Lista completa de Questões de Artes da Fundação Euclides da Cunha (FEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Possibilitar e orientar o desenvolvimento estético de crianças e jovens, objetivando o crescimento de seu poder de percepção, criação e compreensão das diferentes linguagens artísticas, requer que o professor de arte:
I - saiba organizar e graduar os conteúdos tanto no sentido do fazer quanto no do apreciar a arte;
II - leve em conta e fique atento às características da faixa etária, aos interesses e aos saberes dos alunos;
III - tome como modelo para seus alunos os padrões estéticos da arte erudita;
IV - preocupe-se em tornar a arte sempre presente na sala de aula.
Pode-se dizer que está correto o que se afirma:
no item III;
nos itens I e IV;
nos itens I, II e III;
nos itens I, II e IV;
nos itens II, III e IV.
Durante certo período do século XX, o currículo escolar de arte no Brasil compunha-se, em geral, das seguintes matérias: Desenho, Música, Canto Orfeônico e Trabalhos Manuais. Esta tendência do ensino escolar de arte caracterizava-se por:
permitir a livre expressão dos alunos;
preparar os alunos para a compreensão crítica da arte;
transmitir conteúdos desvinculados da realidade social e das diferenças individuais;
enfatizar o conhecimento da arte tanto no aspecto teórico quanto no histórico;
estimular a criatividade e o pensamento divergente.
Leia o texto abaixo. "Estava muito preocupado em liberar a criança através do desenho, da pintura. Comecei a ver que o problema não era esse, era um problema muito maior, era ver a criança no seu aspecto global, a criança e a relação professor-aluno, a observação do comportamento delas, o estímulo e os meios para que elas pudessem, através das atividades, terem um comportamento mais criativo, mais harmonioso. (...) Deveríamos ter um comportamento aberto, livre com a criança; uma relação em que a comunicação existisse através do fazer e não do que pudéssemos dar como tarefa ou como ensinamento(...)." (Augusto Rodrigues). Este texto traduz uma concepção e ensino de arte que caracteriza:
o movimento "Escolinha de Arte";
as escolas profissionais de arte;
a pedagogia artística tradicional;
os Parâmetros Curriculares Nacionais;
a Metodologia Triangular.
Em relação à arte, no ensino fundamental, a atual legislação educacional brasileira:
considera a arte uma atividade não obrigatória que poderá ser explorada segundo as tendências e interesses de cada unidade escolar;
reconhece a importância da arte na formação e no desenvolvimento de crianças e jovens e a inclui no currículo como componente obrigatório;
propõe a adoção de uma metodologia fundamentada nos princípios da livre expressão e da não diretividade;
enfatiza os aspectos utilitários da arte com vistas à preparação técnica de indivíduos para o mercado de trabalho;
estimula a existência do professor polivalente em arte como uma forma de valorizar a integração das diferentes linguagens artísticas.
Leia o texto abaixo. "A arte é um conhecimento que permite a aproximação entre os indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as culturas, expressas nos produtos artísticos e concepções estéticas, em um plano diferenciado da informação discursiva. Ao observar uma dança indígena, um estudante morador da cidade estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E vice-versa".(Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte - 5ª a 8ª séries). De acordo com o texto, as aulas de arte proporcionam:
a substituição de aulas expositivas por meios audiovisuais de informação;
a reprodução de valores culturais da comunidade escolar, estimulando a sua produção artística;
a valorização da cultura das minorias em detrimento da cultura artística dominante;
a simplificação de conteúdos de outras áreas de conhecimento;
a interação entre o fazer artístico dos alunos e a arte produzida em todos os tempos e lugares.
Na segunda década do século XX, dois artistas desempenharam no Brasil um papel precursor do que viria a ser a estética modernista celebrada na Semana de Arte Moderna. São eles:
Tarsila Amaral e Alfredo Volpi;
Anita Malfatti e Lasar Segall;
Alfredo Volpi e Lasar Segal;
Anita Malfatti e Cândido Portinari;
Tarsila Amaral e Cândido Portinari.
Hélio Oiticica, Caetano Veloso e José Celso Martinez Correa têm em comum nas suas produções artísticas, na década de 60, o fato de terem participado do:
concretismo;
modernismo;
tropicalismo;
neoconcretismo;
hiper-realismo.
Tomando a representação do espaço tridimensional como critério de comparação entre a pintura medieval e a pintura renascentista, pode-se afirmar que esta representação:
obedece às leis geométricas de construção na pintura medieval;
não é um problema para esses dois períodos da história da arte;
tem seu auge com o emprego da perspectiva na pintura medieval;
caminha do naturalismo medieval para o expressionismo no Renascimento;
começou a ser realizada matematicamente pelos artistas italianos.
Em relação ao cinema e à fotografia pode-se afirmar que:
I - compartilham a característica de serem mediações tecnológicas que produzem uma representação da realidade;
II - podem revelar aspectos da realidade para os quais o olho humano não está capacitado a apreender;
III - tanto influenciam como são influenciados pelas outras linguagens artísticas, como a pintura e o teatro;
IV - não podem ser considerados como formas de arte por pertencerem à indústria cultural.
Pode-se dizer que está correto o que se afirma nos itens:
I, II e III;
I, III e IV;
II, III e IV;
III e IV;
I e II.
No período denominado pré-histórico são encontrados desenhos, pinturas e relevos realizados em rochas: a chamada arte rupestre. Quanto a este tipo de manifestação artística, pode-se afirmar que:
tem o mesmo significado que o grafismo infantil;
é praticada pelas populações indígenas brasileiras atuais;
é naturalista, com predomínio da representação de vegetais;
está presente em extensas áreas do Brasil;
é inexistente o elemento visual cor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...