Questões sobre Área: Artes Plásticas

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Para montar blocos em quatro formatos diferentes, um Técnico em Artes Gráficas utiliza a folha inteira, já refilada, no formato internacional AO de 841 x 1189 mm. Fazendo cortes pela divisão do lado de formato maior, obterá as medidas: 420 x 594 mm, 297 x 420 mm, 210 x 297 mm, 148 x 210 mm. Fazendo cortes nas folhas com estas medidas, esse técnico executará blocos com os formatos conhecidos, respectivamente, como

  • A.

    A-2; A-3; A-4 e A-5.

  • B.

    A-1; A-2; A-3 e A-4.

  • C.

    A-3; A-4; A-5 e A-6.

  • D.

    A-2; A-4; A-3 e A-5.

  • E.

    A-5; A-4; A-3 e A-2.

Um Técnico em Artes Gráficas do TRT recebeu a seguinte Ordem de Serviço:

Sabendo-se que o formato da folha de cartão utilizada pelo Tribunal é 660 x 960 mm, a quantidade de folhas necessárias para a execução do trabalho, considerandose as perdas que ocorrem no fluxo operacional deste trabalho, será de

  • A.

    213.

  • B.

    226.

  • C.

    260.

  • D.

    296.

  • E.

    312.

Analise o fluxo operacional gráfico abaixo.

O fluxo apresenta as etapas de confecção de uma chapa offset, a partir de um original texto e um original tom contínuo, que são sobrepostos para formar uma chapa positiva para impressão. As fases I, II, III, IV e V são, respectivamente,

  • A.

    positivo reticulado, montagem positiva, positivo a traço, cópia positiva e revelação.

  • B.

    positivo a traço, positivo reticulado, montagem positiva, cópia positiva e revelação.

  • C.

    positivo a traço, montagem positiva, revelação, positivo reticulado e cópia positiva.

  • D.

    cópia positiva, positivo a traço, positivo reticulado, montagem positiva e revelação.

  • E.

    positivo a traço, revelação, positivo reticulado, montagem positiva e cópia positiva.

O Planejamento Gráfico do TRT elaborou o projeto de um livreto de Primeiros Socorros, com as seguintes especificações técnicas:

A impressora utilizada para esse trabalho tem o formato de 480 x 660 mm. Como a gráfica tem em estoque folhas de papel no formato 660 x 960 mm, considerando-se o acréscimo de 20% para as perdas normais que acontecem no fluxo operacional gráfico, a quantidade de folhas de papel offset 75 g/m2 e de papel couchê mate 120 g/m2, respectivamente, necessárias para imprimir o livreto será de

  • A.

    160 e 23.

  • B.

    180 e 25.

  • C.

    190 e 27.

  • D.

    220 e 30.

  • E.

    264 e 33.

Após analisar o esquema abaixo, o Técnico em Artes Gráficas do TRT programou as operações de corte na guilhotina de maneira a executar o menor número possível de cortes, aproveitando o mesmo esquadro. O número máximo de operações de corte que será programado na guilhotina é:

  • A.

    Nove.

  • B.

    Oito.

  • C.

    Sete.

  • D.

    Seis.

  • E.

    Cinco.

A cópia de controle para revisão da montagem de um trabalho na qual é possível verificar a exatidão e posicionamento do texto e da imagem, e que pode ser dobrada, cortada e montada, permitindo ter uma idéia exata do produto final antes da preparação da fôrma, denomina-se

  • A.

    prova heliográfica.

  • B.

    escala progressiva de cores.

  • C.

    Matchprint.

  • D.

    prova de prelo.

  • E.

    Cromalin.

Analise o esquema de imposição apresentado na figura abaixo.

  • A.

    duas dobras e 32 páginas.

  • B.

    três dobras e 16 páginas.

  • C.

    três dobras e 32 páginas.

  • D.

    quatro dobras e 16 páginas.

  • E.

    quatro dobras e 32 páginas.

A cultura visual contemporânea, atualmente, desafia nosso próprio conceito de ensino e aprendizagem, assim como desafia também os sentidos e as definições da própria arte. A linguagem visual transmite ideias e sensações através de símbolos que causam um maior impacto e efeito no observador do que a linguagem conceitual (oral e escrita) em alguns momentos. Observe a imagem

A imagem representa o(a)(as)

  • A. Pontilhismo, que foi uma técnica inovadora de pintura desenvolvida pelo artista francês Georges Seurat no final do séc. XIX, que tinha como proposta formar a imagem através de minúsculos pontos de cores pincelados na tela de maneira que, quando as pessoas observassem, à distância correta, misturassem os milhares de pontos formando a imagem.
  • B. Linhas que, quando agrupamos os pontos muito próximos, em uma sequência ordenada uns após os outros e de mesmo tamanho, causam à visão uma ilusão de direcionamento e acabamos visualizando-os como uma linha.
  • C. Futurismo: a visão humana é dinâmica, observa tudo, por isso, seu trabalho não podia ser estático, tinha de mostrar todos os espaços e formas ao mesmo tempo.
  • D. Cubismo, estilo que variava entre a arte figurativa e a abstrata, já que parecia “desmontar” e “remontar” os objetos de maneira que todos os seus lados fossem vistos em um só instante.
  • E. Dimensão que trabalha em conjunto com a linha e com a forma para iludir o nosso olhar criando um efeito tridimensional na imagem, que está numa superfície bidimensional, uma folha de papel, por exemplo.
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