Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Artes - Teoria em Arte - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Pillotto e Mognol (In: Oliveira, 2007), o espaço educativo reflete concepções pedagógicas e discursos, constituindo-se em elemento significativo do currículo.
Para as autoras, seria importante para todos a apropriação das questões que se referemao desenho arquitetônico.
à estética da recepção.
à estética do espaço.
ao desenho técnico.
à estética educacional.
No princípio de que século surgiu a Dança Moderna?
XVIII.
XIV.
XV.
XX.
São dois tipos de obras audiovisuais:
pinturas e vídeos.
vídeos e filmes.
músicas e vídeos.
instalações e fotografias.
Uma obra audiovisual é uma produção de arte que articule
imagem, som e movimento.
gesto e ritmo.
sons e ritmos.
corpo e espaço.
Instalação é uma obra que
utiliza uma tela como suporte.
organiza os elementos em um ambiente.
é bidimensional, composta com materiais variados.
articula simultaneamente imagem, som e movimento.
Artes - Dança (ver na matéria Dança) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De origem angolana, é uma dança que acrescentou os golpes de luta à sua origem lúdica de imitação dos animais. Os descendentes afros escravizados simulavam uma dança para treinar esses tipos de golpes; com o tempo (...) passou a integrar a música popular brasileira com seus berimbaus e atabaques. O canto também se dá na forma responsorial, em que o mestre improvisa um verso e o coro responde alternadamente. (Almeida & Pucci, 2003).
O parágrafo descrevea congada.
o reisado.
o cacuriá.
a ciranda.
a capoeira.
Uma obra tridimensional é caracterizada por:
largura, altura e profundidade.
som, movimento e duração.
uso de pedra sabão.
utilização de goiva, lixa e ácidos.
Artes - Dança (ver na matéria Dança) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Como característica predominante das danças indígenas, encontra-se
seu sentido ritualístico, celebrando momentos importantes da comunidade.
o acompanhamento por melodias maliciosas e brejeiras, que falam do amor.
a dança de roda com cantigas que falam da vida infantil.
a origem da comunidade no trabalho rural, sobre os instrumentos e os ciclos da plantação.
seu caráter profano, ligado ao dia a dia da convivência na aldeia e nas relações entre homens e mulheres.
Artes - Dança (ver na matéria Dança) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Salles (2007) cita o bailarino e coreógrafo Alwin Nikolais:
Coreografar para outra pessoa é como entregar a alguém um punhado de areia. Muita coisa se perde. Mas a gente aprende a se contentar com uma percentagem razoável.
A frase remete
ao exercício da coreografia, que trabalha com o planejamento da dança, mas não com sua prática.
à profissão do coreógrafo, isolada das outras instâncias na produção do espetáculo de dança.
às dificuldades do coreógrafo para se fazer entender para os bailarinos.
à característica coletiva do trabalho da dança que mostra uma rede criadora densa e complexa graças à interação.
à inexistência de uma gramática coreográfica que permita anotar movimentos que possam ser compreendidos e lidos.
Artes - Dança (ver na matéria Dança) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Fundindo os cortejos festivos africanos e imitação dos autos portugueses para Nossa Senhora do Rosário, é uma dança dramática que acontece em Pernambuco, atualmente no Carnaval. Personagens principais são Rei, Rainha, Dama do Paço e baianas. Estas últimas carregam a calunga, boneca de pano e madeira de origem religiosa proveniente dos cultos fetichistas dos avós africanos. A dança apresenta movimentos coreográficos elaborados e vestimentas com fortes significados. Trata-se de
congada.
capoeira.
maracatu.
ciranda praieira.
cirandinha.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...