Questões de Artes da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Em 1972, a UNESCO criou a Convenção do Patrimônio Mundial, para incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade. A convenção é parte de um esforço internacional na valorização de bens que, por sua importância para a referência e identidade das nações, possam ser considerados patrimônio de todos os povos. Os países signatários dessa convenção podem indicar bens culturais e naturais a serem inscritos na lista do patrimônio mundial.

Com relação à preservação de bens culturais e materiais, julgue se todos os monumentos brasileiros apresentados em cada um dos itens seguintes são considerados patrimônio mundial.

Conjuntos arquitetônicos e urbanísticos de Ouro Preto – MG e de Pirenópolis – GO e conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico de Olinda – PE.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 1972, a UNESCO criou a Convenção do Patrimônio Mundial, para incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade. A convenção é parte de um esforço internacional na valorização de bens que, por sua importância para a referência e identidade das nações, possam ser considerados patrimônio de todos os povos. Os países signatários dessa convenção podem indicar bens culturais e naturais a serem inscritos na lista do patrimônio mundial.

Com relação à preservação de bens culturais e materiais, julgue se todos os monumentos brasileiros apresentados em cada um dos itens seguintes são considerados patrimônio mundial.

Ruínas da Igreja de São Miguel das Missões – RS, Parque Nacional de Lençóis – BA e conjunto arquitetônico e urbanístico de Salvador – BA.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 1972, a UNESCO criou a Convenção do Patrimônio Mundial, para incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade. A convenção é parte de um esforço internacional na valorização de bens que, por sua importância para a referência e identidade das nações, possam ser considerados patrimônio de todos os povos. Os países signatários dessa convenção podem indicar bens culturais e naturais a serem inscritos na lista do patrimônio mundial.

Com relação à preservação de bens culturais e materiais, julgue se todos os monumentos brasileiros apresentados em cada um dos itens seguintes são considerados patrimônio mundial.

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas – MG, sítio arqueológico de Serrote do Letreiro e Poção – PB e Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu – PR.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 1972, a UNESCO criou a Convenção do Patrimônio Mundial, para incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade. A convenção é parte de um esforço internacional na valorização de bens que, por sua importância para a referência e identidade das nações, possam ser considerados patrimônio de todos os povos. Os países signatários dessa convenção podem indicar bens culturais e naturais a serem inscritos na lista do patrimônio mundial.

Com relação à preservação de bens culturais e materiais, julgue se todos os monumentos brasileiros apresentados em cada um dos itens seguintes são considerados patrimônio mundial.

Conjunto urbanístico, arquitetônico e paisagístico de Brasília – DF, sítio arqueológico de Trincheiras – PB e Parque Nacional Serra da Capivara – São Raimundo Nonato – PI.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 1972, a UNESCO criou a Convenção do Patrimônio Mundial, para incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade. A convenção é parte de um esforço internacional na valorização de bens que, por sua importância para a referência e identidade das nações, possam ser considerados patrimônio de todos os povos. Os países signatários dessa convenção podem indicar bens culturais e naturais a serem inscritos na lista do patrimônio mundial.

Com relação à preservação de bens culturais e materiais, julgue se todos os monumentos brasileiros apresentados em cada um dos itens seguintes são considerados patrimônio mundial.

Conjuntos arquitetônicos e urbanísticos dos centros históricos de São Luís – MA e de Diamantina – MG, conjunto paisagístico do Pantanal Matogrossense – MT e Costa do Descobrimento – BA.

  • C. Certo
  • E. Errado

A história da arte brasileira comprova que a participação, o estímulo, o incentivo das instituições públicas e oficiais em relação à produção artística são extremamente significativos para a consolidação da memória e da identidade nacionais. Acerca da arte brasileira, julgue os itens subseqüentes.

Igrejas e conventos do Brasil-colônia eram adornados com obras de autores portugueses e imagens que vinham da metrópole, até que, em meados do século XVII, Frei Agostinho da Piedade e Frei Agostinho de Jesus realizaram uma extensa e significativa obra do imaginário em barro cozido e policromado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A história da arte brasileira comprova que a participação, o estímulo, o incentivo das instituições públicas e oficiais em relação à produção artística são extremamente significativos para a consolidação da memória e da identidade nacionais. Acerca da arte brasileira, julgue os itens subseqüentes.

As principais obras de Antônio Francisco Lisboa, embora de caráter religioso, foram esculpidas a pedido do imperador, para decorar o palácio de Petrópolis, como é o caso do Cristo Coroado de Espinhos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A história da arte brasileira comprova que a participação, o estímulo, o incentivo das instituições públicas e oficiais em relação à produção artística são extremamente significativos para a consolidação da memória e da identidade nacionais. Acerca da arte brasileira, julgue os itens subseqüentes.

A vinda da família imperial para o Rio, em 1808, fugindo de Napoleão, representou um grande impulso à vida cultural, pois D. João VI contratou uma missão artística francesa com Jean Baptiste Debret, Taunay e Rugendas, que retrataram com detalhes os costumes e as paisagens, além de formarem novos pintores e desenhistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A história da arte brasileira comprova que a participação, o estímulo, o incentivo das instituições públicas e oficiais em relação à produção artística são extremamente significativos para a consolidação da memória e da identidade nacionais. Acerca da arte brasileira, julgue os itens subseqüentes.

Vítor Meireles, pintor do século XIX, autor de Batalha dos Guararapes, dedicou-se aos temas históricos, muitas vezes por encomenda do governo brasileiro, assim como Pedro Américo, autor de O Grito do Ipiranga, inspirado na Independência do Brasil. O legado desses artistas comprova a importância do incentivo oficial à produção cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

A história da arte brasileira comprova que a participação, o estímulo, o incentivo das instituições públicas e oficiais em relação à produção artística são extremamente significativos para a consolidação da memória e da identidade nacionais. Acerca da arte brasileira, julgue os itens subseqüentes.

Para o luxuoso Teatro Municipal do Rio de Janeiro, inaugurado na primeira década do século XX, foram encomendadas pinturas a Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e Bernardelli.

  • C. Certo
  • E. Errado
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