Questões sobre Linguagens em Artes Visuais

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“Onde está o desenho? Nas placas de trânsito, nos mapas, nas estampas de roupa, nas plantas de prédios, nas ilustrações, em projetos de todos os objetos de criação humana. O desenho é uma maneira de brincar no mundo, pensar o mundo, de estar no mundo, de se comunicar. O desenho pode ser um meio rápido de expressar algo ou uma modalidade elaborada de expressão artística.” (BARBIERI, 2012, p. 85).
A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

    A) Os rabiscos das crianças trazem informações que possibilitam ações pedagógicas para o professor.

    B) As crianças podem desenhar juntas num mesmo suporte, compartilhando as histórias que inventam.

    C) O desenho traz um prazer visual e motor – o fazer e o ver integrados em um momento de criação.

    D) As reproduções de desenhos estereotipados estimulam a criança a criar o seu próprio desenho.

Para se obter efeitos artísticos em fotos existem vários recursos de manipulação de imagens disponíveis nos softwares de tratamento de imagem e de edição. Um deles é a solarização, que consiste na

    A) inversão dos valores tonais de algumas áreas da imagem fotográfica.

    B) aplicação de filtro brilhante na imagem.

    C) aplicação de filtro shining.

    D) eliminação das cores na imagem.

    E) subexposição da imagem.

Atualmente, é muito comum o diretor de fotografia optar por fotografar o sujeito perfeitamente em foco, mas com o fundo fora de foco. Para se conseguir esse efeito, o profissional deve usar

    A) o diafragma na abertura mais fechada possível.

    B) câmeras com sensores de tamanho reduzido.

    C) o zoom em seu fechamento máximo e afastar a câmera do sujeito.

    D) lente com distância focal fixa distante do sujeito.

    E) um filtro polarizador.

Na iluminação básica de um set para captação de imagem de um depoente, a expressão “luz de preenchimento”, ou fill light, refere-se à luz

    A) que ilumina as áreas escuras no fundo da imagem.

    B) lateral.

    C) posicionada por trás do sujeito.

    D) posicionada no eixo central entre a câmera e o sujeito.

    E) posicionada do lado oposto ao eixo da luz-chave (key light).

Os antigos filmes possuíam um número referente ao ISO, que fazia referência à sensibilidade do filme à luz. Na era digital, o ISO refere-se à sensibilidade do sensor da câmera, e não mais do filme. Portanto, ao usarmos uma configuração de ISO de número muito elevado ocorrerá o aumento

    A) na quantidade de ruído na imagem.

    B) da sensibilidade do foco.

    C) do bracketing da câmera.

    D) da necessidade do uso do flash.

    E) da velocidade do obturador.

Durante sessão de registro de imagem em que diferentes fontes de luz estão presentes, é comum resultados em que partes da imagem fiquem azuladas, ou amareladas, dependendo da temperatura de cor da iluminação natural ou artificial. Nesse tipo de reportagem, em geral, a equipe leva um equipamento de luz artificial. No caso, a equipe tinha disponível apenas um refletor com lâmpada de tungstênio, de 1.000 W; e a entrevista foi realizada na hora do almoço, em um escritório com a janela permitindo a entrada da luz do sol. Para conseguir uma imagem com as cores equilibradas, o responsável pela fotografia deve

    A) colocar uma gelatina CTO no refletor e ajustar o White Balance para “luz do dia”.

    B) colocar uma gelatina CTO no refletor e ajustar o White Balance para “luz de tungstênio”.

    C) colocar uma gelatina CTB no refletor e ajustar o White Balance para “luz de tungstênio”.

    D) colocar uma gelatina CTB no refletor e ajustar o White Balance para “luz do dia”.

    E) deixar o refletor sem gelatina e ajustar o White Balance para “luz de tungstênio”.

As câmeras fotográficas profissionais permitem a gravação das fotos no cartão de memória nos formatos RAW, JPEG ou ambos, simultaneamente. Com relação a esses formatos,

    A) a imagem armazenada no formato RAW é comprimida para economizar espaço.

    B) a imagem no formato JPEG ocupa mais espaço no cartão de memória do que uma imagem no formato RAW.

    C) a maioria das câmeras demora mais tempo para armazenar no cartão as fotos no formato RAW, retardando disparos contínuos.

    D) as fotos no formato JPEG permitem mais opções de edição e acabamento do que aquelas gravadas no formato RAW.

    E) o formato RAW é mais apropriado para fotos com flash.

Para obter fotos de longa exposição, de uma movimentada avenida à noite, por exemplo, gerando imagens com rastros de luz dos faróis dos carros com boa qualidade e sem ruídos na imagem, é necessário

    A) ajustar o foco no modo de medição pontual.

    B) diminuir a velocidade do obturador.

    C) aplicar a técnica de light painting.

    D) utilizar ajustes de ISO altos.

    E) fotografar no formato RAW.

Uma imagem digital pode ser analisada por seu histograma, que é um gráfico que indica

    A) a quantidade de luz e ruídos que compõem a imagem.

    B) que os tons mais escuros da imagem localizam-se do lado direito do gráfico.

    C) que uma fotografia de uma praia ensolarada apresentará muita informação do lado esquerdo do gráfico.

    D) que os tons mais escuros da imagem localizam-se do lado esquerdo do gráfico da imagem.

    E) que uma fotografia bem enquadrada é aquela com um histograma mediano.

O software Adobe Photoshop permite que imagens levemente fora de foco sejam melhoradas, incrementando o contraste nos contornos dos objetos, pelo uso do filtro

    A) Blur.

    B) Grain.

    C) Accented edges.

    D) Sharpen.

    E) HDR Tools.

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