Questões de Arquivologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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No caso de documentos digitais, quando se fala que o formato deve preservar os dados, a estrutura do documento e toda a informação inerente contextual, é o mesmo que conceituar

  • A. autenticidade do documento.
  • B. estabilidade do formato.
  • C. acessibilidade.
  • D. especificidade do formato.
  • E. processabilidade.

Assinale a alternativa correta.

  • A. O arquivo permanente público, quando repositório do patrimônio histórico documental local, é o principal testemunho da história de um município.
  • B. A coleção formada por documentos acumulados no decorrer da trajetória de uma determinada comunidade constitui o patrimônio histórico-arquivístico dessa comunidade.
  • C. A preservação do patrimônio cultural de uma determinada comunidade não significa a preservação da memória dessa mesma comunidade.
  • D. Para a efetiva preservação dos documentos de arquivo, é fundamental manter distância entre os acervos e a sociedade.
  • E. À medida em que o cidadão se aproxima do arquivo público, mais se distancia do conhecimento de sua identidade cultural.

O Brasil é um país continente e está dividido em 27 unidades da federação. Possui mais de 5 500 municípios, mas está muito longe de possuir a mesma quantidade de arquivos públicos municipais. É necessário conscientizar cidadãos e autoridades da importância dos arquivos públicos municipais para a construção da memória, a preservação da identidade histórica e cultural da comunidade e a

  • A. transparência legislativa.
  • B. boa governança.
  • C. implementação de programas estaduais de gestão documental.
  • D. implantação de políticas públicas arquivísticas nos Estados.
  • E. manutenção das bibliotecas municipais.

O conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou guarda permanente, chama-se

  • A. GED – Gerenciamento Estratégico de Documentos.
  • B. GED – Gerenciamento Eficaz de Documentos.
  • C. GED – Gerenciamento Espacial de Documentos.
  • D. GED – Gerenciamento Específico de Documentos.
  • E. GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

O Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo da Administração Pública Federal é conhecido pela sigla

  • A. SIGA.
  • B. SIGED.
  • C. SIDARQ.
  • D. SIGARQ.
  • E. SIDOC.

Nas instituições públicas predomina um modelo de sistema de organização de arquivos em que o documento público é controlado desde a sua produção. Tal sistema é conhecido como

  • A. Teoria das Três Correntes.
  • B. Teoria das Três Vidas.
  • C. Teoria dos Três Ciclos.
  • D. Teoria das Três Idades.
  • E. Teoria dos Três Arquivos.

O método de arquivamento alfabético mais simples refere-se ao nome de pessoas e ao nome de empresas ou razões sociais. Os títulos e graus de parentesco, abreviados ou não, acadêmicos, que antecedem ou seguem o nome, tais como: Filho, Jr., Dr., etc., devem ser

  • A. colocados exatamente da maneira como são normalmente escritos.
  • B. colocados no final, entre parênteses.
  • C. ser totalmente desconsiderados no arquivamento.
  • D. colocados na frente, porém, entre parênteses.
  • E. colocados no final, separados por um hífen.

Sobre a conservação e preservação de documentos, pode-se afirmar que

  • A.

    os agentes físicos causadores da degradação de documentos são: umidade e temperatura, poeira, fungos e ácaros.

  • B.

    a preservação de documentos de uma biblioteca circulante requer uma política restritiva de acesso para impedir o desgaste pelo manuseio do acervo.

  • C.

    a conservação do acervo de uma biblioteca é realizada por meio de procedimentos de restauração preventiva e curativa.

  • D.

    a degradação de documentos por fatores extrínsecos é causada por: agentes físicos, agentes biológicos, ação humana e condições circunstanciais.

  • E.

    o IPHAN é a instituição que estabelece, entre outras ações, as políticas de preservação e conservação do acervo de bibliotecas brasileiras.

São vários os métodos de arquivamento existentes: alfabético, numérico e alfanumérico. O método mais utilizado nas secretarias escolares para classificar o nome dos alunos é o alfabético. Um dos procedimentos, dentre outros, da organização por ordem alfabética é

  • A.

    colocar o último sobrenome em segundo lugar.

  • B.

    considerar para arquivamento títulos e graus de parentesco.

  • C.

    separar sobrenome composto por substantivo e adjetivo.

  • D.

    considerar conectivos: de, do e da na ordenação.

  • E.

    considerar palavra por palavra, letra por letra, até o final da palavra.

Com frequência, é preciso fazer a verificação das condições dos arquivos, a fim de realizar a transferência de documentos. Com a verificação e análise do documento, será possível definir o seu destino: se vai para o arquivo inativo ou morto, ou permanece no arquivo ativo. É correto afirmar que os processos de transferência de documentos são classificados em:

  • A.

    periódico; permanente; diário.

  • B.

    esporádico; permanente; diverso.

  • C.

    diverso; esporádico; diário.

  • D.

    periódico; diverso; esporádico.

  • E.

    diverso; periódico; permanente.

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