Lista completa de Questões de Artes da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o estilo impressionista e a figura XV, representativa desse movimento artístico, julgue os itens que se seguem.
Os artistas impressionistas criavam borrões em suas obras para dissimular a representação da sociedade da época.
Artes - Elementos da linguagem visual - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens subsecutivos.
Ciano, amarelo e magenta são as cores primárias da percepção humana e, por essa razão, são amplamente utilizadas em processos de reprodução gráfica.
A cultura brasileira é, em grande parte, influenciada pelas culturas dos diversos povos indígenas que aqui estavam muito antes da chegada dos europeus. Atualmente, ainda é possível apreciar a riqueza da arte indígena, sua cultura e tradições. O uso de máscaras entre os índios do Brasil é antigo.
Considerando o texto e as imagens acima, julgue os itens subsequentes.
As máscaras mostradas nas figuras acima são diversificadas em termos de sua estrutura, cor, desenho. Essas máscaras não pretendem representar um rosto de forma naturalista, porque seu emprego é simbólico.
A cultura brasileira é, em grande parte, influenciada pelas culturas dos diversos povos indígenas que aqui estavam muito antes da chegada dos europeus. Atualmente, ainda é possível apreciar a riqueza da arte indígena, sua cultura e tradições. O uso de máscaras entre os índios do Brasil é antigo.
Considerando o texto e as imagens acima, julgue os itens subsequentes.
As máscaras, produzidas com os mais variados materiais, tais como argila, entrecascas, penas, fibras vegetais, são utilizadas pelos indígenas em seus rituais.
Sinais da presença humana ancestral estão em achados arqueológicos que vão desde pinturas rupestres, artefatos feitos de pedra e restos de fogueiras a esqueletos e aterros. Vestígios de objetos sofisticados de cerâmica, como vasos decorados com inspiração na fauna, urnas funerárias, estatuetas femininas e de animais, atestam ter havido uma organização social complexa na pré-história da Amazônia.
Com referência ao tema do texto acima e às imagens que o antecedem, julgue os itens a seguir.
Zoomorfos e antropomorfos são termos utilizados para designar objetos que, respectivamente, reproduzam formas de animais e formas humanas.
Sinais da presença humana ancestral estão em achados arqueológicos que vão desde pinturas rupestres, artefatos feitos de pedra e restos de fogueiras a esqueletos e aterros. Vestígios de objetos sofisticados de cerâmica, como vasos decorados com inspiração na fauna, urnas funerárias, estatuetas femininas e de animais, atestam ter havido uma organização social complexa na pré-história da Amazônia.
Com referência ao tema do texto acima e às imagens que o antecedem, julgue os itens a seguir.
A figura I mostra um vaso em cerâmica, moldado em desenhos e apliques zoomorfos cuidadosamente elaborados, que estão harmonicamente dispostos, sustentando e circundando o vaso.
Sinais da presença humana ancestral estão em achados arqueológicos que vão desde pinturas rupestres, artefatos feitos de pedra e restos de fogueiras a esqueletos e aterros. Vestígios de objetos sofisticados de cerâmica, como vasos decorados com inspiração na fauna, urnas funerárias, estatuetas femininas e de animais, atestam ter havido uma organização social complexa na pré-história da Amazônia.
Com referência ao tema do texto acima e às imagens que o antecedem, julgue os itens a seguir.
As peças mostradas nas figuras I e II possuem formas imaginárias atestadoras de que os povos indígenas que as executaram não possuíam habilidade técnica para realizar esculturas bem feitas.
A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco Encontro das Águas (c. 1894) , de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.
Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.
É possível identificar, na pintura Encontro das Águas, características do estilo neoclássico, tanto em sua temática, quanto na representação das personagens de uma perfeição realista idealizada.
Após restauração realizada em 1990 pelo governo estadual, o Teatro Amazonas, principal patrimônio arquitetônico do Amazonas, retomou o seu apogeu, tornando-se palco do Festival Amazonas de Ópera e de espetáculos clássicos e populares de dança, música e teatro de artistas locais, nacionais e internacionais. Acerca das características desse teatro e de sua construção, julgue o item seguinte.
O Teatro Amazonas foi construído no início do século XX, para abrigar shows de música popular e folclórica.
Acerca do teatro brasileiro, que, em seus diversos movimentos e momentos históricos, estabelece relação com a história do Brasil, expressando os contextos de sua produção, julgue os itens de 111 a 114.
Durante o período militar, em virtude de as peças teatrais terem sido importantes veículos de denúncia e contestação desse regime de exceção, muitas foram censuradas e seus autores e atores perseguidos, presos e coagidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...