Lista completa de Questões de Artes da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com Rizzi (in: BARBOSA et al., 2003), dos anos 1990 em diante, temos aqui no Brasil, sistematizada por Ana Mae Barbosa, uma concepção de conhecimento em artes denominada:
De acordo com Richter (in: BARBOSA et al., 2003) acerca do movimento de reflexão da cultura, a diversidade tem sido trabalhada não só dentro da perspectiva do multiculturalismo como também através da denominação de _____________, termo que, na opinião da autora, parece mais adequado, pois implica em uma inter-relação de reciprocidade entre culturas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Ferraz e Fusari (1992) sintetizam caraterísticas das abordagens metodológicas de acordo com a nomenclatura do ensino da arte, usada entre as décadas 1970 e 1990. Analise as afirmações abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
( ) A Educação através da Arte vem se caracterizando pelo posicionamento idealista, direcionado para uma relação subjetiva com o mundo.
( ) A Educação Artística preocupa-se com a expressividade individual, com técnicas, insuficiente no aprofundamento do conhecimento da Arte, de sua história e das linguagens artísticas propriamente ditas.
( ) A Arte-Educação apresenta-se como um movimento em busca de novas metodologias de ensino e aprendizagem de Arte nas escolas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Ferraz e Fusari (1992) abordam uma concepção de Arte na educação escolar, com mobilidade de conceitos, que auxiliam na fundamentação de uma proposta de ensino aprendizagem, artísticos, estéticos, quais sejam:
Segundo Argan (1992), a corrente Surrealista, produto de uma mentalidade própria da época, teve o Manifesto intitulado Le Surréalisme et la peinture publicado em 1928 por:
Segundo Pillar (1996), a modalidade de situação de Desenho Espontâneo trata-se de uma atividade não dirigida onde o sujeito é quem determina o que vai realizar graficamente, de acordo com interesses e preocupações próprios. Analise as afirmações abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
( ) O Desenho Espontâneo propicia conhecer o universo simbólico, temático e conceitual da criança.
( ) O Desenho Espontâneo consiste em o experimentador pedir à criança que desenhe alguns objetos ou certas cenas.
( ) Essa modalidade de situação de desenho é amplamente utilizada na Psicologia para conhecer a vida afetiva, a psicomotricidade, a inteligência e a personalidade da criança.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Acerca das leituras do desenho da criança, Pillar (1996) destaca dois autores, Luquet e Gardner, que abordaram os estágios de desenho e denominaram o primeiro contato da criança com o desenho de formas distintas, quais sejam:
Da mistura de cores primárias, segundo Newton (amarelo, azul e vermelho), surgem as secundárias e destas as terciárias que complementares entre si são
Azul Turquesa e Verde Limão, Abóbora e Púrpura, Amarelo Ouro e Azul.
Azul Turquesa e Púrpura, Abóbora e Verde Limão, Amarelo e Azul Anil.
Azul Turquesa e Púrpura, Abóbora e Amarelo Ouro, Verde e Azul Anil.
Azul Turquesa e Abóbora, Verde Limão e Púrpura, Amarelo Ouro e Azul Anil.
Azul Turquesa e Amarelo Ouro, Verde Limão e Púrpura, Abóbora e Azul Anil.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...