Questões de Artes do ano 2007

Lista completa de Questões de Artes do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As técnicas musicais e plásticas nada têm a ver com o desenvolvimento das atividades de expressão em artes cênicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estilo Gótico apresentou três fases mais remarcáveis. São elas, da mais antiga para a mais recente:

  • A.

    Estilizada, Lanceolada e Complexa

  • B.

    Radiante, Soturna e Flamejante

  • C.

    Lanceolada, Radiante e Flamejante

  • D.

    Lanceolada, Flamejante e Barroca

  • E.

    Flamejante, Compacta e Estilizada

No texto abaixo, E. H. Gombrich faz uma comparação entre a pintura dos povos setentrionais, situados no norte da Europa, e a pintura italiana do mesmo período. A que época artística o Historiador da arte se referia a fazer tal comparação?

  • A.

    século XV, na passagem do Gótico para o Renascimento

  • B.

    século XVIII, durante o abandono da pintura Gótica e a adoção do Barroco

  • C.

    século XII, na transição do Românico para o Gótico

  • D.

    século XIX, com a passagem do Neoclassicismo para o Romantismo

  • E.

    século XVI, na fase maneirista da pintura, quando pontificou a arte de El Greco

Ao comentar o trabalho de Maria Helena Martins, segundo a qual a leitura das imagens pode ser (a) "uma decodificação mecânica" e (b) "um processo de compreensão", Analice Pillar diz que essas duas visões são:

  • A.

    complementares, pois ao lermos as coisas utilizamos, simultaneamente, as duas

  • B.

    excludentes, porque ambas jamais podem ser compreendidas num mesmo processo

  • C.

    recíprocas, já que uma e outra interagem continuamente na desconstrução do olhar

  • D.

    problemáticas, uma vez que é preciso tornar o olhar uma experiência complexa e revolucionária

  • E.

    colaterais, considerando a idéia de paralelismo que ambas expressam

Para Heloísa Ferraz, a pedagogia tradicional, ministrada no Brasil do século XIX, caracteriza, historicamente, por considerar o ensino da arte:

  • A.

    subordinado à religião, em que os alunos conheciam técnicas de pintura e escultura sacras

  • B.

    relacionado à tecnologia eletrônica e ao estudo da percepção interativa

  • C.

    um confronto com as imposições da censura de um governo marcado pela arbitrariedade e exclusão

  • D.

    destinado às fábricas, marcado pelo estudo de Desenho e de ornatos importados, em que os conteúdos eram considerados verdades absolutas

  • E.

    um conhecimento que alcançou seu apogeu, sendo seguido até os dias de hoje

Leia um trecho da carta de Vincent Van Gogh a seu irmão Theo, sobre o célebre quadro "O quarto do artista em Arles" (1889).

A partir de tais observações, pode-se dizer que Van Gogh:

  • A.

    pretendia criar uma atmosfera de emoção, pela ênfase dada às sombras e ambientes soturnos em seu quadro

  • B.

    procurou demonstrar seu domínio na arte da composição, utilizando os ensinamentos de artistas renascentistas na harmonia das cores

  • C.

    perseguiu a criação de um ambiente real através de uma abordagem naturalista, onde o que é visto se sobrepõe ao que é sentido pelo artista

  • D.

    utilizou as cores como instrumento para transmitir o que sentia e não para representar o que via com fidedignidade

  • E.

    procurou criar uma atmosfera noturna, onde preponderavam tons escuros e com pouca vibração

Em 1970, a diretora, coreógrafa e dançarina brasileira Lia Robalto criou diversas coreografias em espaços alternativos, ou seja, lugares que não fossem um palco tradicional, com o objetivo de estimular na platéia reações ou atitudes diferentes como contestação, celebração ou brincadeira. Essa dança foi chamada de:

  • A.

    espacial.

  • B.

    pública.

  • C.

    original.

  • D.

    popular.

  • E.

    ambiental

A dança, durante muito tempo, só era considerada arte quando representava movimentos e passos já criados por alguém para serem reproduzidos. Somente depois de 1960, atividades espontâneas, sem preparar ou pensar previamente nos resultados, foram tratadas como formas legítimas de expressões artísticas. O professor, em atividades coletivas de dança, pode dar ao seu aluno a oportunidade de experimentar livremente a plasticidade do seu corpo, explorando as potencialidades motoras e expressivas através da:

  • A.

    repetição.

  • B.

    improvisação.

  • C.

    observação.

  • D.

    imitação.

  • E.

    reprodução.

Vivemos em um mundo repleto de diversidades e a dança está sempre presente em todos os meios não só como uma simples manifestação artística, mas como uma atividade inerente à natureza do homem. A dança sempre foi uma linguagem privilegiada pelos povos, podendo estar presente no lazer (samba, rock, dance music), na religião (candomblé, rituais das tribos indígenas, templos religiosos) ou nas danças regionais (quadrilha, cirandas, frevo, maracatu). Essas manifestações sociais que fazem parte de todas as comunidades, sem distinção de idade, tamanho ou habilidade corporal, permitem, principalmente, um aprendizado de:

  • A.

    preceitos religiosos.

  • B.

    coreografias clássicas.

  • C.

    hierarquias sociais.

  • D.

    culturas diferentes.

  • E.

    repertórios musicais.

Considere as seguintes afirmativas:

Podem ser aplicadas ao significado da palavra ritmo:

  • A.

    1 e 2 apenas.

  • B.

    2 e 3 apenas.

  • C.

    1 e 3 apenas.

  • D.

    2 e 4 apenas.

  • E.

    3 e 4 apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...