Lista completa de Questões de Artes da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na segunda metade do século XX, o ensino de arte, inspirado nas concepções artísticas em voga, valorizava o desenho geométrico. Nessa época,
A concepção de ensino segundo a qual ensinar arte é desenvolver a livre expressão e a criatividade foi muito marcante. Nota-se que essa concepção ainda hoje é adotada quando se constata que
A inclusão da Educação Artística na estrutura curricular do ensino fundamental e do ensino médio permitiu a abordagem das quatro linguagens artísticas em sala de aula: artes plásticas, teatro, dança e música. Isso teve como conseqüência o (a)
A chamada "proposta triangular", difundida e orientada por Ana Mae Barbosa, é uma das mais importantes contribuições para o ensino de arte na atualidade. Tal proposta
O fazer artístico, a análise de obras artísticas e a história da arte são os três componentes da proposta triangular, que se inter-relacionam. Sobre esses componentes, pode-se afirmar que o (a)
Na época da colonização, os jesuítas foram os grandes propagadores dos estilos arquitetônicos europeus. Agindo como professores, ensinaram técnicas e estilos. Alguns estilos sofreram adaptações regionais, tanto no Norte quanto na região leste do Brasil, como, por exemplo, o estilo barroco
Artes - História das Artes Cênicas - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Na Idade Média, o teatro, mesmo contribuindo para a catequização, foi expulso de dentro das igrejas e foi para as ruas, praças e estradas. Nesse período, surge o embrião de uma prática teatral que florescerá plenamente no Renascimento, mais especificamente na Itália, e que, ainda hoje, é considerada a grande manifestação da competência do teatro popular, pela destreza corporal de seus intérpretes e por seu domínio improvisacional. Esse fenômeno teatral é conhecido como
Artes - História das Artes Cênicas - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Por muitos séculos, o texto dramático foi o principal indutor da construção teatral. Na contemporaneidade, outros elementos da linguagem são utilizados para construir a cena: uma imagem, um som, uma história de vida, um fato do cotidiano, um gesto etc. A arte da escrita verbal para o teatro chama-se
Artes - História das Artes Cênicas - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
A máscara é um elemento utilizado em cena desde a origem dos rituais, do teatro e da dança. Muitas manifestações cênicas brasileiras utilizam-se das máscaras, como é o caso do carnaval. No Pará, as máscaras também se fazem presentes. As manifestações cênicas paraenses que fazem uso de máscaras em suas cenas são:
Benedito Nunes, em seu livro Introdução à filosofia da arte 1989), discutindo o Belo e a Arte, aponta três princípios adotados pela filosofia da Antiguidade clássica, que hoje ainda nos servem de parâmetros para definir a natureza da Arte:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...