Questões de Artes da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Lista completa de Questões de Artes da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na aula de Artes, um aluno perguntou o que era pontilhismo. O professor fez uma breve explanação e comentou que o movimento artístico que deu origem ao pontilhismo foi o

  • A.

    Realismo.

  • B.

    Expressionismo.

  • C.

    Surrealismo.

  • D.

    Impressionismo.

Os artistas renascentistas utilizavam efeitos de claro-escuro através da técnica do sfumatto, que dá o efeito de degradê estabelecido pela luz. Esse contraste entre claro e escuro também é conhecido como

  • A.

    luz e sombra.

  • B.

    hachura.

  • C.

    hachura.

  • D.

    cores complementares.

Sobre a pintura gótica e seu contexto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A pintura gótica desenvolveu-se nos séculos XIII, XIV e início do século XV, quando começou a ganhar aspectos que prenunciavam o Renascimento.

( ) O trabalho de Cimabue, um dos pintores da época, foi influenciado pelos ícones bizantinos, porém apresentava uma nítida preocupação com o realismo ao representar a figura humana.

( ) A principal característica da pintura de Giotto, um dos pintores mais conhecidos da época, foi a identificação da figura dos santos com a de pessoas de aparência bastante comum.

  • A.

    V/ F/ F

  • B.

    V/ V/ V

  • C.

    F/ F/ V

  • D.

    F/ V/ F

“Esta tela mostra uma composição muito interessante, que transmite ao observador a sensação de profundidade da sala onde se passa a cena e revela um jogo de luz e sombra. Além disso, as pessoas retratadas estão dispostas de modo atraente: em primeiro plano, sob luz mais intensa está um grupo feminino – a princesa e suas acompanhantes; à esquerda e um pouco afastado, está o próprio pintor que olha atentamente o casal real – o rei Felipe IV e sua esposa –, que aparece refletido no espelho ao fundo do ateliê. É como se o rei e a rainha estivessem de costas para quem olha a pintura e de frente para o pintor, que os observa atentamente, e para as demais pessoas retratadas, que parecem se preparar para uma saudação.”

De acordo com a descrição acima, pode-se afirmar que se trata da obra

  • A.

    As meninas, de Diego Velázquez.

  • B.

    Espólio, de El Greco.

  • C.

    Retábulo de Gand, de Jan van Eyck.

  • D.

    O Jardim do Amor, Rubens.

Sobre as Academias de Arte, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Foram criadas em diversos países da América colonizada por ingleses e espanhóis.

  • B.

    Propunham-se a incentivar a vida artística e cultural dos novos países, tentando se desvencilhar das ideias produzidas na Europa.

  • C.

    Os professores e diretores das academias eram europeus e nelas faziam prevalecer tendências e regras da criação artística próprias de seus países de origem, o que gerava descontentamento entre os alunos.

  • D.

    A mais antiga das academias da América foi a Academia Real de San Carlos, aberta na Cidade do México.

Sobre a Arte Bizantina, analise as assertivas abaixo.

I. O momento de esplendor da capital do Império Bizantino coincidiu historicamente com a oficialização do cristianismo. A partir daí, a arte cristã primitiva, que era popular e simples, foi substituída por uma arte cristã de caráter majestoso, que exprime poder e riqueza.

II. A arte bizantina tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta e sagrada do imperador, considerado o representante de Deus, com poderes temporais e espirituais.

III. Foi estabelecida uma série de convenções, tal qual como ocorrera na arte egípcia, como a frontalidade, por exemplo.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

As artes visuais como produto cultural e histórico, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, visam, entre outros, ao(à)

I. observação, estudo e compreensão de diferentes obras de artes visuais, artistas e movimentos artísticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional e internacional) e em diferentes tempos da história.

II. fala, escrita e outros registros (gráfico, audiográfico, pictórico, sonoro, dramático, videográfico) sobre as questões trabalhadas na apreciação de imagens.

III. identificação de produtores em artes visuais como agentes sociais de diferentes épocas e culturas: aspectos das vidas e alguns produtos artísticos.

IV. pesquisa e frequência junto das fontes vivas (artistas) e obras para reconhecimento e reflexão sobre a arte presente no entorno.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II e IV, apenas.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    I e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Um arte-educador precisa ensinar a teoria das cores para uma determinada turma, mas teme que uma aula somente teórica entedie os alunos. Ao comentar sobre o assunto na sala dos professores, o professor de física o ouviu e propôs um intercâmbio entre as duas aulas, uma vez que, por coincidência, ele estava prestes a iniciar o conteúdo de óptica, ramo da física que estuda as luzes. Para isso, ambos utilizaram na aula três _________, sendo uma _________, uma _________ e uma _________, para explicar sobre a teoria da cor-luz e o sistema _________. Já para explicar a teoria da cor-pigmento, utilizaram três _________ nas cores _________, _________ e _________ do sistema _________.

  • A.

    lâmpadas/ vermelha/ verde/ azul/ CMYK/ tintas/ ciano/ magenta/ amarelo/ RGB

  • B.

    tintas/ vermelha/ amarela/ azul/ CMYK/ lâmpadas/ ciano/ magenta/ amarelo/ RGB

  • C.

    lâmpadas/ vermelha/ verde/ azul/ RGB/ tintas/ ciano/ magenta/ amarelo/ CMYK

  • D.

    tintas/ verde/ amarela/ azul/ RGB/ lâmpadas/ azul/ vermelho/ verde/ CMYK

Analise as afirmações abaixo relacionadas à temperatura das cores e suas misturas.

I. As cores quentes normalmente são consideradas excitantes e as cores frias são consideradas calmantes.

II. Preto, branco, marrom e cinza são cores neutras.

III. A mistura entre as cores vermelha e amarela resultam na cor magenta.

IV. A cor roxa é uma mistura entre o rosa, que é uma cor quente, e o azul, que é uma cor fria. Por isso, a temperatura dessa cor varia do quente para o frio, dependendo da quantia de rosa ou de azul que for adicionada na mistura.

V. A cor laranja sempre será quente, enquanto a cor verde sempre será fria.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e V, apenas.

  • B.

    II e V, apenas.

  • C.

    I e IV, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV, apenas.

O trabalho com as linguagens plásticas exige a organização, por parte do professor, de

  • A.

    momentos de desenho, pintura, modelagem, que não sejam apenas organizados e dirigidos pelos adultos.

  • B.

    locais de acesso a produções artísticas em situações e momentos planejados, não os disponibilizando nos diferentes momentos do dia.

  • C.

    rodas de apreciação das grandes obras de arte da humanidade, desde os povos pré-históricos.

  • D.

    momentos de desenho, pintura, modelagem que sejam organizados e dirigidos pelos adultos.

  • E.

    materiais caros e especializados, que serão manuseados pelos adultos junto às crianças que olham e observam.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...