Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o desenho abaixo, assinale a alternativa que indica o significado correto das letras indicadas
P1 indica uma Colina; P2 indica uma Cota (pequena elevação); P3 indica Terreno pouco inclinado.
P1 indica uma Cota (pequena elevação); P2 indica uma Colina; P3 indica Terreno pouco inclinado.
P1 indica Terreno pouco inclinado; P2 indica uma Colina; P3 indica uma Cota (pequena elevação).
P1 indica uma Colina; P2 indica Terreno pouco inclinado; P3 indica uma Cota (pequena elevação).
P1 indica Terreno pouco inclinado; P2 indica uma Cota (pequena elevação); P3 indica uma Colina.
"Os estímulos que causam as sensações cromáticas estão divididos em dois grupos: os das cores-luz e o das cores- pigmento. Cor-luz ou luz colorida é a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca. Sua expressão máxima é a luz solar, por reunir, de forma equilibrada todos os matizes existentes na natureza. Cor-pigmento é a substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela."
(Israel Pedrosa, 1980)
De acordo com a definição de Cor-luz e Cor-Pigmento, acima citada e analisando as figuras abaixo, assinale a alternativa CORRETA.
A ilustração 1 representa o conceito de cor-pigmento
A ilustração 1 representa o conceito de cor-pigmento e cor-luz, respectivamente.
A ilustração 2 representa o conceito de cor-luz e cor-pigmento, respectivamente.
A ilustração 2 representa o conceito de cor-luz e cor-pigmento, respectivamente.
A ilustração 1 representa o conceito de cor-luz e a ilustração 2, cor-pigmento, respectivamente.
Artes - Área: Gráfica/Desenho/Desenhista - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Responda às questões de n° 15 e de n° 16, usando as figuras abaixo como referência.
Um desenhista para representar a planta baixa (7,00x3,15m) dada em uma folha de papel A4, usando a escala 1/50, ficaria respectivamente com as dimensões no desenho de.
14 x 6,3cm.
7 x 3,15cm.
9,33 x 4,2cm.
7 x 3,15m.
14 x 6,3m.
Um profissional deverá fotografar um espetáculo de dança em ambiente de baixa luminosidade, durante o qual será proibida a utilização de flashes ou quaisquer outras fontes de iluminação alheias ao próprio espetáculo.
Com relação à situação apresentada, julgue os itens seguintes.
A utilização de velocidades lentas do obturador compensa o uso de um filme de sensibilidade média. Porém, é adequado o uso de tripé se a velocidade utilizada for inferior a s, para se evitar que a máquina seja movimentada e produza uma fotografia borrada.Analise e identifique cada um dos símbolos usados em projetos topográficos, segundo a NBR 13133/1994.
I=curvas de nível, II= cerca mista, III= eixo, IV= construção de madeira, V= luminária, VI=estrada de ferro.
I= caminho, II= eixo, III= guia, IV= lagoa , V= poste, VI=alinhamento indefinido.
I= caminho, II= valeta, III= tubo, IV= construção alvenaria , V= torre de alta tensão, VI=cerca de madeira.
I= estrada pavimentada, II= cerca de arame, III= alinhamento indefinido, IV= construção alvenaria, V= poste, VI=cerca viva.
I= estrada pavimentada, II= cerca viva, III= cerca de madeira, IV= torre de alta tensão, V= luminária, VI=guia.
"Apesar da identidade básica de funcionamento dos elementos no ato de provocar a sensação colorida (os objetos físicos estimulando o órgão visual), a cor apresenta uma infinidade de variedades, geradas por particularidades dos estímulos, dizendo mais respeito à percepção do que à sensação. Assim, guiados pelos dados perceptivos, os estudiosos do assunto propuseram uma classificação e nomenclatura das cores, segundo suas características e formas de manifestação."
(Israel Pedrosa, 1980).
Relacione as palavras-chaves da coluna à esquerda (classificação) com as descrições à direita (conceito).
Assinale a alternativa CORRETA.
1E - 2A - 3D - 4C - 5B - 6F
1D - 2A - 3E - 4C - 5F - 6B.
1A - 2D - 3E - 4C - 5B - 6F.
1B - 2A - 3C - 4E - 5D - 6F.
1C - 2E - 3A - 4F - 5B - 6D.
Artes - Área: Gráfica/Desenho/Desenhista - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Responda às questões de n° 15 e de n° 16, usando as figuras abaixo como referência.
Identifique os possíveis erros, caso existam, no CORTE AB representado do 1° pavimento de acordo com a planta baixa acima e marque a alternativa correta, desconsidere a representação dos outros pavimentos.
Não estar faltando nada ser representado no corte.
Está faltando ser representada a janela J3 do BWC.
Está faltando a porta P2 ser representada.
Não devia estar aparecendo a porta P1.
Está faltando ser representada a janela J3 e a janela J2.
A objetiva, considerada o olho da câmera, tem muitas funções importantes para a fotografia, sendo uma delas a de determinar quanto do mundo em frente ao fotógrafo aparecerá na foto. Assim, entender como usar uma objetiva é essencial para o ato fotográfico. A respeito da importância e das especificidades dos diversos tipos de objetivas, julgue os itens seguintes, considerando o uso dessas objetivas em uma máquina monoreflex de 35 mm.
Uma ultrateleobjetiva isola um detalhe distante e permite que ele preencha toda a foto. Por isso, ela é indicada para fotografar o rosto de alguém que está muito distante da máquina fotográfica.
Analise os textos inseridos nos quadros dados, identificando os tipos de letras usados, segundo a classificação:
Conforme sua classificação, assinale a alternativa abaixo.
II, IV, I, III.
I, IV, II, III.
I, III, II, IV.
II, III, I, IV.
II, IV, III, I.
PARA A QUESTÃO 16, LEIA O TEXTO A SEGUIR.
Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa que corresponde às três facetas da Proposta Triangular.
A criação, a leitura da obra e a contextualização.
O desenho de ornatos, o desenho geométrico e o canto orfeônico
O produto dos trabalhos em arte, os trabalhos manuais e o esquema de luz e sombra
Noções de proporção e perspectiva, esquema de luz e sombra e construções gráficas para ilustrar as aulas.
O conhecimento do professor acerca de arte, a habilidade manual, a organização dos alunos e a memorização do aluno a cerca dos grandes artistas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...