Questões sobre Teoria de Teatro

Lista completa de Questões sobre Teoria de Teatro para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A diferença estabelecida por Viola Spolin (2008) entre jogo dramático e jogo teatral propõe a inserção

  • A.

    da crítica escrita após o jogo.

  • B.

    da regra no conceito de jogo.

  • C.

    do conceito de zona de desenvolvimento proximal no jogo.

  • D.

    da narração de histórias no jogo.

  • E.

    da dramatização com situações e diálogos no jogo.

Os jogos tradicionais e os jogos de aquecimento ajudam os jogadores

  • A.

    no entendimento da avaliação do jogo teatral.

  • B.

    na compreensão da relação palco-plateia.

  • C.

    no envolvimento para a competição do jogo teatral.

  • D.

    na construção do sentimento de grupo.

  • E.

    na observação do jogo teatral.

A linguagem cênica é composta de vários elementos, e a cenografia é um deles. Os componentes cenográficos são os

  • A. cenários
  • B. cenários e os adereços.
  • C. cenários, os adereços e a indumentária.
  • D. cenários, os adereços, a indumentária e a iluminação.

O papel do diretor teatral é considerado, na contemporaneidade, um dos mais importantes no processo de montagem de um espetáculo. Na organização do trabalho de criação teatral, as funções mais determinantes do diretor são:

  • A. escolher os atores e gerenciar seu pagamento.
  • B. acompanhar os ensaios e assistir aos espetáculos
  • C. conceber a encenação do espetáculo e dirigir os atores.
  • D. escolher a equipe técnica e escrever a dramaturgia do espetáculo.

Há, em alguns textos dramáticos, um lugar específico onde o dramaturgo escreve suas indicações para as cenas, explicando como devem ser as inflexões das falas dos atores, seus gestos, emoções etc. Essas indicações denominam-se

  • A. rubricas.
  • B. subtextos.
  • C. entrelinhas do texto.
  • D. recomendações do autor.

Tendo como referência o texto acima, assinale a opção correta acerca das especificidades de jogos dramáticos e jogos teatrais, segundo Viola Spolin e Ingrid Koudela.

  • A.

    A finalidade do jogo teatral na educação escolar é o crescimento pessoal e o desenvolvimento cultural dos jogadores por meio do domínio, da comunicação e do uso interativo da linguagem teatral.

  • B.

    Diferentemente do jogo teatral, no jogo dramático o processo de representação dramática ou simbólica, no qual se engajam os jogadores, desenvolve-se na ação improvisada, e os papéis dos jogadores emergem das interações que ocorrem durante o jogo.

  • C.

    Como no jogo dramático, o jogo teatral é intencional e explicitamente dirigido para observadores, isto é, pressupõe a existência de uma platéia.

  • D.

    Os jogos teatrais são procedimentos lúdicos, sem regras explícitas.

Os Estudos da Performance afirmam que a teatralidade encontra-se presente em todas as esferas da vida social. Apesar de haver múltiplas significações para a noção de teatralidade, Ricardo Japiassu (2007), em A Linguagem Teatral na Escola, define teatralidade como uma modalidade muito singular da comunicação cênica ou comunicação corporal.

Considerando a definição de teatralidade apresentada no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    A comunicação corporal e cênica restringe-se à pronúncia das palavras, considerando sons e entoações.

  • B.

    A teatralidade é um tipo de espetacularidade exclusivamente intencional e voluntária, produzida apenas pelos seres humanos e dirigida aos seres humanos.

  • C.

    Todo movimento corporal é deliberado e teatralmente produzido pelo corpo enunciador para seus eventuais interlocutores.

  • D.

    A comunicação cênica corporal tem grande valor para o ensino fundamental, apesar de ter pouco valor para a vida social, favorecendo exclusivamente a capacitação dos educandos na linguagem cênica.

O processo cultural é formado por diferentes linguagens artísticas. Acerca dessas linguagens, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A dança lida principalmente com o movimento.

  • B.

    As artes plásticas têm como essência a linguagem visual.

  • C.

    A música é essencialmente uma arte sonora.

  • D.

    O teatro lida exclusivamente com a linguagem verbal.

Augusto Boal criou uma forma de teatro que tem como princípios básicos a transformação do espectador em protagonista da ação teatral e, também, a tentativa de, através dessa transformação, modificar a sociedade, e não apenas interpretá-la. Trata-se do Teatro:

  • A.

    Social.

  • B.

    Progressista.

  • C.

    Novo.

  • D.

    da Renovação.

  • E.

    do Oprimido.

No teatro de Augusto Boal, existem dois modos de encenação que diferem entre si, pelo fato de o espectador ter ou não a consciência de sua própria participação na ação. O espectador participa da ação, sem ter consciência disso, em que tipo de Teatro?

  • A.

    Arena.

  • B.

    Manipulado.

  • C.

    Invisível.

  • D.

    Inconsciente.

  • E.

    Fórum.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...