Questões de Artes da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Artes da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Rizzi (in: BARBOSA et al., 2003), dos anos 1990 em diante, temos aqui no Brasil, sistematizada por Ana Mae Barbosa, uma concepção de conhecimento em artes denominada:

  • A. Proposta Triangular do Ensino da Arte.
  • B. Socialização do Ensino Artístico.
  • C. Proposta Pedagógica Artística.
  • D. Proposta de Ensino Tecnicista.
  • E. Proposta de Expressão Criativa.

De acordo com Richter (in: BARBOSA et al., 2003) acerca do movimento de reflexão da cultura, a diversidade tem sido trabalhada não só dentro da perspectiva do “multiculturalismo” como também através da denominação de _____________, termo que, na opinião da autora, parece mais adequado, pois implica em uma inter-relação de reciprocidade entre culturas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A. interculturalidade
  • B. transversalidade
  • C. transdisciplinaridade
  • D. pluralidade cultural
  • E. interdisciplinaridade

Ferraz e Fusari (1992) sintetizam caraterísticas das abordagens metodológicas de acordo com a nomenclatura do ensino da arte, usada entre as décadas 1970 e 1990. Analise as afirmações abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.

( ) A Educação através da Arte vem se caracterizando pelo posicionamento idealista, direcionado para uma relação subjetiva com o mundo.

( ) A Educação Artística preocupa-se com a expressividade individual, com técnicas, insuficiente no aprofundamento do conhecimento da Arte, de sua história e das linguagens artísticas propriamente ditas.

( ) A Arte-Educação apresenta-se como um movimento em busca de novas metodologias de ensino e aprendizagem de Arte nas escolas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – F.
  • B. V – F – F.
  • C. V – V – V.
  • D. F – V – V.
  • E. F – F – F.

Ferraz e Fusari (1992) abordam uma concepção de Arte na educação escolar, com mobilidade de conceitos, que auxiliam na fundamentação de uma proposta de ensino aprendizagem, artísticos, estéticos, quais sejam:

  • A. Fazer – simbolizar – comunicar.
  • B. Fazer – representar – exprimir.
  • C. Apreciar – contextualizar – interpretar.
  • D. Apreciar – representar – exprimir.
  • E. Simbolizar – inventar – contextualizar.

Segundo Argan (1992), a corrente Surrealista, produto de uma mentalidade própria da época, teve o “Manifesto” intitulado Le Surréalisme et la peinture publicado em 1928 por:

  • A. Kurt Schwitters.
  • B. Max Ernest.
  • C. Marcel Duchamp.
  • D. André Breton.
  • E. Francis Picabia.

Segundo Pillar (1996), a modalidade de situação de Desenho Espontâneo trata-se de uma atividade não dirigida onde o sujeito é quem determina o que vai realizar graficamente, de acordo com interesses e preocupações próprios. Analise as afirmações abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.

( ) O Desenho Espontâneo propicia conhecer o universo simbólico, temático e conceitual da criança.

( ) O Desenho Espontâneo consiste em o experimentador pedir à criança que desenhe alguns objetos ou certas cenas.

( ) Essa modalidade de situação de desenho é amplamente utilizada na Psicologia para conhecer a vida afetiva, a psicomotricidade, a inteligência e a personalidade da criança.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – F.
  • B. V – F – V.
  • C. V – V – V.
  • D. F – V – F.
  • E. F – F – F.

Acerca das leituras do desenho da criança, Pillar (1996) destaca dois autores, Luquet e Gardner, que abordaram os estágios de desenho e denominaram o primeiro contato da criança com o desenho de formas distintas, quais sejam:

  • A. Desenho livre e desenho involuntário.
  • B. Desenho voluntário e atividade motora não simbólica.
  • C. Desenho involuntário e atividade motora não simbólica.
  • D. Desenho espontâneo e desenho gráfico.
  • E. Desenho gráfico e atividade simbólica.

Da mistura de cores primárias, segundo Newton (amarelo, azul e vermelho), surgem as secundárias e destas as terciárias que complementares entre si são

  • A.

    Azul Turquesa e Verde Limão, Abóbora e Púrpura, Amarelo Ouro e Azul.

  • B.

    Azul Turquesa e Púrpura, Abóbora e Verde Limão, Amarelo e Azul Anil.

  • C.

    Azul Turquesa e Púrpura, Abóbora e Amarelo Ouro, Verde e Azul Anil.

  • D.

    Azul Turquesa e Abóbora, Verde Limão e Púrpura, Amarelo Ouro e Azul Anil.

  • E.

    Azul Turquesa e Amarelo Ouro, Verde Limão e Púrpura, Abóbora e Azul Anil.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...