Lista completa de Questões de Artes da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Moacir Andrade (Manaus,1927) é um pintor, desenhista e escritor amazonense que com paixão retrata em suas obras temas amazônicos. Assim, Thiago de Melo fala sobre o artista: O coração de Moacir não é vermelho, é, sobretudo verde. Porque é banhado por todos os verdes, os verdes de todas as cores, que os seus olhos de grande artista sabem ver na floresta que ele ama.
A respeito da pintura mostrada na figura acima, julgue os seguintes itens.
Na pintura mostrada, a disposição em círculo pode ser uma forma simbólica para a designação da dinâmica da criação no contexto dos ciclos de vida do mundo natural da floresta.
Criatividade é uma característica própria da condição humana de criar, inovar, inventar, também no campo artístico. Com relação a essa assertiva, julgue os seguintes itens, relativos aos critérios de definição de criatividade.
Mobilidade é o potencial que o indivíduo tem de passar da percepção de conjunto à determinação de detalhes.
O movimento artístico denominado cubismo desenvolveu-se na primeira década do século XX, liderado pelo espanhol Pablo Picasso e pelo francês Georges Braque. A partir da figura acima, assinale a opção correta com relação às características desse movimento.
Nas obras cubistas, os objetos são representados de forma realista.
Os cubistas procuravam representar em suas obras o movimento, sugerindo velocidade.
Por meio das imagens fragmentadas, os pintores cubistas procuravam passar uma idéia de profundidade.
As obras desse movimento são marcadas pela decomposição e geometrização das formas naturais.
A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco Encontro das Águas (c. 1894) , de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.
Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.
Por intermédio de elementos plásticos, alegóricos e simbólicos, a pintura Encontro das Águas apresenta uma cena heroica e triunfal. Há, nessa obra, características do estilo barroco, em sua composição formal, e também do estilo romântico, nos elementos de sua temática.
Criatividade é uma característica própria da condição humana de criar, inovar, inventar, também no campo artístico. Com relação a essa assertiva, julgue os seguintes itens, relativos aos critérios de definição de criatividade.
Capacidade de síntese é a operação que consiste em reunir vários objetos ou partes de objetos para dar-lhes uma nova significação.
As características das obras impressionistas - movimento artístico iniciado na França e que influenciou a arte produzida no século XX - incluem
o predomínio do uso do preto e do cinza.
a representação de sensações visuais imediatas.
o desenho de figuras bem definidas, com riqueza de detalhes.
a composição equilibrada, utilizando como base a perspectiva.
A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco Encontro das Águas (c. 1894) , de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.
Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.
É possível identificar, na pintura Encontro das Águas, características do estilo neoclássico, tanto em sua temática, quanto na representação das personagens de uma perfeição realista idealizada.
Criatividade é uma característica própria da condição humana de criar, inovar, inventar, também no campo artístico. Com relação a essa assertiva, julgue os seguintes itens, relativos aos critérios de definição de criatividade.
A manifestação de abertura e fluidez de pensamento e a capacidade de associar várias idéias a objetos caracterizam o estado receptivo, traço marcante do espírito criativo.
Nos museus de arte, há obras de arte que podem ser vistas e apreciadas pelos visitantes. Durante uma visita guiada ao museu, o professor deve orientar os alunos a
respeitar as faixas de segurança que indicam a distância mínima que se deve manter de uma obra de arte, que não deve ser tocada.
a se separarem na entrada do museu e, apenas na saída, formar novamente o grupo.
ouvir atentamente às suas explicações sobre cada obra, que devem ser dadas em voz alta, de forma que todos os alunos ouçam.
a apreciar rapidamente cada obra, para se evitarem tumultos.
A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco Encontro das Águas (c. 1894) , de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.
Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.
As pinturas em apreço mostram nitidamente personagens típicos do imaginário e da cultura da região amazônica e brasileira em um cenário característico da Europa Ocidental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...