Lista completa de Questões de Artes Cênicas da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Dama do Lotação é um filme brasileiro baseado no conto de um dos maiores escritores nacionais. O filme de 1978 é a 6ª maior bilheteria da história do cinema brasileiro. A Dama do Lotação conta a história de Solange (vivida por Sônia Braga, no auge de sua fama e beleza) e de Carlos, que se casam depois de namorarem desde jovens. Na noite de núpcias, Solange resiste ao seu marido, que, impaciente, acaba estuprando-a. Apesar de ainda o amar, Solange, traumatizada, decide não querer mais nada com seu marido. Para se satisfazer, ela começa a fazer sexo com homens que não conhece, que encontra andando de lotação (espécie de micro-ônibus que faz transporte público). De que escritor é ADama do Lotação?
Jorge Amado.
Érico Veríssimo.
Nelson Rodrigues.
Carlos Drummond deAndrade.
Gilberto Freyre.
Sobre o Teatro de Revista, muito famoso até meados da década de 1950, no Brasil, pode-se afirmar:
Foi um gênero de teatro popular que tinha como características principais a apresentação de números musicais, apelo à sensualidade e a comédia leve com críticas sociais e políticas da época.
Eram novelas em quadrinhos que utilizavam, em lugar dos desenhos, fotografias, para contar, sequencialmente, uma história. Representavam a ideia de uma imprensa popular feminina, com milhões de leitores de histórias publicadas em revistas com grande circulação nacional.
Uma das mais importantes produções desse gênero foi o filme Alô, Alô, Carnaval, estrelado por Carmem Miranda.
Os Teatros de Revista mais importantes foram a Super Novelas Capricho, Sétimo Céu, Grande hotel e Fascinação.
Foi um gênero de cinema brasileiro que surgiu em São Paulo e contou com uma numerosa produção. Suas principais características estavam em trazer alguns elementos da chanchada e fortes doses de erotismo.
O Auto da Compadecida, é uma peça teatral em forma de auto (gênero em que a moral é um elemento decisivo no destino dos personagens), em três atos, escrita em 1955 pelo autor brasileiro Ariano Suassuna. Em 1962, foi considerada pelo crítico Sábato Magaldi o texto mais popular do moderno teatro brasileiro. Em 1999, o Auto da Compadecida foi apresentado como uma minissérie e, em 2000, foi adaptado para o cinema. Em que consiste o enredo dessa obra?
Conta a história de dois personagens pelo sertão, amigos de infância. Ambos se juntam a um bando de jagunços por vingança a uma morte na família. Para isso,umdeles fazumpacto com o diabo.
Narra as aventuras de dois sertanejos, um deles pobre e mentiroso e seu amigo, um covarde, mas inocente e de bom coração, na luta pelo pão de cada dia. Depois de enganarem a todos na pequena cidade em que vivem, atraem a ira de um temido cangaceiro e, ao irem para o purgatório, negociam a redenção.
Consiste na luta de diversos tipos bem característicos, que estão em um lugar imaginário, por um lugar no céu. Cada personagem discute com o Diabo e com o Anjo para onde irá. No final, o principal personagem fica no cais, o que nos transmite a ideia de que era uma pessoa bastante simples e humilde, mas que havia pecado.
Conta a história de uma família de retirantes do sertão brasileiro condicionada à dura vida, diante de problemas como a seca, a pobreza e a fome e, dessa forma, a procurar meios de sobrevivência, tendo uma relação bem forte com o Brasil atual.
Consiste no itinerário do retirante nordestino, que parte do sertão paraibano em direção ao litoral, em busca de sobrevivência, devido à seca e às precárias, se não insustentáveis, condições de vida, para a esmagadora maioria da população. É dividido em duas partes: antes de chegar em Recife e depois. Antes de chegar chamamos de caminho ou fuga da morte; e depois em o presépio ou encontro da vida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...