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A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco Encontro das Águas (c. 1894) , de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.
Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.
É possível identificar, na pintura Encontro das Águas, características do estilo neoclássico, tanto em sua temática, quanto na representação das personagens de uma perfeição realista idealizada.
Criatividade é uma característica própria da condição humana de criar, inovar, inventar, também no campo artístico. Com relação a essa assertiva, julgue os seguintes itens, relativos aos critérios de definição de criatividade.
A manifestação de abertura e fluidez de pensamento e a capacidade de associar várias idéias a objetos caracterizam o estado receptivo, traço marcante do espírito criativo.
Nos museus de arte, há obras de arte que podem ser vistas e apreciadas pelos visitantes. Durante uma visita guiada ao museu, o professor deve orientar os alunos a
respeitar as faixas de segurança que indicam a distância mínima que se deve manter de uma obra de arte, que não deve ser tocada.
a se separarem na entrada do museu e, apenas na saída, formar novamente o grupo.
ouvir atentamente às suas explicações sobre cada obra, que devem ser dadas em voz alta, de forma que todos os alunos ouçam.
a apreciar rapidamente cada obra, para se evitarem tumultos.
A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco Encontro das Águas (c. 1894) , de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.
Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.
As pinturas em apreço mostram nitidamente personagens típicos do imaginário e da cultura da região amazônica e brasileira em um cenário característico da Europa Ocidental.
Criatividade é uma característica própria da condição humana de criar, inovar, inventar, também no campo artístico. Com relação a essa assertiva, julgue os seguintes itens, relativos aos critérios de definição de criatividade.
Análise é a capacidade humana de harmonizar pensamentos, sensibilidade, percepção e personalidade, regra essencial para a atividade criativa.
É correto afirmar que o período da Reforma e Contra-Reforma coincide com as obras de:
A Semana de Arte Moderna, também conhecida por Semana de 22, foi um dos principais movimentos artísticos do século XX no Brasil. Com relação a esse movimento, julgue os próximos itens.
As principais características da produção artística realizada no contexto da Semana de 22 foram a renovação da linguagem, a experimentação, a liberdade criadora e a ruptura com o passado.
Criatividade é uma característica própria da condição humana de criar, inovar, inventar, também no campo artístico. Com relação a essa assertiva, julgue os seguintes itens, relativos aos critérios de definição de criatividade.
Considerada como um potencial compatível com a ordem social, a originalidade é um dos componentes do pensamento concordante, importante no processo criativo.
A Semana de Arte Moderna, também conhecida por Semana de 22, foi um dos principais movimentos artísticos do século XX no Brasil. Com relação a esse movimento, julgue os próximos itens.
Os movimentos artísticos que irromperam durante a Semana de Arte Moderna advinham exclusivamente do campo das artes visuais.
"O Belo manifesta-se [...] por intermédio dos juízos estéticos ou juízos de gosto, fundamentados na satisfação interior, desinteressada, de caráter contemplativo, proveniente das representações ou intuições". Essa afirmação de Benedito Nunes em Introdução à filosofia da arte, refere-se à definição da experiência estética na obra do filósofo
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