ao histórico e ao resumo do fundo, os dados relativos
ao assunto, data, tipologia, resumo, notação, forma, formato, gênero e espécie de cada item documental.
à espécie, emissor, destinatário, função, ação, datas tópica e cronológica, assinatura, notação e caracteres externos de cada item documental.
à produção, trâmite, arquivamento, seleção, descarte, microfilmagem e condições de arquivamento de cada série ou de cada item documental.
à categorização, datas-limite, quantidade, notação e forma de ordenamento de cada série.
ao funcionamento da instituição: horários, facilidades, endereço, condições e restrições à pesquisa.
É prática corriqueira, nas instituições brasileiras, a formação de grandes depósitos de massa documental acumulada, vulgarmente denominados "arquivo morto". Tais documentos
representam documentos sem nenhum valor jurídico ou histórico.
deveriam ser encaminhados ao Arquivo Nacional para realizar sua seleção.
De acordo com o Decreto 2.910, de 29 de dezembro de 1998, que estabelece normas para a salvaguarda de docu- mentos, materiais, áreas, comunicações e sistemas de infor- mação de natureza sigilosa, e dá outras providências, a elimi- nação de documentos públicos sigilosos
Você é o responsável pelo processo de eliminação de docu- mentos em um sistema municipal de arquivos de uma cida- de de pequeno porte e poucos recursos. Para realizar a tarefa, de acordo a legislação, você opta por
comercializá-los com fabricantes de papelão.
Como instrumentos de destinação, as tabelas de temporalidade
De acordo com a já citada Lei 8.159, de 08 de janeiro de 1991, a eliminação de documentos públicos de valor permanente
As fotografias resultantes de atividades desenvolvidas pelo poder público devem
constituir fundos diferentes, de acordo com o fotógrafo autor da imagem.
ser agregadas às demais fotografias, públicas ou priva- das, do mesmo assunto, constituindo-se coleções te- máticas.
sujeitar-se aos princípios e técnicas arquivísticos, estan- do perfeitamente inseridas no campo da arquivologia.
Você é contratado como consultor de uma instituição pública que vem enfrentando problemas com o crescimento desordenado de seu arquivo permanente. O diretor da instituição lhe pede que encaminhe soluções para o problema. Você, então,
A Gestão Eletrônica de Documentos (GED) é um conjunto de procedimentos informatizados, com a finalidade de
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