Lista completa de Questões de Artes da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as figuras VI e VII, julgue os itens conseguintes, relacionados a linguagem visual, produção em arte e história da arte.
A obra O Nascimento da Vênus representa cena mitológica, inspirada na deusa do amor e da beleza.
Considerando as figuras VI e VII, julgue os itens conseguintes, relacionados a linguagem visual, produção em arte e história da arte.
Na pintura de Botticelli, as linhas que contornam os cabelos das personagens e os tecidos que as vestem expressam suavidade, revelando o estilo delicado do artista.
A educação artística foi incluída no currículo escolar em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de então. A partir da atual LDB Lei n.º 9.394/1996 , a arte passou a ser considerada disciplina obrigatória na educação básica.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
A implementação da arte na escola, no âmbito da arte-educação, objetiva, unicamente, estabelecer um momento de lazer e descanso durante a jornada de aula.
Na pré-história, os artistas desenhavam, pintavam e esculpiam, além de figuras humanas, imagens de animais como bisão, urso, veado, rena, mamute e outras criaturas selvagens. Posteriormente, o homem desenvolveu a técnica da tecelagem, da cerâmica e da construção das primeiras moradias e, quando descobriu como produzir o fogo, passou a trabalhar com metais, criando sofisticadas esculturas. Acerca das manifestações artísticas desse período da história, julgue os itens de 76 a 79.
São consideradas arte da pré-história as manifestações artísticas anteriores ao surgimento das grandes civilizações do mundo antigo, ou seja, as produzidas antes da invenção da escrita.
Considerando as informações acima, julgue os itens seguintes.
A prática pedagógica da arte deve-se ater principalmente ao ensino do desenho, realizado segundo as técnicas da perspectiva linear.
Na pré-história, os artistas desenhavam, pintavam e esculpiam, além de figuras humanas, imagens de animais como bisão, urso, veado, rena, mamute e outras criaturas selvagens. Posteriormente, o homem desenvolveu a técnica da tecelagem, da cerâmica e da construção das primeiras moradias e, quando descobriu como produzir o fogo, passou a trabalhar com metais, criando sofisticadas esculturas. Acerca das manifestações artísticas desse período da história, julgue os itens de 76 a 79.
A produção artística da pré-história compreende gravuras rupestres, estatuetas em mármore e mosaicos.
Considerando as informações acima, julgue os itens seguintes.
interdisciplinaridade no ensino da arte pode ocorrer tanto na interconexão das diversas manifestações artísticas, quanto na relação da arte com outras áreas do conhecimento.
Na pré-história, os artistas desenhavam, pintavam e esculpiam, além de figuras humanas, imagens de animais como bisão, urso, veado, rena, mamute e outras criaturas selvagens. Posteriormente, o homem desenvolveu a técnica da tecelagem, da cerâmica e da construção das primeiras moradias e, quando descobriu como produzir o fogo, passou a trabalhar com metais, criando sofisticadas esculturas. Acerca das manifestações artísticas desse período da história, julgue os itens de 76 a 79.
Nesse período, os artistas utilizavam os dedos e tipos rudimentares de pincéis para produzirem as pinturas rupestres, sendo as tintas preparadas com a mistura de terra, carvão, sangue e gordura de animais.
Considerando as informações acima, julgue os itens seguintes.
No conhecimento dos conteúdos artísticos, aspectos como a estrutura, os elementos formais, a temática e o contexto histórico e social das obras de arte não são considerados critérios essenciais para o ensino da arte na escola.
Na pré-história, os artistas desenhavam, pintavam e esculpiam, além de figuras humanas, imagens de animais como bisão, urso, veado, rena, mamute e outras criaturas selvagens. Posteriormente, o homem desenvolveu a técnica da tecelagem, da cerâmica e da construção das primeiras moradias e, quando descobriu como produzir o fogo, passou a trabalhar com metais, criando sofisticadas esculturas. Acerca das manifestações artísticas desse período da história, julgue os itens de 76 a 79.
De acordo com uma das teorias acerca das pinturas rupestres, o homem pré-histórico atribuía a essa arte um sentido mágico, crendo que ela lhe garantia certo domínio sobre o mundo, no sentido de assegurar-lhe a sobrevivência e a continuidade da espécie.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...