Lista completa de Questões sobre Patrimônio para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As edificações e os sítios de interesse histórico estão sujeitos a uma série de degradações, especialmente em razão da longevidade, isto é, do longo tempo de existência. A respeito desse tema, é correto afirmar que
processos químicos deletérios associados aos materiais empregados em uma construção de interesse histórico são considerados fatores extrínsecos que causam a degradação do bem.
patologias são sintomas de degradação resultantes exclusivamente das ações humanas que surgem nos bens de interesse patrimonial.
se pode afirmar que o meio ambiente no qual a construção histórica está inserida pouco interfere no surgimento de patologias.
é possível classificar as causas das degradações em edifícios como oriundas de três agentes: ações antrópicas, causas imprevistas (incluindo guerras, conflitos ou problemas ambientais fora do controle, como terremotos, tufões etc.) e resultantes de características do meio ambiente em que o edifício está inserido.
O diagnóstico do estado de conservação de um edifício de interesse patrimonial pressupõe a identificação das patologias causadoras da degradação do bem. Tendo em vista que as condições ambientais locais são decisivas para a vida útil do edifício, assinale a alternativa correta.
Quando as condições do meio ambiente local agem sobre os materiais componentes do bem alterando sua composição, tem-se uma degradação de natureza física.
Quando as condições do meio ambiente local exercem estresse mecânico sobre a estrutura dos materiais, tem-se uma degradação de natureza química.
A poluição do ar é um fator que pouco interfere na degradação de um edifício.
A degradação resultante das condições ambientais locais está vinculada a características do ar, da água, da temperatura e dos agentes biológicos.
As variações nos níveis do lençol freático podem causar descoloramento das fachadas e ressecamento das madeiras, enquanto temperaturas elevadas produzem infiltrações ascendentes nas alvenarias.
A Igreja Matriz de Itaboraí é um dos prédios tombados em 1970 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por sua importância histórica e artística para a cidade e para a cultura brasileira. Essa edificação deve ser denominada e caracterizada como:
Igreja Matriz de São Joaquim, apresentando uma fachada em estilo Rococó
Igreja Matriz de São João Batista, apresentando uma torre sineira e um traçado Barroco
Igreja Matriz de São Brás, com linhas neoclássicas, por causa da reforma que recebeu
Igreja Matriz de São Caetano, com linhas maneiristas e barrocas
Igreja Matriz de São Lourenço, com seu traçado Barroco, onde avultam 2 torres sineiras
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...