Questões sobre Legislação

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A educação artística foi incluída no currículo escolar em 1971 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Porém, somente a partir da atual LDB (Lei n.º 9.394/1996), a arte passou a ser considerada disciplina obrigatória na educação básica. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem. No campo da arte-educação, a implementação da linguagem artística no currículo escolar ocorreu com o intuito de proporcionar momentos prazerosos de descanso durante a jornada de aulas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo a Proposta Curricular de Artes para Ensino Fundamental II, da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), é uma das diretrizes norteadoras para o ensino de Arte na escola:

  • A.

    realizar visitas a exposições de Artes Visuais no intuito de adquirir vivências significativas no ensino de Arte.

  • B.

    promover o contato dos alunos com manifestações culturais e artísticas.

  • C.

    disponibilizar espaço para ensaios de dança, peças teatrais e apresentações musicais.

  • D.

    contratar a apresentação de grupos teatrais, de dança e de música.

Os três eixos norteadores da aprendizagem, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte no Ensino Fundamental, são

  • A.

    fruição, leitura e contextualização.

  • B.

    produção, estética e cultura.

  • C.

    fruição, contextualização e estética.

  • D.

    produção, fruição e contextualização.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos gerais do ensino fundamental em Arte são

I. a arte como expressão e comunicação dos indivíduos.

II. elementos básicos das formas artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte.

III. produtores em arte: vidas, épocas e produtos em conexões.

IV. diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções, reproduções e suas histórias.

V. a arte na sociedade, considerando os produtores em arte, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos.

É correto o que está contido em

  • A.

    II, III e IV, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    IV e V, apenas.

  • D.

    I, II, III, IV e V.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) em relação ao ensino da arte no currículo escolar nos anos 70 é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    A arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística e considerada disciplina.

  • B.

    Previlegia-se a execução de tarefas pré-fixadas e distribuídas em planejamentos desvinculados na realidade da escola e do aluno.

  • C.

    Os Professores passam a atuar em todas as linguagens artísticas independentemente de sua formação e habilitação.

  • D.

    Em seu ensino e aprendizagem, foram mantidas as decisões curriculares oriundas do ideário do início a meados do século XX.

  • E.

    Conhecer mais profundamente cada uma das modalidades artísticas, as articulações entre elas e artistas, objetos artísticos e suas histórias não faziam parte de decisões curriculares.

A partir da implementação da Lei 5692/71 a disciplina de Educação Artística torna-se obrigatória nas escolas brasileiras. Historicamente percebe-se uma fragmentação no ensino da arte, principalmente em virtude do caráter tecnicista da lei. Essa tendência tecnicista está profundamente alicerçada no princípio da otimização, característico do período político vivido, de grande autoritarismo, e do regime militar. Os cursos de formação de professores da época colocam no mercado profissionais distanciados da arte e da prática educacional. Uma das falácias geradas por essa conjuntura foi a de tratar o professor como:

  • A.

    um especialista em apenas uma linguagem artística;

  • B.

    um artista dedicado à sua linguagem;

  • C.

    apenas um artista;

  • D.

    polivalente;

  • E.

    exclusivamente professor de Artes Plásticas.

Nos "Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª série) - Volume 6: Artes", uma vez que são sugeridos dois tempos semanais para cada modalidade artística na grade curricular, a interdisciplinaridade é recomendada como uma solução para:

  • A.

    a exclusão dessas modalidades do currículo escolar;

  • B.

    a inclusão de apenas uma destas modalidades no currículo escolar;

  • C.

    a inclusão de todas as linguagens artísticas no currículo escolar;

  • D.

    que apenas a Música integre o currículo escolar;

  • E.

    que apenas as Artes Visuais integrem o currículo escolar.

Assinale a alternativa incorreta quanto à normalização de referências bibliográficas.

  • A.

    A entrada para entrevista é dada pelo nome do entrevistado. Caso o entrevistador tenha maior destaque, entrar por este.

  • B.

    A entrada para reprodução de arte é dada pelo autor do original da obra, seguida, no espaço destinado à indicação de responsabilidade, do autor da reprodução.

  • C.

    A entrada para gravuras é dada pelo autor. No espaço destinado à imprenta, deverão ser registrados o local e a data.

  • D.

    As fotografias inéditas e de obras de arte têm entrada pelo autor, sendo que, para fotos de obras de arte, a entrada é dada pelo autor do original, seguida, no espaço destinado à indicação de responsabilidade, de nome do fotógrafo.

  • E.

    Para referenciar partes de microformas, devem-se seguir as regras de referenciação do documento original (no todo ou em partes).

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