Questões de Artes da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Artes da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Moacir Andrade (Manaus,1927) é um pintor, desenhista e escritor amazonense que com paixão retrata em suas obras temas amazônicos. Assim, Thiago de Melo fala sobre o artista: “O coração de Moacir não é vermelho, é, sobretudo verde. Porque é banhado por todos os verdes, os verdes de todas as cores, que os seus olhos de grande artista sabem ver na floresta que ele ama.”

A respeito da pintura mostrada na figura acima, julgue os seguintes itens.

Na pintura mostrada, a disposição em círculo pode ser uma forma simbólica para a designação da dinâmica da criação no contexto dos ciclos de vida do mundo natural da floresta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Criatividade é uma característica própria da condição humana de criar, inovar, inventar, também no campo artístico. Com relação a essa assertiva, julgue os seguintes itens, relativos aos critérios de definição de criatividade.

Mobilidade é o potencial que o indivíduo tem de passar da percepção de conjunto à determinação de detalhes.

  • C. Certo
  • E. Errado

O movimento artístico denominado cubismo desenvolveu-se na primeira década do século XX, liderado pelo espanhol Pablo Picasso e pelo francês Georges Braque. A partir da figura acima, assinale a opção correta com relação às características desse movimento.

  • A.

    Nas obras cubistas, os objetos são representados de forma realista.

  • B.

    Os cubistas procuravam representar em suas obras o movimento, sugerindo velocidade.

  • C.

    Por meio das imagens fragmentadas, os pintores cubistas procuravam passar uma idéia de profundidade.

  • D.

    As obras desse movimento são marcadas pela decomposição e geometrização das formas naturais.

A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre – A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis – e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco – Encontro das Águas (c. 1894) –, de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.

Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.

Por intermédio de elementos plásticos, alegóricos e simbólicos, a pintura Encontro das Águas apresenta uma cena heroica e triunfal. Há, nessa obra, características do estilo barroco, em sua composição formal, e também do estilo romântico, nos elementos de sua temática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Criatividade é uma característica própria da condição humana de criar, inovar, inventar, também no campo artístico. Com relação a essa assertiva, julgue os seguintes itens, relativos aos critérios de definição de criatividade.

Capacidade de síntese é a operação que consiste em reunir vários objetos ou partes de objetos para dar-lhes uma nova significação.

  • C. Certo
  • E. Errado

As características das obras impressionistas - movimento artístico iniciado na França e que influenciou a arte produzida no século XX - incluem

  • A.

    o predomínio do uso do preto e do cinza.

  • B.

    a representação de sensações visuais imediatas.

  • C.

    o desenho de figuras bem definidas, com riqueza de detalhes.

  • D.

    a composição equilibrada, utilizando como base a perspectiva.

A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre – A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis – e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco – Encontro das Águas (c. 1894) –, de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.

Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.

É possível identificar, na pintura Encontro das Águas, características do estilo neoclássico, tanto em sua temática, quanto na representação das personagens — de uma perfeição realista idealizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Criatividade é uma característica própria da condição humana de criar, inovar, inventar, também no campo artístico. Com relação a essa assertiva, julgue os seguintes itens, relativos aos critérios de definição de criatividade.

A manifestação de abertura e fluidez de pensamento e a capacidade de associar várias idéias a objetos caracterizam o estado receptivo, traço marcante do espírito criativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos museus de arte, há obras de arte que podem ser vistas e apreciadas pelos visitantes. Durante uma visita guiada ao museu, o professor deve orientar os alunos a

  • A.

    respeitar as faixas de segurança que indicam a distância mínima que se deve manter de uma obra de arte, que não deve ser tocada.

  • B.

    a se separarem na entrada do museu e, apenas na saída, formar novamente o grupo.

  • C.

    ouvir atentamente às suas explicações sobre cada obra, que devem ser dadas em voz alta, de forma que todos os alunos ouçam.

  • D.

    a apreciar rapidamente cada obra, para se evitarem tumultos.

A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre – A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis – e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco – Encontro das Águas (c. 1894) –, de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.

Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.

As pinturas em apreço mostram nitidamente personagens típicos do imaginário e da cultura da região amazônica e brasileira em um cenário característico da Europa Ocidental.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...