Questões de Artes da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Lista completa de Questões de Artes da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando os aspectos formais da arte e do artesanato, a marca contínua ou com aparência contínua que define as figuras e as formas recebe o nome de:

  • A. Linha.
  • B. Ponto.
  • C. Volume.
  • D. Superfície.
  • E. Sombra.

Os produtos artesanais são classificados conforme o seu uso.

Os objetos produzidos para embelezar ambientes são classificados como:

  • A. Utilitários.
  • B. Religiosos.
  • C. Acessórios.
  • D. Educativos.
  • E. Decorativos.

É considerada matéria-prima de origem animal:

  • A. Casca.
  • B. Couro.
  • C. Argila.
  • D. Pedra.
  • E. Madeira.

A técnica artesanal do fuxico utiliza:

  • A. Lã, meia e linha.
  • B. Escamas, cola e suporte.
  • C. Tecido colorido, agulha e linha.
  • D. Tecido, cola e suporte de madeira.
  • E. Linha, bilro e alfinetes.

A cestaria em Santa Catarina é uma atividade artesanal de origem:

  • A. Inglesa.
  • B. Indígena.
  • C. Ucraniana.
  • D. Açoriana.
  • E. Alemã.

E específico das Artes Visuais desenvolver a visualidade, a educação do olhar no ensino das artes. Desta forma, a leitura tem sido uma prática amplamente difundida entre os professores de artes visuais.

Considerando que ler é atribuir significado, uma leitura se torna significativa quando:

  • A.

    percebemos as características formais e topológicas do objeto de leitura.

  • B.

    conseguimos obter todas as informações do objeto de leitura.

  • C.

    consideramos o contexto gráfico e pictórico do objeto de leitura.

  • D.

    identificamos as intenções do autor no objeto de leitura.

  • E.

    estabelecemos relações entre nossas experiências de leitor e o objeto de leitura.

Muitas pesquisas em ensino de Artes Visuais foram publicadas no Brasil, sendo referências para Propostas de Arte na Educação Escolar.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3 – 4 – 5

  • B.

    1 – 2 – 3 – 5 – 4

  • C.

    1 – 4 – 2 – 3 – 5

  • D.

    2 – 5 – 3 – 4 – 1

  • E.

    4 – 5 – 1 – 2 – 3

“Quando se expõem alunos a obras de arte no original essas obras desafiam seu poder de observação e oferecem conhecimento que habilita os estudantes para esforços criativos posteriores” (Ott, 1988).

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3 – 5 – 4

  • B.

    2 – 5 – 3 – 4 – 1

  • C.

    4 – 5 – 1 – 2 – 3

  • D.

    4 – 2 – 1 – 5 – 3

  • E.

    5 – 2 – 1 – 3 – 4

Identifique os atendimentos, em educação especial, direcionados aos educandos da rede regular de ensino, que têm caráter de apoio, complemento ou suplemento:

1. Turma Bilíngue – LIBRAS/Português para educandos com deficiência mental.

2. Oficinas de Arte Cênicas, visual e musical .

3. Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE).

 4. Oficinas de esportes.

5. Serviço de Atendimento Especializado (SAESP).

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

Com relação às tendências pedagógicas do ensino de Arte, assinale a alternativa onde são indicadas algumas características da Pedagogia Tecnicista.

  • A.

    História da arte e apreciação artística evidenciada.

  • B.

    Leitura estético-crítica de imagens e técnicas artísticas.

  • C.

    Produção artística reduzida aos aspectos técnicos e uso do material.

  • D.

    Contextualização histórico-crítica dos conteúdos.

  • E. Experiência artística e estética com liberdade de expressão.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...