Questões sobre História da Arte

Lista completa de Questões sobre História da Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Corrente artística surgida na década de 1960, que privilegia o conceito, a ideia (por oposição ao objeto em si) e que não se prende especificamente nem a pintura nem a escultura; o artista recorre a associações que convidam à reflexão.” Tal afirmação trata-se da arte

  • A.

    cinética.

  • B.

    concreta.

  • C.

    abstrata.

  • D.

    conceitual.

  • E.

    mágica.

A cultura brasileira é, em grande parte, influenciada pelas culturas dos diversos povos indígenas que aqui estavam muito antes da chegada dos europeus. Atualmente, ainda é possível apreciar a riqueza da arte indígena, sua cultura e tradições. O uso de máscaras entre os índios do Brasil é antigo.

Considerando o texto e as imagens acima, julgue os itens subsequentes.

As máscaras mostradas nas figuras acima são diversificadas em termos de sua estrutura, cor, desenho. Essas máscaras não pretendem representar um rosto de forma naturalista, porque seu emprego é simbólico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A cultura brasileira é, em grande parte, influenciada pelas culturas dos diversos povos indígenas que aqui estavam muito antes da chegada dos europeus. Atualmente, ainda é possível apreciar a riqueza da arte indígena, sua cultura e tradições. O uso de máscaras entre os índios do Brasil é antigo.

Considerando o texto e as imagens acima, julgue os itens subsequentes.

As máscaras, produzidas com os mais variados materiais, tais como argila, entrecascas, penas, fibras vegetais, são utilizadas pelos indígenas em seus rituais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sinais da presença humana ancestral estão em achados arqueológicos que vão desde pinturas rupestres, artefatos feitos de pedra e restos de fogueiras a esqueletos e aterros. Vestígios de objetos sofisticados de cerâmica, como vasos decorados com inspiração na fauna, urnas funerárias, estatuetas femininas e de animais, atestam ter havido uma organização social complexa na pré-história da Amazônia.

Com referência ao tema do texto acima e às imagens que o antecedem, julgue os itens a seguir.

Zoomorfos e antropomorfos são termos utilizados para designar objetos que, respectivamente, reproduzam formas de animais e formas humanas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sinais da presença humana ancestral estão em achados arqueológicos que vão desde pinturas rupestres, artefatos feitos de pedra e restos de fogueiras a esqueletos e aterros. Vestígios de objetos sofisticados de cerâmica, como vasos decorados com inspiração na fauna, urnas funerárias, estatuetas femininas e de animais, atestam ter havido uma organização social complexa na pré-história da Amazônia.

Com referência ao tema do texto acima e às imagens que o antecedem, julgue os itens a seguir.

A figura I mostra um vaso em cerâmica, moldado em desenhos e apliques zoomorfos cuidadosamente elaborados, que estão harmonicamente dispostos, sustentando e circundando o vaso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sinais da presença humana ancestral estão em achados arqueológicos que vão desde pinturas rupestres, artefatos feitos de pedra e restos de fogueiras a esqueletos e aterros. Vestígios de objetos sofisticados de cerâmica, como vasos decorados com inspiração na fauna, urnas funerárias, estatuetas femininas e de animais, atestam ter havido uma organização social complexa na pré-história da Amazônia.

Com referência ao tema do texto acima e às imagens que o antecedem, julgue os itens a seguir.

As peças mostradas nas figuras I e II possuem formas imaginárias atestadoras de que os povos indígenas que as executaram não possuíam habilidade técnica para realizar esculturas bem feitas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre – A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis – e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco – Encontro das Águas (c. 1894) –, de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.

Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.

É possível identificar, na pintura Encontro das Águas, características do estilo neoclássico, tanto em sua temática, quanto na representação das personagens — de uma perfeição realista idealizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

A arte está presente nas manifestações culturais humanas desde:

  • A.

    A Antiguidade Clássica grega

  • B.

    O início da história da humanidade – Pré-história

  • C.

    O Renascimento

  • D.

    A Idade Média

  • E.

    N.d.a.

A imagem acima é um fragmento da pintura do teto da Capela Sistina, pintada por Michelângelo, entre 1508 e 1512. Esse pintor, juntamente com outros artistas e pensadores, faz parte de um período a que a História chamou Humanismo. De acordo com a imagem e as características do Humanismo, é correto concluir que

  • A.

    o homem é entendido como ser especial da criação divina, que age e reflete sobre sua existência, mas sob os desígnios da divindade.

  • B.

    a igreja católica entrou em decadência, em razão da dificuldade de ceder às exigências dos segmentos laicos em favor de uma postura mais caritativa.

  • C.

    a concorrência entre a religião católica e a protestante levou a igreja de Roma a decorar seus templos com figuras humanas apelativas para atrair mais fiéis.

  • D.

    o homem passou a ocupar o centro das atenções, movimento conhecido como antropocentrismo, negando-se Deus e a religião.

Considerando as relações entre corpo, cultura e sociedade, julgue os itens subsequentes.

Em razão de as sociedades neolíticas e paleolíticas não terem deixado registros visuais de práticas corporais em relação aos movimentos expressivos, essas práticas só podem ser deduzidas por meio das manifestações de dança dos povos indígenas atuais, que permanecem as mesmas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...