Questões de Artes da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

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Na segunda metade do século XX, o ensino de arte, inspirado nas concepções artísticas em voga, valorizava o desenho geométrico. Nessa época,

  • A. os professores enfatizavam um saber construir que se reduzia aos aspectos técnicos e ao uso de materiais diversificados.
  • B. a aula baseava-se na realização de exercícios, com a reprodução de modelos propostos pelo professor e fixados pela repetição.
  • C. muitos professores valorizavam as atividades propostas nos livros didáticos.
  • D. a relação entre o professor e o aluno dava-se através do fazer, da criação livre, do reconhecimento do que era feito e da observação do que era produzido.

A concepção de ensino segundo a qual ensinar arte é desenvolver a livre expressão e a criatividade foi muito marcante. Nota-se que essa concepção ainda hoje é adotada quando se constata que

  • A. o professor supervaloriza o produto estético
  • B. a finalidade das aulas é exercitar o gosto do aluno.
  • C. o objetivo do ensino é desenvolver habilidades motoras no aluno.
  • D. as atividades são realizadas sem qualquer intervenção do professor.

A inclusão da Educação Artística na estrutura curricular do ensino fundamental e do ensino médio permitiu a abordagem das quatro linguagens artísticas em sala de aula: artes plásticas, teatro, dança e música. Isso teve como conseqüência o (a)

  • A. realização de qualquer atividade nas aulas de Educação Artística.
  • B. impressão de se estar trabalhando em todas as áreas, como se houvesse polivalência, pelo fato de se lidar com várias técnicas ligadas às linguagens artísticas.
  • C. fato de os professores passarem a desenvolver atividades isoladas, valorizando o fazer expressivo, por meio de temas ou de técnicas artísticas.
  • D. restrição do trabalho do professor ao ensino de técnicas com base em conteúdos teóricos acerca da linguagem a ser considerada.

A chamada "proposta triangular", difundida e orientada por Ana Mae Barbosa, é uma das mais importantes contribuições para o ensino de arte na atualidade. Tal proposta

  • A. relaciona o conhecimento da arte e da prática com os meios artísticos.
  • B. indica a contextualização da obra, do ponto de vista artístico.
  • C. permite o acesso dos alunos a uma produção elitizada.
  • D. implica compreender o que se faz.

O fazer artístico, a análise de obras artísticas e a história da arte são os três componentes da proposta triangular, que se inter-relacionam. Sobre esses componentes, pode-se afirmar que o (a)

  • A. fazer artístico é o aspecto mais valorizado.
  • B. análise da obra diz respeito à leitura estética da obra.
  • C. fazer contextualizado é a produção na forma de uma linguagem artística.
  • D. história da arte tem como objetivo identificar o artista, sua época e seu estilo.

Na época da colonização, os jesuítas foram os grandes propagadores dos estilos arquitetônicos europeus. Agindo como professores, ensinaram técnicas e estilos. Alguns estilos sofreram adaptações regionais, tanto no Norte quanto na região leste do Brasil, como, por exemplo, o estilo barroco

  • A. lusitano e o barroco alemão.
  • B. tardio e o barroco do Convento dos Mercedários.
  • C. mineiro e o barroco tardio.
  • D. manuelino e o barroco de Antonio Landi.

Na Idade Média, o teatro, mesmo contribuindo para a catequização, foi expulso de dentro das igrejas e foi para as ruas, praças e estradas. Nesse período, surge o embrião de uma prática teatral que florescerá plenamente no Renascimento, mais especificamente na Itália, e que, ainda hoje, é considerada a grande manifestação da competência do teatro popular, pela destreza corporal de seus intérpretes e por seu domínio improvisacional. Esse fenômeno teatral é conhecido como

  • A. triunfos.
  • B. cortejos.
  • C. teatro de rua.
  • D. commedia dell'arte.

Por muitos séculos, o texto dramático foi o principal indutor da construção teatral. Na contemporaneidade, outros elementos da linguagem são utilizados para construir a cena: uma imagem, um som, uma história de vida, um fato do cotidiano, um gesto etc. A arte da escrita verbal para o teatro chama-se

  • A. escritura.
  • B. dramaturgia.
  • C. cenologia.
  • D. teatrologia.

A máscara é um elemento utilizado em cena desde a origem dos rituais, do teatro e da dança. Muitas manifestações cênicas brasileiras utilizam-se das máscaras, como é o caso do carnaval. No Pará, as máscaras também se fazem presentes. As manifestações cênicas paraenses que fazem uso de máscaras em suas cenas são:

  • A. o Círio de Nazaré de Belém e a Marujada de Bragança.
  • B. a Marujada de Bragança e o Teatro de Pássaros de Belém.
  • C. o Teatro de Pássaros de Belém e a Marujada de Quatipuru.
  • D. a Marujada de Quatipuru e o Boi Tinga de São Caetano de Odivelas.

Benedito Nunes, em seu livro Introdução à filosofia da arte 1989), discutindo o Belo e a Arte, aponta três princípios adotados pela filosofia da Antiguidade clássica, que hoje ainda nos servem de parâmetros para definir a natureza da Arte:

  • A. a forma, o conteúdo e a cor.
  • B. a estética, a moral e o espiritual.
  • C. a imitação, o estético e o moral.
  • D. o conteúdo, a moral e a ética.
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