Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O jogo teatral é:

  • A.

    procedimento lúdico sem regras explícitas;

  • B.

    anterior ao jogo dramático;

  • C.

    igual ao faz-de -conta;

  • D.

    posterior ao jogo dramático;

  • E.

    desvinculado da platéia.

Dentre as alternativas abaixo, a que se refere à improvisação teatral é:

  • A.

    exclusiva para o teatro profissional;

  • B.

    princípio metodológico comum às diferentes abordagens do teatro / educação;

  • C.

    referência indispensável para os figurinistas;

  • D.

    metodologia que já caiu em desuso;

  • E.

    metodologia recente para a formação do ator.

O estudo sobre a emergência da função simbólica na criança, e que contribuiu para o reconhecimento da importância do jogo dramático e da linguagem teatral, foi desenvolvido por:

  • A.

    Ingrid Koudela;

  • B.

    Viola Spolin;

  • C.

    Herbert Read;

  • D.

    Peter Slade;

  • E.

    Jean Piaget.

"Não existe motivo algum que justifique o uso de música medíocre na educação. Um material musical de proveniência duvidosa pode fazer fracassar um correto trabalho pedagógico, realizado com métodos intocáveis. Tratemos, pois, de oferecer às crianças, música da melhor qualidade" (Gainza, 1963). Essa afirmação se justifica:

  • A.

    porque somente a "boa música" é digna de ser divulgada em sala de aula;

  • B.

    porque a música de má qualidade não trabalha o ritmo e nem a afinação dos alunos;

  • C.

    pela idéia da música como forma de comunicação e, portanto, capaz de intervir na emoção dos alunos;

  • D.

    porque a "boa música" melhora o dom musical dos alunos;

  • E.

    pela idéia da música como "ordem matemática" e, portanto, imprescindível ao desenvolvimento do raciocínio do aluno.

No estudo da forma musical, as cadências são consideradas:

  • A.

    uma progressão de quatro acordes;

  • B.

    "pontos de descanso", um tipo de pontuação musical que sinaliza os finais de frases;

  • C.

    a "levada" de uma música, seu ritmo acentuado;

  • D.

    o mesmo que melodia;

  • E.

    um "conjunto" de quatro compassos.

O timbre, considerado a "cor" do som, é constituído pelos seguintes elementos:

  • A.

    combinação de seus harmônicos, forma da nota ouvida e sua ressonância;

  • B.

    apenas pela combinação de seus harmônicos;

  • C.

    forma da nota ouvida e sua ressonância;

  • D.

    o grave e agudo do som;

  • E.

    madeira, sopro, cordas e percussão.

Todas as palavras guardam um ritmo na sua pronúncia. Quando compomos, aproveitamos este ritmo. Observe estas palavras: mãe, príncipe, pneuma, fala. Escolha o ritmo que melhor reproduz seu som falado, em notação musical:

  • A.

    semínima com dois pontos, semicolcheia e colcheia / semínima pontuada e duas semicolcheias / semicolcheia, semínima, colcheia pontuada (e acentuada) e fusa / mínima e semínima;

  • B.

    duas mínimas (sendo a primeira acentuada) e uma colcheia / semínima pontuada (e acentuada) e duas semicolcheias / fusa, colcheia com dois pontos, semínima e semicolcheia / duas semínimas (sendo a primeira acentuada);

  • C.

    mínima e semínima (acentuada) / colcheia com dois pontos, semínima e duas fusas (sendo a primeira acentuada) / semicolcheia, colcheia pontuada (e acentuada) ; duas mínimas (sendo a primeira acentuada) e uma colcheia.

  • D.

    semínima pontuada, fusa e colcheia / colcheia, semicolcheia (acentuada), semínima e fusa / quatro semicolcheias (sendo a primeira acentuada) / mínima e semínima;

  • E.

    semínima com dois pontos e semicolcheia / duas semicolcheias (sendo a primeira acentuada) e uma colcheia / semicolcheia, colcheia pontuada (e acentuada) e semicolcheia / duas semínimas (sendo a primeira acentuada).

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) Música medieval

 (2) Música renascentista

(3) Música barroca

 (4) Música clássica

(5) Romantismo

(6) Música do século XX

 ( ) Tem, como maiores representantes, Haydn e Mozart, além de algumas composições de Beethoven. Grande desenvolvimento da orquestra e, pela primeira vez na história da música, os instrumentos passaram a ter mais importância do que a voz. Uma música leve, com clareza de tessitura e, principalmente, homofônica. Grande equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade.

 ( ) Liberdade de forma e de concepção na música. Expressão intensa e vigorosa da emoção dos compositores: seus pensamentos e sentimentos, inclusive suas dores. Tessituras mais densas, modulações ousadas, harmonias mais ricas. Grande virtuosismo técnico, sobretudo dos pianistas e violinistas.

 ( ) Cantochão, Organum, Motetos, Danças, Canções, Ars Antiqua e Ars Nova

( ) Impressionismo; Nacionalismo; Influências jazzísticas; Politonalidade; Atonalidade; Expressionismo; Pontilhismo; Serialismo; Neoclassicismo; Microtonalidade; Música Concreta; Música Eletrônica; Serialismo total; Música aleatória.

 ( ) Uma época de grandes descobertas e explorações, devotada ao saber e à cultura, particularmente às idéias dos antigos gregos e romanos. Início das composições para instrumentos e grande desenvolvimento da polifonia coral. Músicas exuberantes: ritmos enérgicos as impulsionam para frente e as melodias são tecidas em linhas extensas e fluentes.

( ) No século XVII, desenvolveu-se o sistema tonal, a invenção de novas formas e configurações (inclusive a ópera, o oratório, a fuga, a suíte, a sonata e o concerto) e a orquestra, c

  • A.

    1, 3, 5, 2, 4, 6;

  • B.

    6, 4, 5, 2, 3, 1;

  • C.

    3, 5, 6, 2, 1, 3;

  • D.

    4, 5, 1, 6, 2, 3;

  • E.

    2, 5, 6, 1, 4, 3.

Acerca dos tipos e das características dos papéis e a respeito da relação papel-máquina e papel-tinta, julgue os itens abaixo.

Papéis revestidos são aqueles que possuem um tratamento superficial à base de minerais e que permitem a impressão de retículas de lineatura muito alta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos tipos e das características dos papéis e a respeito da relação papel-máquina e papel-tinta, julgue os itens abaixo.

Algumas características dos papéis, como o sentido das fibras, afetam diretamente o seu comportamento durante o processo de impressão. Para evitar transtornos durante esse processo, os papéis devem ser dispostos com o sentido das fibras perpendicular aos cilindros.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...