Questões de Artes da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Artes da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Constituição Federal de 1988, nos artigos 215 e 216, estabeleceu que o patrimônio cultural brasileiro é composto de bens de natureza material e imaterial, incluídos os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade brasileira. Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas. São três exemplos da Cultura Imaterial Brasileira:

  • A. As pinturas de paisagem do Maranhão, roda de samba do Rio de Janeiro, cantigas de ninar de Minas Gerais.
  • B. O ofício das baianas de acarajé, a festa do Divino Espirito Santo em Pirenópoles-GO, roda de capoeira.
  • C. O ofício de ator de teatro de rua, o Frevo pernambucano, a Floresta amazônica.
  • D. A Bossa nova, as esculturas de Aleijadinho em Minas Gerais, o tambor de Criola no Maranhão.
  • E. A estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a celebração do natal, a cultura indígena.

A letra da musica Chá de Panela é uma composição de Guinga em homenagem ao compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal.

Considerando a letra da música, o conceito de metodologia de ensino musical é

  • A. Paisagem sonora.
  • B. Canto Orfeônico.
  • C. Dodecafonia.
  • D. Cacofonia.
  • E. Ambientação livre.

Considere a seguinte situação: em uma roda de conversa com os alunos o professor apresenta uma reprodução da obra Noite estrelada, 1889, de Vincent Van Gogh. Ao observar a imagem o aluno A afirma não gostar da pintura, pois não lhe agrada noites frias. O aluno B por sua vez, declara que gosta da pintura, pois nela fica evidente a pincelada expressionista.

A partir dos cinco níveis de desenvolvimento estéticos propostos por Abigail Housem, os alunos A e B se enquadram, respectivamente, em

  • A. emocional e crítico.
  • B. descritivo e crítico.
  • C. interpretativo e historicista.
  • D. narrativo e pictórico.
  • E. narrativo e classificatório.

Considere a situação abaixo.

Um grupo de alunos em deslocamento para uma visita a um museu aborda o professor durante o percurso fazendo perguntas e comentando sobre o percurso em que transitam.

Partindo dos conceitos de Fernando Hernández, tal postura deve ser estimulada por

  • A. ocupar os alunos durante o trajeto a fim de evitar atritos e situações que estimulem o bulling. Favorecendo a possibilidade de novos laços afetivos e sociais.
  • B. reconhecer o trajeto entre escola e museu possibilitando que o aluno consiga retornar de maneira autônoma individualmente ou com seus familiares. Favorecendo a construção da independência e maturidade.
  • C. buscar exemplos na cultura que nos cerca tem a função de aprender a interpretá-los a partir de diferentes pontos de vista e favorecer a tomada de consciência dos aluno sobre si mesmos e sobre o mundo de que fazem parte.
  • D. buscar exemplos na cultura que nos cerca fortalecendo um olhar crítico as diferentes classes sociais que colaboram com a depreciação do patrimônio cultural. Favorecendo, desta maneira, a tomada de consciência da necessidade de novos projetos de trabalho.
  • E. reconhecer as diferenças entre a cultura visual da escola, da rua e do museu com o objetivo de impor uma mudança educativa na postura dos alunos em sala de aula para que melhorem seus conceitos em projetos de trabalho.

Ao enviar um arquivo com sistema de cores RGB para impressão flexográfica ou offset, o resultado final será um produto que no papel possui cores diferentes das vistas na tela do computador, pois

  • A. para impressão em RGB é necessário calibrar o software de edição de imagens com o tinteiro da impressora, procedimento que não pode ser realizado remotamente e depende da ida do arte-finalista até a gráfica.
  • B. a gama de cores alcançada com o RGB, típico do computador, é maior do que o CYMK, sendo que o software da impressora substitui as cores não reconhecidas por uma que ele reconhece como mais próxima.
  • C. o sistema de quadricromia oferece mais opções por usar quatro cores, o que não se alcança com as três do RGB, sendo que o software da impressora substitui as cores não reconhecidas por uma que ele reconhece como mais próxima.
  • D. o sistema RGB, específico para exibição de cores em dispositivos eletrônicos, não permite prever a variação de tonalidades que será obtida com a gramatura e a cor do papel, o que ocorre com o CYMK.
  • E. o sistema RGB é nativo de programas como Adobe Photoshop e Corel Draw, enquanto o CYMK é nativo das impressoras, o que demanda o fechamento do arquivo na própria máquina flexográfica ou offset.

Considere:

1. Diagramação de materiais impressos em formatos de livro, e-books, revistas, folders etc.

2. Criação de imagens, logomarcas, desenhos e outros elementos de design gráfico em imagem vetorial.

3. Edição de códigos para navegação, como linguagem de marcação de hipertexto.

4. Tratamento e edição de imagens, mesmo vetorizadas, resultando em arquivos em formatos de mapas de bits.

A correta associação das ferramentas adequadas para os trabalhos descritos acima é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A cor cujos valores são RGB:255, 255, 255 e CYMK:0, 0, 0,0, em código hexadecimal é representada por

  • A. a3a3a3
  • B. 000000
  • C. aaaaaa
  • D. 555555
  • E. FFFFFF

Considere as seguintes assertivas quanto às fontes:

I. Quando da invenção da imprensa, as fontes em estilo gótico foram contestadas por sua legibilidade e dificuldade de produção dos tipos. Hoje são normalmente usadas em documentos de alta formalidade, como diplomas, logomarcas e mensagens que inspirem tradição e confiança.

II. Os caracteres de estilo românico foram aperfeiçoados por tipógrafos fundidores como Jenson, Didot, Garamond, Elzevir, Plantin e Baskerville, que possuíam profundo senso estético.

III. Os caracteres egípcios foram descobertos por conquistadores franceses das guerras napoleônicas e levados à Europa, onde foram adaptados aos idiomas latinos e anglo-saxões.

IV. As fontes lapidárias, inspiradas nas inscrições fenícias, são usadas quando é necessário o uso de caracteres dotados de desenho com simplicidade e forte grau de visibilidade.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. II e III.

Segundo Jan White (www.janvwhite.org/), um dos mais renomados designers de revistas dos Estados Unidos, a diagramação em três colunas torna a leitura repetitiva, sendo que depois de algumas páginas o leitor passa a atentar apenas para figuras.

Para evitar a monotonia na leitura é indicado

  • A. padronizar a publicação com diversas formas de distribuição do texto, excluindo a opção em três colunas.
  • B. usar o maior número possível de cores nos textos que estão distribuídos em três colunas.
  • C. aplicar recuo para inserção de elementos gráficos, sempre que usar três colunas.
  • D. distribuir as colunas de uma mesma publicação em várias larguras diferentes.
  • E. fixar o trabalho em formato de duas colunas, devido à sua flexibilidade na distribuição de texto e imagens.

Durante o trabalho de criação de um folder, na etapa do briefing o designer é informado sobre

  • A. o conceito a ser transmitido e o público alvo a ser atingido.
  • B. o padrão de cores e a tipologia que devem ser usados.
  • C. a tiragem e o local de impressão do material.
  • D. os melhores formatos e tipos de papel que serão usados.
  • E. os temas e o formato que deverão ser usados na produção textual.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...