Lista completa de Questões de Artes Cênicas da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, relativos à história, à estrutura e ao método de ensino-aprendizagem de Kurt Jooss.
O trabalho desenvolvido por Jooss ficou limitado ao seu tempo; sua influência não afetou o desenvolvimento da dança moderna como um todo em outros lugares e também não afetou a contemporaneidade da dança, como ocorreu com o método Laban.
Julgue os itens que se seguem, relativos à história, à estrutura e ao método de ensino-aprendizagem de Kurt Jooss.
Kurt Jooss ficou em terceiro lugar no concurso de coreografia promovido pelo Archive Internationale de la Danse, em Paris, com a coreografia A Mesa Verde, coreografada com os princípios da pura Ausdruckstanz.
Julgue os itens que se seguem, relativos à história, à estrutura e ao método de ensino-aprendizagem de Kurt Jooss.
A polêmica do expressionismo causou embaraço para certos artistas, os quais buscaram uma nova estética, denominada nova objetividade, de caráter nada conciliador. Kurt Jooss se enquadrou nessa nova estética e se afastou totalmente dos princípios expressionistas da dança.
Julgue os próximos itens, referentes ao método de Klauss Vianna e à sua contribuição para a dança no Brasil.
A técnica de Klauss Vianna estabelece uma nova maneira de pisar o solo, que mesmo sem as sapatilhas de ponta, favorece o deslizamento e o andar aéreo sem o envolvimento com o chão.
Julgue os próximos itens, referentes ao método de Klauss Vianna e à sua contribuição para a dança no Brasil.
A teoria da harmônica incoerência defendida por Klauss Vianna está diretamente relacionada com o princípio da oposição nos movimentos, adotada nas escolas de dança moderna, tanto alemãs quanto norte-americanas. Para ele todo gesto é resultado da oposição de dois conceitos, formando a lei da harmônica incoerência; se este gesto é analisado de um só ângulo, mas unido ao todo, surge a harmonia.
Julgue os próximos itens, referentes ao método de Klauss Vianna e à sua contribuição para a dança no Brasil.
Segundo a técnica de Klauss Vianna, a visão do espaço deve ser bastante singular, pois, antes de se começar qualquer trabalho corporal, é necessário incorporar o espaço a ser utilizado e reconhecer os seus limites internos, seja em sala de aula, no palco ou ao ar livre. Caso contrário, as intenções do movimento dispersam-se e perdem sua força.
Assinale a opção que corresponde à representação de um espetáculo de dança popular da Bahia.
O Cinema Novo foi o principal e o mais conhecido movimento cinematográfico do Brasil. Acerca desse importante movimento, assinale a opção correta.
Foi lançado no início dos anos 60 do século XX por dois dos grandes estúdios brasileiros: Atlântida e Vera Cruz, com o objetivo de criar uma identidade própria para o cinema nacional.
Teve início no final dos anos 50 do século XX e caracterizouse pelo enfoque social, retratando, no início, o Brasil rural e, depois, o Brasil urbano. Sua principal referência foi Glauber Rocha.
Foi um movimento que, nascido no início dos anos 60 do século XX a partir das bases operárias brasileiras, pretendia usar o cinema como instrumento para a afirmação do comunismo.
Foi desencadeado por cineastas paulistas que, diante da concorrência com o cinema carioca, considerado demasiadamente popular, buscavam maior compromisso intelectual em relação aos temas abordados.
Em relação às concepções de corpo presentes na cultura, julgue os itens subseqüentes.
De acordo com Mauss (1974), os gestos e os movimentos corporais são técnicas criadas pela cultura, passíveis de transmissão entre gerações e imbuídas de significados específicos.
Em relação às concepções de corpo presentes na cultura, julgue os itens subseqüentes.
O aprendizado cultural ocorre de forma exclusivamente cognitiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...