Lista completa de Questões de Artes da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na aula de Artes, um aluno perguntou o que era pontilhismo. O professor fez uma breve explanação e comentou que o movimento artístico que deu origem ao pontilhismo foi o
Realismo.
Expressionismo.
Surrealismo.
Impressionismo.
Os artistas renascentistas utilizavam efeitos de claro-escuro através da técnica do sfumatto, que dá o efeito de degradê estabelecido pela luz. Esse contraste entre claro e escuro também é conhecido como
luz e sombra.
hachura.
hachura.
cores complementares.
Sobre a pintura gótica e seu contexto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A pintura gótica desenvolveu-se nos séculos XIII, XIV e início do século XV, quando começou a ganhar aspectos que prenunciavam o Renascimento. ( ) O trabalho de Cimabue, um dos pintores da época, foi influenciado pelos ícones bizantinos, porém apresentava uma nítida preocupação com o realismo ao representar a figura humana. ( ) A principal característica da pintura de Giotto, um dos pintores mais conhecidos da época, foi a identificação da figura dos santos com a de pessoas de aparência bastante comum.V/ F/ F
V/ V/ V
F/ F/ V
F/ V/ F
Esta tela mostra uma composição muito interessante, que transmite ao observador a sensação de profundidade da sala onde se passa a cena e revela um jogo de luz e sombra. Além disso, as pessoas retratadas estão dispostas de modo atraente: em primeiro plano, sob luz mais intensa está um grupo feminino a princesa e suas acompanhantes; à esquerda e um pouco afastado, está o próprio pintor que olha atentamente o casal real o rei Felipe IV e sua esposa , que aparece refletido no espelho ao fundo do ateliê. É como se o rei e a rainha estivessem de costas para quem olha a pintura e de frente para o pintor, que os observa atentamente, e para as demais pessoas retratadas, que parecem se preparar para uma saudação.
De acordo com a descrição acima, pode-se afirmar que se trata da obraAs meninas, de Diego Velázquez.
Espólio, de El Greco.
Retábulo de Gand, de Jan van Eyck.
O Jardim do Amor, Rubens.
Sobre as Academias de Arte, assinale a alternativa correta.
Foram criadas em diversos países da América colonizada por ingleses e espanhóis.
Propunham-se a incentivar a vida artística e cultural dos novos países, tentando se desvencilhar das ideias produzidas na Europa.
Os professores e diretores das academias eram europeus e nelas faziam prevalecer tendências e regras da criação artística próprias de seus países de origem, o que gerava descontentamento entre os alunos.
A mais antiga das academias da América foi a Academia Real de San Carlos, aberta na Cidade do México.
Sobre a Arte Bizantina, analise as assertivas abaixo.
I. O momento de esplendor da capital do Império Bizantino coincidiu historicamente com a oficialização do cristianismo. A partir daí, a arte cristã primitiva, que era popular e simples, foi substituída por uma arte cristã de caráter majestoso, que exprime poder e riqueza. II. A arte bizantina tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta e sagrada do imperador, considerado o representante de Deus, com poderes temporais e espirituais. III. Foi estabelecida uma série de convenções, tal qual como ocorrera na arte egípcia, como a frontalidade, por exemplo. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
As artes visuais como produto cultural e histórico, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, visam, entre outros, ao(à)
I. observação, estudo e compreensão de diferentes obras de artes visuais, artistas e movimentos artísticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional e internacional) e em diferentes tempos da história. II. fala, escrita e outros registros (gráfico, audiográfico, pictórico, sonoro, dramático, videográfico) sobre as questões trabalhadas na apreciação de imagens. III. identificação de produtores em artes visuais como agentes sociais de diferentes épocas e culturas: aspectos das vidas e alguns produtos artísticos. IV. pesquisa e frequência junto das fontes vivas (artistas) e obras para reconhecimento e reflexão sobre a arte presente no entorno. É correto o que está contido emI, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Um arte-educador precisa ensinar a teoria das cores para uma determinada turma, mas teme que uma aula somente teórica entedie os alunos. Ao comentar sobre o assunto na sala dos professores, o professor de física o ouviu e propôs um intercâmbio entre as duas aulas, uma vez que, por coincidência, ele estava prestes a iniciar o conteúdo de óptica, ramo da física que estuda as luzes. Para isso, ambos utilizaram na aula três _________, sendo uma _________, uma _________ e uma _________, para explicar sobre a teoria da cor-luz e o sistema _________. Já para explicar a teoria da cor-pigmento, utilizaram três _________ nas cores _________, _________ e _________ do sistema _________.lâmpadas/ vermelha/ verde/ azul/ CMYK/ tintas/ ciano/ magenta/ amarelo/ RGB
tintas/ vermelha/ amarela/ azul/ CMYK/ lâmpadas/ ciano/ magenta/ amarelo/ RGB
lâmpadas/ vermelha/ verde/ azul/ RGB/ tintas/ ciano/ magenta/ amarelo/ CMYK
tintas/ verde/ amarela/ azul/ RGB/ lâmpadas/ azul/ vermelho/ verde/ CMYK
Analise as afirmações abaixo relacionadas à temperatura das cores e suas misturas.
I. As cores quentes normalmente são consideradas excitantes e as cores frias são consideradas calmantes. II. Preto, branco, marrom e cinza são cores neutras. III. A mistura entre as cores vermelha e amarela resultam na cor magenta. IV. A cor roxa é uma mistura entre o rosa, que é uma cor quente, e o azul, que é uma cor fria. Por isso, a temperatura dessa cor varia do quente para o frio, dependendo da quantia de rosa ou de azul que for adicionada na mistura. V. A cor laranja sempre será quente, enquanto a cor verde sempre será fria. É correto o que se afirma emI, II e V, apenas.
II e V, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
O trabalho com as linguagens plásticas exige a organização, por parte do professor, de
momentos de desenho, pintura, modelagem, que não sejam apenas organizados e dirigidos pelos adultos.
locais de acesso a produções artísticas em situações e momentos planejados, não os disponibilizando nos diferentes momentos do dia.
rodas de apreciação das grandes obras de arte da humanidade, desde os povos pré-históricos.
momentos de desenho, pintura, modelagem que sejam organizados e dirigidos pelos adultos.
materiais caros e especializados, que serão manuseados pelos adultos junto às crianças que olham e observam.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...