Questões de Artes da FJG

Lista completa de Questões de Artes da FJG para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Brincadeira, experimentação e vivência são as relações da criança com o desenho que muitas vezes, são indecifráveis. Esses desenhos correspondem a:

  • A.

    desenvolvimento de habilidades manuais

  • B.

    gestos com a finalidade de expor seus pensamentos

  • C.

    dinamismo e flexibilidade desconectados do universo interno

  • D.

    atividade intensa do imaginário, numa conjunção de olho, mão e cérebro

Ao se observarem quadros modernos, tem-se a certeza de que os artistas possuem conhecimentos suficientes para desenhar "corretamente", embora possam ser encontradas falhas na exatidão da figura. O artista teria suas razões de fazer mudanças naquilo que viu. Para condenar o seu trabalho, é preciso ter o entendimento de suas reais intenções.

Observe esses dois trabalhos de Pablo Picasso.

 

Ao pintar o Galo Novo, Picasso pensou em:

  • A.

    buscar uma nova forma de representação

  • B.

    fazer a figura além de uma mera reprodução da aparência física

  • C.

    criar com rapidez, sem levar dias, meses ou até anos para ficar igual ao real

  • D.

    organizar o plano com traços rápidos e compor o fundo com manchas de forma irreal

Além de ter criado a ilusão de profundidade numa superfície lisa, Giotto di Bondone tem grande importância pelo método utilizado, que se caracteriza por:

  • A.

    exposição de inexpressivas figuras, sem posicionamentos estratégicos

  • B.

    colocação de sombreados fortes, criando uma massa de volume dramática

  • C.

    apresentação das figuras que representavam uma cena como num palco

  • D.

    substituição da escrita pela imagem

A Igreja Católica descobriu, no final do século XVII e no século XVIII, que a arte poderia servir para persuadir e converter. Convocaram-se artistas para grandiosas construções. Nesse período, os arquitetos usavam:

  • A.

    pilares e ornamentações baseados em relações matemáticas pré-estabelecidas

  • B.

    abóbadas trabalhadas com traçados de nervuras, com delgados pilares

  • C.

    colunas e frontões gregos e internamente um salão retangular

  • D.

    curvas e espirais, com excesso de ornamentação e movimento

Podemos identificar na Ilha de Marajó, cinco fases arqueológicas. A quarta fase é a "marajoara" cuja produção de cerâmica apresenta vasos com interessantes criações, que servem para:

  • A.

    uso doméstico, sendo feitos de forma simples, e funerário, com decoração mais elaborada

  • B.

    ornamentação, apresentando desenhos de figuras humanas na parte superior

  • C.

    preparo de alimentos, com trabalhos de incisão formando desenhos

  • D.

    rituais funerários, com simples decoração em alto relevo

Os trabalhos abaixo são obras de alguns "artistas primitivos".

O movimento modernista tornou possível o reconhecimento desses artistas, que possuem como características:

  • A.

    utilização de material sofisticado e execução de forma simples

  • B.

    valorização de aspectos da localidade e aprofundamento de estudos

  • C.

    criação de recursos e técnicas próprias e, na maioria dos casos, autodidatismo

  • D.

    perpetuação do trabalho através de gerações e aplicação de técnicas elaboradas

Observe o quadro abaixo:

Trata-se da "A carroça de feno" pintada em 1821, por John Constable, pintor naturalista.

A preferência por paisagens, comum entre naturalistas, deveu-se, principalmente, a:

  • A.

    revolução industrial que destruiu a tradição dos objetos feitos a mão

  • B.

    construção de prédios civis porque a igreja católica estava bem difundida

  • C.

    transformação do estudo nas academias porque difundiram o gosto pela paisagem

  • D.

    imposição do mercado, devido ao movimento da Reforma, que lutou contra as imagens

Lúcio Costa, chefe da equipe do projeto de construção da sede do Ministério de Educação e Saúde, convidou Le Corbusier a dar um parecer sobre o projeto. Essa contribuição acabou influenciando a arquitetura do edifício, também conhecido por Palácio Capanema.

A importância do trabalho de Le Corbusier está relacionada à:

  • A.

    concepção do espaço contínuo que interliga a arquitetura com que a circunda

  • B.

    eliminação de qualquer "retórica" da construção, quer seja tradicional ou moderna

  • C.

    revolução contra uma cultura envelhecida, imunizando qualquer corrupção e impureza

  • D.

    negativa da existência de uma relação entre a arte e a história, sem carregar o peso dos longos anos de arte

Lúcio Fontana modela grandes esferas e as fragmenta. Ao pintar, espalha tinta na tela e dá cortes na superfície. Esses gestos significam:

  • A.

    fortalecimento de uma forma artística

  • B.

    relação do espaço da ciência com o senso comum

  • C.

    destruição da simulação espacial própria à escultura e pintura

  • D.

    retomada dos aspectos já realizados no início do modernismo

"Combine-paintings" é o nome dado por um artista para as suas pinturas, em que são reutilizados materiais, numa combinação de objetos reais, como cadeiras, pneus de carro, animais empalhados, fotografias, reproduções de obras de arte e muitas outras coisas. É, sem dúvida, uma provocação para uma sociedade que só conhece o presente e despreza o passado. O artista que desenvolve esse tipo de trabalho é:

  • A.

    Victor Vasarely

  • B.

    Kenneth Noland

  • C.

    Georges Mathieu

  • D.

    Robert Rauchenberg

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...