Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Uma das grandes contribuições da cultura indígena para nossa sociedade atual é: ____________________ Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE o texto acima.
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O construtor de Brasília, a cidade projetada como a de arquitetura mais arrojada do mundo moderno, foi:
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O autor da Pequena dançarina de 14 anos é o escultor
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
A praça Maria Aragão, localizada na cidade de São Luís, é um espaço construído a partir de um projeto arquitetônico do ilustre Oscar Niemeyer, reconhecido nacional e internacionalmente. Assinale a característica que marca suas obras.
A ordem dórica é uma forma de manifestação da arte clássica, que se caracteriza por apresentar edificações:
austeras, com as colunas apresentando capitéis simples e praticamente sem adornos
adornadas, marcadas pelo gosto virtuoso do povo espartano
austeras, com a colunata composta com folhas de acanto
adornadas, mas sem o pórtico arrematado pelo frontão triangular
extremamente adornadas, apresentando colunata cujos capitéis têm volutas e folhas de acanto
A arte na escola tem como função formar o cidadão decodificador e fruidor da obra de arte. É através do aprendizado da leitura de imagens que o professor desenvolve na criança a capacidade de decodificação da gramática visual. Ao acompanhar a seqüência de touros feita por Pablo Picasso, percebe-se que, mesmo ao fazer uma redução de cada detalhe visual a seu mínimo irredutível, ainda é possível identificar a forma do animal. Para Dondis (2000), a simplificação que busca um significado mais intenso e condensado, na verdade, nada mais é do que um processo de:
continuidade.
segregação.
configuração.
desequilíbrio.
abstração.
Toda criança tem a necessidade de movimentar-se, de forma intensa, com ações no seu dia-a-dia. Pular, correr, subir, descer e girar são atividades dinâmicas que fazem parte de uma experimentação do corpo para obter o domínio e, principalmente, a construção da sua autonomia. A escola tem a função de fazer a criança compreender sua capacidade de movimento e como seu corpo funciona, para poder usá-lo de forma inteligente, responsável, autônoma e sensível. De acordo com os PCN, a ação física é necessária para que a criança harmonize de maneira integradora as potencialidades:
psicológicas, verbais e motoras.
afetivas, verbais e simbólicas.
históricas, motoras e afetivas.
motoras, afetivas e cognitivas.
cognitivas, simbólicas e verbais.
Considerando o texto acima, e a classificação semiótica das formas de representação, julgue os itens que se seguem.
Índices são meios de representação que mantêm uma relação direta e causal com o objeto representado.
Considerando o texto acima, e a classificação semiótica das formas de representação, julgue os itens que se seguem.
Apagar e acender uma lanterna ou um simples assobiar podem ser considerados símbolos, pois são representações baseadas em convenções, que podem evocar um objeto, uma situação ou uma instituição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...