Lista completa de Questões sobre História da Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As manifestações artísticas ocorrem nas mais variadas formas e cumprem diferentes funções. Com relação às funções da arte, julgue os itens subseqüentes.
A arte está em todos os lugares, seja em uma escultura, um mural, uma pintura seja em objetos utilitários. É um elemento definidor da identidade de um povo.
Leia o texto e analise o trabalho do artista Pablo Picasso, responda as questões 25, 26 e 27.
A reprodução da Guernica pelos alunos abordará uma das ações mental e sensorialmente básica da "Proposta Triangular". Assinale a alternativa destoante em relação à Proposta Triangular.
O fazer artístico, gênese da própria sistematização em arte-educação, é o ponto de partida para a aprendizagem em arte; assim hierarquicamente, é a primeira ação a ser implementada em qualquer situação, na sala de aula.
A alfabetização para a leitura é fundamental, (leitura de palavras, gestos, ações, imagens, necessidades, desejos), porque favorece a leitura de nós mesmos e do mundo em que vivemos.
A contextualização, ampliando o espectro da experiência, pode ser histórica, social, psicológica, antropológica, geográfica, ecológica
Consiste em erro o arte-educador restringir-se ao fazer artístico, que é apenas uma parte integrante da proposta triangular.
A contextualização no processo de ensino-aprendizagem é a porta aberta para a interdisciplinaridade.
Leia o texto e analise o trabalho do artista Pablo Picasso, responda as questões 25, 26 e 27.
Ana Mae refere-se à Proposta Triangular como "construtiva, interacionista, dialogal, multiculturalista e é pós-moderna por tudo isto e por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula, sendo esta articulação o denominador comum de todas as propostas pós-modernas do ensino da arte" (BARBOSA, Ana Mae, 1998). Assinale a alternativa que corrobora a afirmação da autora.Educação estética é ensinar estética no sentido de formação sistemática de classificações e de teorias.
O que chamamos de educação estética de crianças, adolescentes e adultos é, sobretudo, a formação de artistas e produtores de arte.
É um erro pensar que há uma hierarquização de atividades, isto é, primeiro, a leitura da obra, depois, a contextualização e finalmente, o fazer artístico.
A Proposta Triangular não tem correspondido à realidade dos professores e à necessidade de instrumentalizar o aluno para o momento em que se vive.
É, unicamente, através da "Fazer Artístico", que se pode praticar uma educação multicultural.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No que diz respeito ao papel cultural da Arte na sociedade, julgue as seguintes afirmativas:
I- A Arte age, efetivamente, sobre a sociedade, nela interferindo, mas o inverso também é verdadeiro, porque o artista, no seu processo de criação, sofre influências da sociedade.
II- A função da Arte na sociedade é capacitar o ser humano a incorporar para si aquilo que ele não é, mas tem possibilidade de ser.
III- O papel da Arte, na cultura e na sociedade, é proporcionar apenas entretenimento ao ser humano.
IV- Devido ao exagerado uso de imagens, na sociedade contemporânea, que nos bombardeiam cotidianamente, não devemos usar imagens, nas aulas de Arte, para não induzirmos o processo de construção cultural do aluno.
O correto está somente em:
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Leia as afirmativas abaixo e julgue quais são corretas:
I- A arte constitui-se de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos, ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo.
II- Os objetos culturalmente produzidos, despertam em todos nós diversas emoções e sentimentos agradáveis aos nossos sentidos e ao nosso entendimento. III- As obras de arte são concretizadas pelos artistas que as produziram, mas só vão se completar com a participação das outras pessoas (o público) com as quais se relacionam.
IV- No convívio da educação formal, nos educamos, esteticamente, por meio das obras de arte.
Estão corretas somente:
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
Julgue os itens que se seguem, acerca da aplicabilidade dos princípios expressos no texto acima às situações de ensino de artes plásticas.
Para abordar o tema pintura rupestre da pré-história, o professor deve pedir aos alunos que observem os grafismos em espaços públicos, como, por exemplo, as pixações.
Julgue os itens que se seguem, acerca da aplicabilidade dos princípios expressos no texto acima às situações de ensino de artes plásticas.
Em uma aula sobre Arte Pop, o professor deve solicitar aos alunos que levem embalagens de produtos industrializados para desenvolverem uma atividade prática de colagem.
Julgue os itens que se seguem, acerca da aplicabilidade dos princípios expressos no texto acima às situações de ensino de artes plásticas.
Para compreender a pintura realista do século XIX, os alunos devem ser submetidos a várias sessões de desenho anatômico com modelo vivo.
Julgue os itens que se seguem, acerca da aplicabilidade dos princípios expressos no texto acima às situações de ensino de artes plásticas.
O estudo da história da arte é facilitado pela leitura de imagens que façam parte do cotidiano dos alunos.
Considerando as possibilidades de se utilizar, em uma aula de artes plásticas em que seja aplicado o método de multipropósito, o recurso didático apresentado no texto I, julgue os itens subseqüentes.
Para compreender as diferenças entre a arte cristã primitiva e a arte bizantina, é necessário memorizar as principais características estilísticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...